Escopo de projeto de software

Olá,

Alguem sabe onde posso encontrar um modelo de escopo para desenvolvimento de softwares?

Grata!
Ana

Como assum um modelo de escopo.
O escopo é definido a partir do projeto …

Bah agora me ambananei…

Sim, claro que o escopo é feito de acordo com cada projeto. :wink:. O quer quero dizer com modelos seriam os TÓPICOS que um escopo bem feito deve necessariamente abordar. Muitas vezes fazemos um escopo e depois acontece algum problema que deveria ter sido previsto pelo documento. Por isso, gostaria de estudar alguns modelos.

Grata!
Ana

[quote=anap]Olá,

Alguem sabe onde posso encontrar um modelo de escopo para desenvolvimento de softwares?

Grata!
Ana[/quote]

anap,

no decorrer do desenvolvimento do projeto sempre acontecem “coisas” onde você deve voltar no escopo e modificar algo.
Por exemplo, não sei de que forma você quer construir seu projeto, de que forma está analisando em si… Se vc estiver modelando nos padrões da UML, os casos de Uso a ajudarão a levantar os requsitos necessários de seu SW.

Tem um livro do Larman que é “Orientação a Objetos e padrões de projetos” que explica bem como fazer bons projetos. Ele diz que devemos fazer o seguinte:

1- Declaração dos objetivos(Como seu projeto vai ser);
2- Parte O.O
2.1- Casos de uso para levantar os requisitos de sua aplicação…
2.2- Diagrama de seqüencia(modelo usuário X sistema);
2.3- Contratos: aqui vc explicará para que serve os métodos que você inseriu nos diagramas de sequencia

E assim por diante… É bem interessante que você leia, para ter a visão geral…

E também se puder leia o livro do Pressman - Engenharia do Software, lá ele explica bem a parte cronogramas de projetos, PERT/CPM e outras…

Abraços,
CKornell.

Esse é um modelo, existe hoje aprox. 3000 Modelos De Escopo para utilizar.

O melhor modelo é aquele que lhe atende.

http://freedownload.is/doc/scope-statement-template-1908813.html

Se quiser procurar mais é só buscar por: Scope Statement Template no Google.

Boa Sorte!

Por favor, ao ressuscitar tópicos, deixe isso evidente em sua postagem.
Não responda casualmente um tópico de 2007 como se tivesse sido perguntado ontem.

Além disso, certifique-se de dar uma resposta extremamente relevante, preferencialmente, fechando um tópico que tenha ficado em aberto.