Escolha de graduação

Olá pessoal, sou cadastrado no GUJ ha algum tempo já, mas parei de estudar Java, por isso não usei muito, agora porém estou voltando a estudar Java, mas a dúvida que vim apresentar hoje não está relacionada a programação, mas, sim, ao curso de graduação que vou escolher. Seguinte, tenho 18 anos, estou no terceiro ano do ensino medio, estudo a noite e de dia faço estágio em desenvolvimento de sistemas ERP com uma linguagem bem especifica, mas isso não vem ao caso, o que acontece é que estou com uma dúvida muito grande entre qual curso iniciar ano que vem: engenharia de computação ou sistemas de informação, assim… minha ambição para o futuro, é continuar na área que estou, mas como analista de sistemas, analista programador, etc… gosto muito de desenvolvimento de sistemas, de matemática também, gosto de criar meus próprios sistemas (atualmente estou tentando fazer um em Java) porque no trabalho sou condicionado a fazer apenas coisas bem específicas (o que eu também gosto de fazer, claro), bem… o fato é que, não sei qual critério usar para fazer uma escolha entre os dois cursos, tipo, porque fazer um e não outro, eles são mesmo tão diferentes? gostaria da opinião de pessoas experientes que fazem parte do GUJ, talvez de pessoas ja formadas, partindo do meu perfil e do que pretendo fazer no futuro (Analista de Sistemas), qual curso seria melhor, apesar de ouvir muita gente dizer que para Analista de Sistemas é melhor fazer sistemas mesmo, eu não sei se o curso de sistemas vai me aprofundar tanto na informática o quanto eu quero, tipo, eu quero estudar algoritmos nos mínimos detalhes, inclusive inteligência artificial o que supostamente eu faria em engenharia, mas, em engenharia ja ouvi dizer que tem muita eletrônica (área que definitivamente não me interessa), enfim, quem puder me ajudar com uma opinião de experiente, fico muito agradecido.

Boa noite meu caro, na verdade o curso que vc vai escolher pouco importa, porque a faculdade não vai te ensinar nada, quero dizer vai ensinar algumas coisas basicas bem basicas e chatas, porque o que queremos e por a mão na massa e isso raramente acontece,
estou me formando em ciência da computação, aprendi alguns calculos, matematica pra porr@#$, e outras coisas inuteis, mas precisei para passar de semestre, não estou te desistimulando, apenas abrindo seus olhos, a faculdade não vai te tornar o cara de TI que vc imagina, passei por isso e e frustante, então continue com seus projetos, estude pra tirar certificações e tenha paciencia nos proximos 4 anos, tive otimos professores, bons amigos, e algumas aulas fantasticas, mas aprendi mesmo foi em cursos extras e livros de TI.
A proposito, ciencia da computação e apenas teoria e calculos, sistemas da informação e mais interessante e tem mais praticas, e analise de sistemas e bacana para nos que somos programadores, e tem alguns tecnologos bem interessantes.
E apenas minha opiniao, posso estar errado, mas a facu pra mim apenas ajudou nos estagios e carteira de estudante, desconto em cinema, bares etc…
Antes de comecar o curso pergunte pra quem faz, e ai vc tera sua respostas…
Boa sorte na escolha…

Se a sua intenção é trabalhar somente com desenvolvimento de software não faça engenhria, pense duas vezes antes de fazer ciencia da comp e corra atras de um curso de sistemas da informação ou algum curso mais especifico voltado para a área de desenvolvimento.

copiado de algum lugar do passado:

"Se você está em dúvida eu sugiro você pensar um pouco melhor, mas não sobre cursos, mas sim sobre você mesmo. Não é papo de psicólogo não, estou falando deu ma forma bem objetiva mesmo.

Em primeiro lugar, você sabe onde você está se metendo? Você sabe o que é CC? Você sabe o que é SI? Você sabe como essas coisas se relacionam e o que elas tem a ver com matemática?

Estas questões são a base! Quanto mais completo for o seu entendimento sobre essas questões maiores são as chances de você fazer uma boa escolha.

O que é Ciências da Computação?

Para entender esse termo, primeiro você precisa entender outros dois termos: Ciência e Computação.

Ciência é um corpo ( conjunto ) de conhecimentos construído coletivamente através de uma colaboração internacional ( colaboração de pessoas do mundo todo, cientistas ) através do método científico.

A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e através de um algoritmo. Por exemplo, se você me disser a sua altura e o seu peso ( input ) eu posso pegar esses dados, processá-los ( fazer calculos com eles ) e te informar o seu índice de massa corpórea ( output). Esse processo é computação.

Portanto “Ciências da Computação” é o conjunto de conhecimentos adquiridos colaborativamente por pessoas do mundo inteiro sobre como fazer computação.

Antigamente, computação era feita com papel e caneta, hoje em dia não se usa mais essa tática, hoje em dia usamos o computador.

Em 1936, um MATEMÁTICO chamado Alan Turing escreveu um aritgo sobre uma máquina hipotética chamada Máquina de Turing. Repare que não construiu nada de fato, ele apenas DESCREVEU A LÓGICA DE SEU FUNCIONAMENTO.

Basicamente era uma maquina que teria uma memoria e que seria capaz de ler essa memoria e aplicar operações lógicas sobre as informações da memória.

Resumindo um pouco, depois de algum esforço chegou-se a conclusão:

Toda ‘função que seria naturalmente considerada computável’ pode ser computada por uma Máquina de Turing.

A partir daí, um grupo de cientistas passaram a estudar meios de transformar essa máquina hipotética numa maquina concreta e real, para que ela pudesse fazer computação e finalmente livrar a humanidade da dependencia do papel e caneta. ^^ Esses são os Engenheiros de Computação.

Um outro grupo, se dedica a desenvolver algoritmos, que são os programas da maquina de turing. Afinal, a maquina de turing sem algoritmo só fica parada. É inútil. Essas pessoas que dedicam sua vida a descobrirem como criar esses algoritmos são os Cientistas da Computação.

O matemático Alan Turing é conhecido como o pai das Ciências da Compatação.

O estudo de algoritmos é muito complexo e por causa disso deixou de ser um ramo da matemática e se tornou um ramo próprio da Ciência. E como todo ramo da Ciência, por ser muito complexo, ele se divide em vários sub grupos.

Alguns Cientistas da Computação se dedicam a estudar lógica matemática ( a essencia da maquina de turing ), outros estudam como construir estruturas de dados, outros estudam como construir programas para armazenar dados, outros estudam programas que simulam a inteligencia humana, outros estudam segurança e criptografia, e por aí vai… cada uma dessas áreas ainda pode se dividir em outras.

Nos últimos anos, a capacidade de computação do homem aumentou infinitamente. O homem é capaz de computar com o computador coisas que jamais poderia computar sozinho. E isso viabilizou o tratamento de muitas informações permitindo a existencia de organizações ( empresas, governos, etc ) muito maiores do que anteriormente.

Hoje, não existe grande empresa que não dependa de computação feita por computadores.

Posto isso, existe um grupo de pessoas que se dedica exclusivamente para o desenvolvimento de programas que armazenam e processam informações para auxiliar essas organizações. Esta é a área de Sistemas de Informação.

Posto isso, cabe a você dizer o que você gosta, onde quer atuar. Talvez seja em alguma dessas áreas, ou nenhuma."

Ae ODD.
Eu sou formado em Sistemas de Informação. Assim como vc, eu já gostava de programação na escola e já fazia uns programinhas em BASIC (imagino que vc não conheça, mas posso estar enganado :slight_smile: ) . Enfim, esse curso, para mim, fechou todas. Diferente de Ciência da Computação (que “escova mais bits”), ia direto a disciplinas com Java, C#, Análise de Sistemas, Inteligência Artificial, Redes, etc., e, desde o início, conciliando com disciplinas de gestão (Teoria Geral da Administração, Contabilidade, Empreendedorismo, etc.).
Enfim, é meio que um curso de Administração com ênfase em desenvolvimento de sistemas corporativos.
Minha satisfação com o curso foi 100% e hoje tenho uma boa colocação no mercado.
Mas, vale ressaltar um ponto aqui, ano passado fiz o Poscomp (tipo de vestibular para mestrado de computação) e a prova pediu matérias que não vi na minha graduação, como Computação Gráfica, dentre outras, e que seguramente teria visto se tivesse feito Ciência da Computação.

Então, junte essas minhas dicas com as demais e acredito que você poderá tomar uma boa decisão.

Forte abraço!

[quote=orlandocn]copiado de algum lugar do passado:

"Se você está em dúvida eu sugiro você pensar um pouco melhor, mas não sobre cursos, mas sim sobre você mesmo. Não é papo de psicólogo não, estou falando deu ma forma bem objetiva mesmo.

Em primeiro lugar, você sabe onde você está se metendo? Você sabe o que é CC? Você sabe o que é SI? Você sabe como essas coisas se relacionam e o que elas tem a ver com matemática?

Estas questões são a base! Quanto mais completo for o seu entendimento sobre essas questões maiores são as chances de você fazer uma boa escolha.

O que é Ciências da Computação?

Para entender esse termo, primeiro você precisa entender outros dois termos: Ciência e Computação.

Ciência é um corpo ( conjunto ) de conhecimentos construído coletivamente através de uma colaboração internacional ( colaboração de pessoas do mundo todo, cientistas ) através do método científico.

A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e através de um algoritmo. Por exemplo, se você me disser a sua altura e o seu peso ( input ) eu posso pegar esses dados, processá-los ( fazer calculos com eles ) e te informar o seu índice de massa corpórea ( output). Esse processo é computação.

Portanto “Ciências da Computação” é o conjunto de conhecimentos adquiridos colaborativamente por pessoas do mundo inteiro sobre como fazer computação.

Antigamente, computação era feita com papel e caneta, hoje em dia não se usa mais essa tática, hoje em dia usamos o computador.

Em 1936, um MATEMÁTICO chamado Alan Turing escreveu um aritgo sobre uma máquina hipotética chamada Máquina de Turing. Repare que não construiu nada de fato, ele apenas DESCREVEU A LÓGICA DE SEU FUNCIONAMENTO.

Basicamente era uma maquina que teria uma memoria e que seria capaz de ler essa memoria e aplicar operações lógicas sobre as informações da memória.

Resumindo um pouco, depois de algum esforço chegou-se a conclusão:

Toda ‘função que seria naturalmente considerada computável’ pode ser computada por uma Máquina de Turing.

A partir daí, um grupo de cientistas passaram a estudar meios de transformar essa máquina hipotética numa maquina concreta e real, para que ela pudesse fazer computação e finalmente livrar a humanidade da dependencia do papel e caneta. ^^ Esses são os Engenheiros de Computação.

Um outro grupo, se dedica a desenvolver algoritmos, que são os programas da maquina de turing. Afinal, a maquina de turing sem algoritmo só fica parada. É inútil. Essas pessoas que dedicam sua vida a descobrirem como criar esses algoritmos são os Cientistas da Computação.

O matemático Alan Turing é conhecido como o pai das Ciências da Compatação.

O estudo de algoritmos é muito complexo e por causa disso deixou de ser um ramo da matemática e se tornou um ramo próprio da Ciência. E como todo ramo da Ciência, por ser muito complexo, ele se divide em vários sub grupos.

Alguns Cientistas da Computação se dedicam a estudar lógica matemática ( a essencia da maquina de turing ), outros estudam como construir estruturas de dados, outros estudam como construir programas para armazenar dados, outros estudam programas que simulam a inteligencia humana, outros estudam segurança e criptografia, e por aí vai… cada uma dessas áreas ainda pode se dividir em outras.

Nos últimos anos, a capacidade de computação do homem aumentou infinitamente. O homem é capaz de computar com o computador coisas que jamais poderia computar sozinho. E isso viabilizou o tratamento de muitas informações permitindo a existencia de organizações ( empresas, governos, etc ) muito maiores do que anteriormente.

Hoje, não existe grande empresa que não dependa de computação feita por computadores.

Posto isso, existe um grupo de pessoas que se dedica exclusivamente para o desenvolvimento de programas que armazenam e processam informações para auxiliar essas organizações. Esta é a área de Sistemas de Informação.

Posto isso, cabe a você dizer o que você gosta, onde quer atuar. Talvez seja em alguma dessas áreas, ou nenhuma."[/quote]

Cara, talvez eu tenha me expressado mal, tipo, não seria uma escolha de profissão do tipo: ‘será que faço sistemas ou medicina?’ mas sim, escolher qual curso irá fazer de mim um profissional melhor dentro da área que já atuo…enfim, lendo seu texto, percebi que meu perfil está bem mais para ciência de computação do que para engenharia de computação, mas…ciência esta fora de questão, pois o unico curso de ciencia de computação em Joinville é de periodo integral, e não faço planos de abandonar meu estágio em desenvolvimento (amo meu trabalho), concerteza sua resposta foi de grande valia. Quero agradecer ao marciojesus pela sinceridade e realismo na resposta e ao adornes que também esclareceu mais sobre o curso de sistemas, que, como ele citou, seria um curso com vistas a formar um profissional com forte base em gestão, apesar de (pelo menos eu acho) eu ter um perfil extremamente tecnico, acho que vou fazer sistemas mesmo…mas claro, no lugar onde eu trabalho tem um monte de gente fazendo engenharia :shock: e vou dar uma conversada com eles também, tentar extrair alguma informação, sobre como é o curso tals, etc…o importante é que eu me decida logo, rsrs, mt obrigado a todos que gastaram seu precioso tempo com a minha dúvida, abraços :wink: !

ODD,

Só retificando um pouco sua compreensão do que eu disse, o curso de Sistemas de Informação foca no desenvolvimento de software mas tem esse “plus” de dar uma abordada em questões administrativas/gerenciais. Mas o foco é software! :wink:

Mas se você curte mais o técnico, talvez uma graduação de Ciência da Computação fosse mais interessante. Mas aí vai pelo conselho dos demais.

Boa sorte na escolha!

Abraço!