Olá pessoal.
Eu sou formado em ciência da computação e estou atuando no mercado de trabalho atualmente.
Vejo muita gente da nossa área trabalhando horas a fio, fazendo extra, preocupado com prazos, gerentes, clientes, reporte de horas, skills, etc…
Programadores, analistas, etc se matam para desenvolver sistemas para uma empresa em específico que não traz nenhuma contribuição social de verdade.
Sistemas de banco pro exemplo, cuidando de jobs, monitorando o batch, implementando novas tasks, releases, etc…
Que valor real tem isso à nossa sociedade? Estamos criando e monitorando sistemas que privilegiam o topo da pirâmide capitalista. Competindo entre nós no mercado de trabalho, onde cada um só que saber de ganhar sua própria grana.
A tecnologia poderia avançar mais se todos nós trabalhassemos em projetos que realmente melhorassem a condição de vida de todo mundo. Porque, se formos pensar bem, o que melhorou a nossa condição de vida atual foi a tecnologia e a ciência. Instituições religiosas, políticas, econômicas… evoluíram muito pouco quanto ao melhoramento do nosso modo de viver.
E gostaria de perguntar pra vcs se alguma vez vocês se sentiram escravo de empresas. E obrigados a sempre se manter atualizados para atender o mercado.
Ou se já pensaram qual contribuição o seu trabalho está fazendo para a sociedade. Se já pensaram sobre deveres e responsabilidade do profissional de tecnologia para com a sociedade.
O que a galera ai acha?
Andei me preocupando quanto a isso depois que assisti os videos abaixo.
Zeitgeist Addendun
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W9Rs-CJObw0[/youtube]
The Corporation
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Pin8fbdGV9Y[/youtube]