ERRO: Relação "estados" não existe. Position: 13

Alguém poderia me ajudar com esse erro, por não fazer a conexão com o Banco de dados?

private void jButton3SalvarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
try {
PreparedStatement pst = conecta.conn.prepareStatement(“insert into estados(nome_estado, uf_estado)values(?, ?)”);//passagem do sql para inserção de dados
pst.setString(1, jTextField2Nome.getText());//passagem de parametros
pst.setString(2, jTextField3UF.getText());
pst.executeUpdate();//executa a inserção
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, “Salvo com sucesso”);
} catch (SQLException ex) {
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, ex);
}
}

Sempre que postar algum código, poste como “código” usando a opção </> do editor.
Oq vc quis dizer com “por não fazer a conexão com o Banco de dados?”?

Se o erro é “Relação “estados” não existe.” vc tem uma conexão, pois quem responde isso é o próprio banco.
O erro não menciona conexão. Diz q a tabela não existe.

Mas criei a tabela no pgAdmin III com o mesmo nome da tabela, alem de ter os mesmos nomes da coluna.

post a ddl da tabela estados

Cara, ai já não sei, mas eu não duvido da mensagem do banco. É fato que no local onde vc conectou não existe esta tabela.

Desculpe, mas onde acho a dll?

No pgadmin basta clicar na tabela e ao lado “SQL pane” vais mostrar a ddl.
Faça o que o @Rodrigo_Void disse tambem, verifique se voce esta conectado no banco certo!

CREATE TABLE “Restaurante”.estados
(
id_estado serial NOT NULL,
nome_estado character varying(50),
uf_estado character varying(2),
CONSTRAINT pk_estado PRIMARY KEY (id_estado)
)
WITH (
OIDS=FALSE
);
ALTER TABLE “Restaurante”.estados
OWNER TO postgres;

try {
PreparedStatement pst = conecta.conn.prepareStatement(“insert into estados(nome_estado, uf_estado)values(?, ?)”);//passagem do sql para inserção de dados
pst.setString(1, jTextField2Nome.getText());//passagem de parametros
pst.setString(2, jTextField3UF.getText());
pst.executeUpdate();//executa a inserção
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, “Salvo com sucesso”);
} catch (SQLException ex) {
JOptionPane.showMessageDialog(rootPane, ex);
}

Fiz a conexão toda, mas nao deu em nada

Voce tem um schema ‘Restaurante’ definido na tabela estados, entao na hora de voce fazer o insert voce tbm tem que passar ele se nao ele vai entender que é pra usar o schema padrao, no caso o ‘public’.
Seu sql tem que ser usado assim:

insert into Restaurante.estados (nome_estado, uf_estado) values (?, ?)

vc precisa definir o esquema ou na frente do nome da tabela ou tbm pode pra conexão toda.

Deu o mesmo erro com Restaurante.estados. Como renomear o nome da tabela dentro do banco pra eu deixar somente estados?

Vc deve estar conectando em outro lugar. Primeiramente GARANTA que estás conectando no local onde a tabela existe.
Manda o código q vc ta usando pra conectar.
E posta tbm algum print da estrutura completa do banco onde pega o nome DO BANCO e das tabelas.