Escolhi desenvolver em JAVA. E agora?

Bom dia! Falando em sistemas para smartphone:

De cara já levei um susto, pois imaginava que eu precisaria apenas codificar minhas classes normalmente, sem me preocupar com a plataforma e depois era só criar a view em HTML que tudo ja estaria funcinando. Porem, parece que o negocio não é bem assim.

Minha duvida:
O que MIDP tem a ver com desenvolver sistemas para smartphone? MDIP é a melhor alternativa?

Estudei a apostila 21 da caelum e nao me adiantou nada? Pergunto isso pq embora a apostila seja de JME, na apostila não fala sobre MIDP.

E se eu quiser usar banco de dados MYSQL? vai funcionar no smartphone?

E tudo aquilo que ja estudei de java? Será que perdi meu tempo, pois onde estudei não falava de celulares e sim de navegadores? ou seja, para cada plataforma tenho que reestudar o java?

por favor, me ajudem a ver a luz no fim do túnel :c

Obrigado

Quase esqueci:

O hibernate vai funciona em Smartphone?

O que vc precisa desenvolver pra smartphone?

Pelo que vc já escreveu, trata-se de uma solução mista server+mobile.

[quote=DivieX]Bom dia! Falando em sistemas para smartphone:

De cara já levei um susto, pois imaginava que eu precisaria apenas codificar minhas classes normalmente, sem me preocupar com a plataforma e depois era só criar a view em HTML que tudo ja estaria funcinando. Porem, parece que o negocio não é bem assim.
[/quote]
E vc pode fazer isto sem problema, hospedando sua aplicação no servidor e acessando no Smarthphone através do Browser do mesmo.

É o mesmo que perguntar, matar mosquito com canhão é a melhor alternativa ? Matar mata, mas precisa de tudo isto ? Enfim, vc tem que saber o que precisa e avaliar,cada caso é um caso…

E nem precisa falar. Aprendeu Java uma vez, vc usava na web,desktop e j2me. O que muda é que cada plataforma tem suas próprias classes (servlet,FileChooser,StringItem). Cabe vc aprender sobre elas.

Aí é querer de mais né…não, não vai rodar. Smarthphone é um fone e portanto, um dispositivo limitado em recursos, processamento,etc.

Sim, mas como eu disse, vai ser pouca coisa, pois a linguagem não muda, o que muda são as classes.

[quote=DivieX]
por favor, me ajudem a ver a luz no fim do túnel :c

Obrigado[/quote]
Já acendi a luz, agora é com vc…

Sim acendeu… Entao vamos lah…

Que dizer que eu posso seguir dois principios:
Ou desenvolvo uma aplicação para WEB, que me permite ter um sistema mais robusto usando MySQL e tudo mais e depois todas as plataformas que tiverem navegadores podem acessar minha pagina… ou… Eu posso desenvolver algo especifico para a plataforma, que dai alem de ser limitado ainda preciso estudar as classes especificas da plataforma???

Outra coisa: se eu fizer um sistema para web para que os clientes acessem via navegador, isto nao vai da problema, por exemplo de layout nas views, pois o monitor de PC é bem maior que um display de smartphone?

Se não é o caso de usar MIDP, é o caso de usar o que? Ou ainda… onde posso aprender a decidir isso sozinho!?

E qual banco é usado no smartphone? Arquivos de textos?

NOVAMENTE: Sim acendeu… :expressionless:

Exato !

Teu sistema poderá detectar que está sendo acessado via Smartphone através da análise de headers HTTP ou outro tipo, e renderizar de acordo.
Muitos sites fazem isto.

Levanta os requisitos que eles mostrarão o q vc vai precisar.
Smarthphone roda Java, Symbian, Windows Mobile. Celular, só Java ou Symbian. Percebe a diferença ? Estou entendo que um dos requisitos é rodar num "Smart"phone e não em um celular comum, logo, é mais adequado então vc usar um que tenha Windows Mobile e partir para usar .Net Compact Framework que garanto que não haverá decepção além de uma melhor integração com o Sistema Operacional do dispositivo.

Se não me engano existe uma versão do Oracle, SQL-Server e outros poucos.
Em um phone normal (não smart), você via MIDP só armazena em arquivo texto ou no RMS, que basicamente é um arquivo onde os registros são arrays de bytes.

Pelo que eu sei não tem banco, é escrito em bytecode na memoria flash. E tem outra opção a MDIP que é a CDC correto?

Não citei o CDC pois não conheço um único case de sucesso usando isto. Alguns poucos gatos pingados vem aqui e falam uma ou outra coisa que tão começando a desenvolver, mas nada concreto aparece.

Como eu disse, para mim, o mais apropriado, e com futuro, em Smarts e PDA onde ouver a implementação .NET, usar o Compact Framework.
Recomendo o que uso, conheço e sei que funciona. Dou palpite sobre o que pouco conheço. Não indico aquilo que não é apropriado ou desconheço totalmente.

Booner

Preciso de mais informações sobre esse .Net Compact.

Qual a função dele?
Que metodos ele tem? Voce pode me dar alguns exemplos?
Existe alguma documentação disponivel sobre ele?

Provavelmente respondendo as perguntas acima já da pra deduzi as respostas das perguntas abaixo

Como se usa ele? Onde consigo informações (livro, tutoriais, apostila, exemplos, cursos) sobre como usar ele?
Usando ele, não estou fazendo com que minha aplicação fica presa à plataforma WindowsMobile? Quero dizer… codificando minhas classes usando este Framework sera que vou conseguir usar as mesmas classes para uma aplicação web por exemplo?

É Boone… :x

Aqui vai 2 excelentes fontes:

Assim como o Java está para celulares, o .Net Compact Framework está para os Smartphones e PDAs, coletores de dados, geladeiras,etc…

Se vc visitar o site dele na Microsoft com certeza encontrará as respostas.

Desenvolve no desktop, usa o emulador e quando tiver pronto, faz o upload no device.

Troque a pergunta por WindowsMobile e terá a resposta. Prender vc vai de qualquer jeito, não importa a tecnologia.

[quote=DivieX]
Quero dizer… codificando minhas classes usando este Framework sera que vou conseguir usar as mesmas classes para uma aplicação web por exemplo?[/quote]
Não né…plataformas diferentes envolvem classes diferentes. O que existe no server (ASP.NET) pode não existir no dispositov (.NET Compact) e vice-versa.