Escravos de empresas?

Olá,

Você já pensou em abrir seu próprio negócio e mudar isso de alguma forma? É um bom exercício.

E materiais na internet é o que não falta pra começar a pensar. Veja esses slides de uma palestra do Vinicius Teles, pode ser um começo:

[]'s e boa sorte!

99% de quem abre seu próprio negócio muda de discurso, pq ve q o mundo não é nada fácil para quem está do outro lado da mesa.

Mas acho isto um ótimo exercício, para ver q a culpa não é exclusivamente das corporações, do patrão, etc

Sem contar q sim, a melhor maneira de mudar este comportamento é por dentro, criando a sua empresa, com os valores certos, e espalhando e mostrando que é possivel fazer direito

[quote=rodrigo_gomes]Olá,

Você já pensou em abrir seu próprio negócio e mudar isso de alguma forma? É um bom exercício.

E materiais na internet é o que não falta pra começar a pensar. Veja esses slides de uma palestra do Vinicius Teles, pode ser um começo:

[]'s e boa sorte!
[/quote]

Legal a apresentação, Rodrigo. Possui dicas e links interessantes.

Eu tenho interesse sim em abrir o meu próprio negócio. Só que agora não é o momento certo de fazer isso. Até mesmo por falta de $$.

Mas já trabalhei numa micro empresa com microcontroladores. E lá já pude perceber a dificuldade de levar um pequeno negócio adiante e fazer dar certo. Uma das coisas mais complicadas é montar uma boa equipe… e conseguir manter essa galera trabalhando com vc.

Aliás, tem outro ponto aqui que é legal de citar sobre tendência do mercado.
Nessa micro empresa eu desenvolvia software para microcontroladores relacionados a injeção eletrônica de carros como flex, teste de bico injetor, motor de passo, sonda lambda, etc… na epoca eu não pensava muito a respeito, mas agora penso… “pq ainda usam o carro a combustão?”. Bom… a resposta é evidente.
Então lá na empresa a gente tinha sempre que se preocupar sobre os modelos de carros existentes e outros q estavam pra vir, pra ver como funciona o sistema de injeção deles e produzir equipamentos compativeis. Mas era tudo sobre motores movidos a combustão… sendo que o proprio uso do motor a combustão eu já considero ultrapassado demais. Mas no mercado… é o que há.

Enfim…
Só queria abrir um momento de reflexão sobre nosso trabalho como profissionais de tecnologia.

E fazer o apelo aqui, pra refletirem quando forem participar de um projeto. Sempre desenvolver para a evolução e nunca para a destruição (e negar sem se importar o quanto forem te pagar por isso).

O fato é que ninguém aqui é escravo de empresa. E sim do dinheiro… todo mundo precisa dele pra viver bem.

Ser “escravo” de empresa eh um pouco demais, nao eh nao?
Logico que tem empresas que nao tratam bem os funcionarios, nao pagam bem e etc, mas ng eh forcado a ficar la contra a propria vontade.
Na nossa area tem tantas oportunidades, eh so sair da empresa que esta ruim e pular dentro de outra, eh soh arriscar!!!

As vezes eu sinto que algumas pessoas (nao sei se eh o seu caso) acham que a empresa tem que fazer tudo pelo funcionario, se bobiar ate dar mamadeira e trocar a fralda

A vida eh assim, ng da nada de graca, nada acontece por acaso por isso.

//Daniel

Olhemos com sinceridade para este “profissionais escravos” da área da computação. Os que vi nos últimos 20 anos:
Não sabem a diferença entre “ter ido para a escola” e “saber”
Investem pouco na própria carreira. (querem que a empresa invista)
Não sabem dizer “não”
Adoram comprar a prazo e se atolar nos juros (os senhores das senzalas adoram estes caras. quando identificam um, racionam a ração mensal pois sabem que esse não foje tão cedo)
Odeiam ambientes instáveis
Adoram receber ordens
Adoram assuntos apocalipticos

e por aí vai…

e nunca vi um escravo brilhante.

Ratificando que estou falando de profissionais da computação.