Escravos de empresas?

Olá pessoal.

Eu sou formado em ciência da computação e estou atuando no mercado de trabalho atualmente.
Vejo muita gente da nossa área trabalhando horas a fio, fazendo extra, preocupado com prazos, gerentes, clientes, reporte de horas, skills, etc…

Programadores, analistas, etc se matam para desenvolver sistemas para uma empresa em específico que não traz nenhuma contribuição social de verdade.
Sistemas de banco pro exemplo, cuidando de jobs, monitorando o batch, implementando novas tasks, releases, etc…

Que valor real tem isso à nossa sociedade? Estamos criando e monitorando sistemas que privilegiam o topo da pirâmide capitalista. Competindo entre nós no mercado de trabalho, onde cada um só que saber de ganhar sua própria grana.

A tecnologia poderia avançar mais se todos nós trabalhassemos em projetos que realmente melhorassem a condição de vida de todo mundo. Porque, se formos pensar bem, o que melhorou a nossa condição de vida atual foi a tecnologia e a ciência. Instituições religiosas, políticas, econômicas… evoluíram muito pouco quanto ao melhoramento do nosso modo de viver.

E gostaria de perguntar pra vcs se alguma vez vocês se sentiram escravo de empresas. E obrigados a sempre se manter atualizados para atender o mercado.
Ou se já pensaram qual contribuição o seu trabalho está fazendo para a sociedade. Se já pensaram sobre deveres e responsabilidade do profissional de tecnologia para com a sociedade.

O que a galera ai acha?

Andei me preocupando quanto a isso depois que assisti os videos abaixo.

Zeitgeist Addendun
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W9Rs-CJObw0[/youtube]

The Corporation
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Pin8fbdGV9Y[/youtube]

Realmente esse modelo nos faz escravos (das metas, dos prazos), é um ciclo vicioso que se analizado profundamente traz um empobrecimento do ser humano, concordo que deveriamos fazer algo que trouxesse mais retorno para a sociedade e para o bem estar.

[quote]Estamos criando e monitorando sistemas que privilegiam o topo da pirâmide capitalista[/quote] :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

[quote]E gostaria de perguntar pra vcs se alguma vez vocês se sentiram escravo de empresas. E obrigados a sempre se manter atualizados para atender o mercado.
Ou se já pensaram qual contribuição o seu trabalho está fazendo para a sociedade. Se já pensaram sobre deveres e responsabilidade do profissional de tecnologia para com a sociedade. [/quote]
Já me senti escravo em outros lugares a não ser empresas. A obrigação de se manter atualizado é inerente a qualquer emprego, não vejo isso como um problema. Contribuição para a sociedade? Um empresa visa o lucro, não contribuir com a sociedade. Claro que políticas sustentáveis estão cada vez mais em alta, mas se quiser contribuir mesmo com a sociedade, funde uma ONG ou trabalhe em uma empresa que se preocupa com isso.

[]´s

Concordo em muitos pontos. Concordo sobre as empresas quererem nos tratar como escravos, concordo sobre o fato de nosso trabalho ajudar a enriquecer quem já é rico, sobre gerentes sem noção enchendo o saco…

Mas vamos olhar o outro lado da moeda: essas mesmas empresas dão chance a muita gente! E só permanece nesse mercado quem quer!

Eu mesmo, por exemplo. Já fui muito pobre. Muito mesmo. Os estudos me permitiram melhorar de vida. E foi justamente essa pressão, correria, que me tirou de onde eu estava. Eu também já fui funcionário público. E não tenho a mínima vontade de voltar. Sabe como é. Algumas pessoas tem medo de altura. Outros gostam de pular de paraquedas. Meu perfil é mais de trabalhar no mundo corporativo. O setor público está mudando, claro. Melhorando. Quem sabe um dia eu não mude também e queira voltar pra ele? Vantagens eu sei que tem de sobra.

E sobre a “obrigação de se manter atualizado”, sinto muito. Se enxerga as coisas dessa forma, melhor mudar de profissão. TI é uma área onde vocẽ tem que ter “paixão pelo conhecimento” e não “obrigação de se atualizar”. Quem tem “obrigação” geralmente fica para tras. ou se cansa e muda de área.

Henrique,

Você está entrando para o campo da filosofia, ética, moral da nossa sociedade.

Isso não se restringe a T.I. somente. Em todas as áreas que há espaço para desenvolvimento tecnológico, a tecnologia é utilizada como motor de mercado, ou seja, geradora de lucros para quem têm muito dinheiro.

As tecnologias são empregadas com esse fim: gerar lucros constantes e obrigar toda a sociedade a se atualizar e a viver em função dessa constante atualização.

Esse processo pode ser benéfico ou não…mas assim caminha a humanidade. A maioria dos recursos de T.I. são mesmo usadas para tornar mais milionário quem já é bilionário, uma vez que vemos que é tuo dirigido para maximização dos lucros…

O que fazer então? Quanto ao ponto central da questão, eu não sei mesmo…

Mas como forma de trabalho com intuito de beneficiar a socidade, alternativamente, os desenvolvedores poderiam trabalhar em projetos focados nisso. Mas não serão as empresas que vão bancar essas iniciativas e sim nós mesmos…

Sou só eu que estou cansado de tópicos como esse?

É Vini, não é só vc não…

Eu trabalhei com automação industrial. É uma das áreas que levam você a ter questionamentos éticos de todos os tipos. Você torna as máquinas mais produtivas, e pessoas são mandadas embora.

Por outro lado, sua empresa tem concorrência. E, sem essa automação, ela ficará com os produtos caros e poucos competitivos. E então, a empresa fechará, e TODOS serão mandados embora, inclusive você.

Parte do acesso hoje a tecnologia por pessoas de baixa renda também é fruto do barateamento, devido à automação industrial. Sem ela, o preço de um telefone celular, por exemplo, seria completamente proibitivo. Ou jamais teríamos carros populares, por exemplo.

Mesmo que você trabalhe no comércio, em um sistema web, ainda haverá chances de seu software tornar obsoletos certos trabalhos e demitir pessoas. Se você não crê que isso é um malefício de curto prazo, e reverte em benefício no longo, não entre na área.

Porra que papinho de maconheiro revolucionário, você fez CC ou Filosofia ?

O mundo é assim desde que o mundo é mundo.

Eu quero minha grana e meu bem estar, e assino embaixo da frase do Josenaldo:

“E sobre a “obrigação de se manter atualizado”, sinto muito. Se enxerga as coisas dessa forma, melhor mudar de profissão. TI é uma área onde vocẽ tem que ter “paixão pelo conhecimento” e não “obrigação de se atualizar”. Quem tem “obrigação” geralmente fica para tras. ou se cansa e muda de área.”

x___________________

2

A empresa sempre vai querer mais de você e vc sempre vai querer que a empresa reconheça seus esforços.
Fale com seu chefe ou com alguém do RH se você acha que está sendo explorado ou algo do tipo, manter apenas pra você não resolverá a situação.
Mas tenha um bom argumento quando for falar com eles, simplesmente falar que está sendo explorado pode não ser uma boa ideia.

E ai galera.

Bom… percebi que o pessoal já teve bastante desse papo por aki e tá meio de saco cheio. Foi mals entrar nesse assunto… mas é algo que venho pensando sobre e quis postar pra ver o q a galera falava.

E também, eu havia falado sobre se sentir obrigado a se atualizar para atender o mercado, as exigencias de mercado, o que é bem diferente do que se atualizar para atender melhorias tecnológicas, aumentar seu conhecimento em uma área que realmente gosta, etc.
Por exemplo, quando o Linux ainda não era tendência no mercado e não havia muita procura de profissionais, não havia muitas vagas e os salários não eram os mais atraentes em relação a quem trabalhava com o concorrente Windows. Então, para ingressar no mercado e ganhar melhor, o profissional era obrigado a estudar Windows, pq com Linux ele não podia sustentar a família. Sem entrar em questões de qual eh melhor: Windows ou Linux. Não é isso que estou debatendo. Eu digo que, nem sempre a tecnologia que vc acredita ser melhor, ou mesmo a que vc gosta, é aquela com a qual vc vai conseguir trabalhar e ganhar o suficiente para si, levando em conta a oferta e procura atual do mercado. E nem sempre o que é tendência no mercado é o melhor também… há muita questão de marketing, monopólio, parcerias, etc.

Obs: isso que eu disse sobre seguir a tendência de mercado é aplicável a varias áreas de conhecimento.

[quote=ViniGodoy]Eu trabalhei com automação industrial. É uma das áreas que levam você a ter questionamentos éticos de todos os tipos. Você torna as máquinas mais produtivas, e pessoas são mandadas embora.

Mesmo que você trabalhe no comércio, em um sistema web, ainda haverá chances de seu software tornar obsoletos certos trabalhos e demitir pessoas. Se você não crê que isso é um malefício de curto prazo, e reverte em benefício no longo, não entre na área.[/quote]

Oi Vini.

Legal sua observação.

Mas eu sou completamente a favor da automação. E acho muito bom que a automação substitua os trabalhos repetitivos e cansativos que pessoas fazem. Deve ser muito ruim trabalhar numa linha de produção. Automatizar o processo e melhor em todos os sentidos, menos um, o desemprego.

Mas esse é o ponto onde nosso avanço tecnológico esta batendo de frente com o sistema monetário. Acredito que, se houvesse bastante interesse mesmo, poderiamos automatizar quase tudo. Mas e ai? Como ficaria o capitalismo se as pessoas perdessem seu emprego e ficassem sem poder de compra??

É uma das questões que o Projeto Vênus e o Zeigeist abordam. Quem por acaso assistiu o video do Zeitgeist Addendun que passei. Falem sua opinião.

Sei que muita gente vai falar que é utopia e tals. Mas é muito interessante para se refletir.

Henrique…sem problemas cara… às vezes nos deparamos com questionamentos desse tipo quando tentamos entender o mundo em que vivemos…
Como disse vai além de uma área…você está questionando o modo como nossa civilização se estruturou e se podemos estar errados ou não…

Esse assunto é extenso amigo…

Legal ver que tem pessoas que seguem essa linha de raciocinio, parece meio que um “disperdicio” de tecnologia, que poderia estar sendo usada para outros fins, mais está se tornando “capital” demais…

Esses dias atras, eu um dia de “furia” , escrevi algo parecido no meu blog: http://mauriliohrc.wordpress.com/2010/06/24/software-factory/

Não vou mentir. Penso primeiro em mim e na minha familia, o mundo esta em segundo plano.

[quote=ViniGodoy]Eu trabalhei com automação industrial. É uma das áreas que levam você a ter questionamentos éticos de todos os tipos. Você torna as máquinas mais produtivas, e pessoas são mandadas embora.

Por outro lado, sua empresa tem concorrência. E, sem essa automação, ela ficará com os produtos caros e poucos competitivos. E então, a empresa fechará, e TODOS serão mandados embora, inclusive você.

Parte do acesso hoje a tecnologia por pessoas de baixa renda também é fruto do barateamento, devido à automação industrial. Sem ela, o preço de um telefone celular, por exemplo, seria completamente proibitivo. Ou jamais teríamos carros populares, por exemplo.

Mesmo que você trabalhe no comércio, em um sistema web, ainda haverá chances de seu software tornar obsoletos certos trabalhos e demitir pessoas. Se você não crê que isso é um malefício de curto prazo, e reverte em benefício no longo, não entre na área.[/quote]

Eu sei como é, fiz técnico em mecatrônica, não cheguei a trabalhar, mais é bem isto. Se você não melhorar uma empresa(mesmo que custe empregos) e a concorrência fizer, eles irão acabar com sua empresa e ao envez de apenas os que fazem a parte que seria automatizada serem demitidos, [color=red]TODOS [/color] são(inclusive você). Pode parecer que estou sendo incensível, mais “sou mais cabeça do que coração”.

[quote=Daniel_MV]Porra que papinho de maconheiro revolucionário, você fez CC ou Filosofia ?

O mundo é assim desde que o mundo é mundo.

Eu quero minha grana e meu bem estar, e assino embaixo da frase do Josenaldo:

“E sobre a “obrigação de se manter atualizado”, sinto muito. Se enxerga as coisas dessa forma, melhor mudar de profissão. TI é uma área onde vocẽ tem que ter “paixão pelo conhecimento” e não “obrigação de se atualizar”. Quem tem “obrigação” geralmente fica para tras. ou se cansa e muda de área.”

x___________________[/quote]

O mundo é prodre mesmo…

======================================================================================================

E quanto ao vídeo que colocou, encontrei ele legendado para os que não sabem inglês.

http://www.youtube.com/watch?v=hj-5iFrVczQ

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hj-5iFrVczQ[/youtube]

Tem um livro muito bom que lí um tempo atrás… que ele pergunta o que a tecnologia trás de bom para a humanidade? No final fica a dúvida se a tecnologia está piorando ou melhorando a humanidade…

Na minha opinião está piorando e muito… ninguém mais trabalha porque gosta e sim porque é obrigado…

No final tem uma citação da história da ilha de Páscoa… que os humanos da ilha consumiram todos os recursos e acabou morrerando todo mundo… quem sabe nessa vacina da H1N5 todo mundo não fique estéril e acabem logo com essa praga humana :twisted: :twisted: :twisted:

[/quote]

Comecei minha carreira profissional na área de automação industrial, e tembém pensava (não só eu) nos impactos do que a gente fazia implicavam. Bricavamos que tiravamos o emprego dos outros para mantermos o nosso.

Mas veja bem, automação (não só industrial) pode ser uma evolução da sociedade também quando ela ajuda a tiramos seres humanos das tarefas degradantes. Exemplos são collheita de cana, ou mesmo aquela pessoa que passa 9 horas por dia fazendo os mesmos movimentos mecanicos todos os dias.

O ideial seria tiramos estas pessoas destas tarefas degradantes e criarmos novas ocupações mais produtivas, mas nem tudo são rosas…

Minha opniao sobre isso eh bem simples… o mundo tem 2 escolhas…

1 - Voltar a viver no periodo antigo, onde cada um produz uma coisa diferente e depois ha troca de servicos e produtos (UTOPIA pura)

2 - Comecar a controlar a natalidade, pois soh assim pode haver um Desenvolvimento sustentavel de verdade…

Digo isso porque ??

Aqui perto de casa, tem uma familia que estah indo para o quinto filho… Pai eh entregador de gas e mae eh vagabunda que nao faz nada o dia todo… os 4 jah recebem Bolsa Esmola e agravam todos os Problemas sociais que posso imaginar e voce tambem… Aih pode alguem vir aqui e dizer… ah mas bastava empregar essa mae e vivermos em uma ociedade mais igualitaria, onde teriamos oportunidades para TODOS…

CARACAAAAAA… como poderemos ter oportunidades para todos se o TODOS nunca chega ao fim… haja neguinho botar filho no mundo… aih a matematica eh simples Demanda maior que oferta… Pois o mundo nao tem tanta oportunidade assim…

Falta controle das coisas e desigualdade Social eh fruto de um monte de outros fatores que nao apenas “MALDADE DOS RICOS” ou “Falta de vontade de dividir”…

A Tecnologia entrou de gaiata na historia, e isso vem desde a Revolucao Industrial, onde uma nova ordem comecava a imperar… O Problema estah na forma como o dinheiro eh encarado em nossa sociedade… Enquanto nao podemos mudar o mundo de uma soh vez, posso ir mudando a vida de quem convivo… a Tecnologia pode er usada para ajudar aos seres humanos sim, mas antes precisa-se que os proprios humanos se ajudem com politicas educacionais para reduzir o congestionamento de gente na terra, e isso nao eh maldade, eh somente uma nova ordem, menos gente, mais controle…

Agora soh pra terminar… Fico Puto de ser escravo… Nao da Tecnologia, pois isso aprendo com prazer, mas de Prazos e BURRADAS cometidas por GPs e Afins… Isso sim…

Um dia irei trabalhar em uma equipe preocupada em entragar Produto de verdade e nao apenas com cada um querendo salvar o seu rabo e tirar da reta…

eh isso…

É como ja disseram, isso vai muito além de TI e filosofia, a coisa é bem longa.

E sim, o Zeitgeist é bem pesado mesmo :wink: . É normal sentir o que voce esta sentindo, depois de assistir.