arthuroaraujo:
Bom dia
Estou quase entendendo eles… Mas quero tirar uma duvida.
quando vc configura um setter pra uma variavel private o set altera o valor dela correto? E o get vai retornar o valor.
Entao por que nao se pode alterar o valor da variavel diretamente? Sendo que ela vai ser alterada de qualquer forma?
Bom se eu tiver errado me corrijam tbm…
Abçs a todos
Você entende de orientação a objetos? Pelo que vejo, está tentando.
Pense no seguinte, quando você quer saber o nome de um outro objeto pessoa, como você faz? Você vai e pega diretamente o nome desta pessoa ou pergunta?
Quando você vai dirigir, simplesmente pega e muda o atributo estadoDoMotor de “desligado” para “ligado” ou você dispara a ação ligarMotor?
Ahn?
Os objetos, no mundo real, não acessam diretamente as propriedades dos outros, mesmo que não haja nenhum controle sobre estes atributos. É comum o uso de métodos, mesmo que não tenhamos nem noção de qual é este método e quando é chamado.
A UML dá uma noção bem legal quanto a isso, no conjunto diagrama de classes e diagrama de sequência. No diagrama de classes você tem os métodos e no diagrama de sequência a ordem em que as mensagens (sim, mensagem é o termo utilizado para designar a interação entre um objeto e outro) são enviadas e recebidas.