Escrever um texto dentro de uma janela

vcs podem me ajudar? a situação é o seguinte, n to conseguindo inserir um texto no Jframe…
é mais ou menos assim a tela inicial quero validar um usuário para isso tenho que criar uma caixa de texto e a outra para a senha desse mesmo usuário.

só que uns tutoriais que encontrei na net não entendi bem, pq tb quero mudar a cor de Background só que não muda.

segue o codigo abaixo …

import java.awt.Color;

import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
import javax.swing.JTextArea;

public class inicio extends JFrame {
private JTextArea texto = new JTextArea();
private JLabel dentroCaixa = new JLabel();

public inicio() {
	super("Tela Inicial");
	this.montaJanela();
	setSize(230, 300);
	
		}

private void montaJanela() {
	this.getContentPane().add(texto);
	this.getContentPane().add(dentroCaixa);
}


public static void main(String[] args) {

	inicio janela = new inicio();
	janela.setVisible(true); 
	janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE)
	janela.setBackground(Color.magenta);
}

}

se alguem puder ajudar agradeço.

nunca tentei criar um programa na unha,

mas nao seria mais correto, voce setar a cor de funda da janela ANTES de deixá-la visivel?

Desculpe se falei asneira…

outra coisa, use o CODE para postar seus códigos… :smiley:

Como o amigo disse, utilize a tag code sempre que postar código fonte: http://www.guj.com.br/java/50115-vocnovo-no-guj-vai-criar-um-tico-e-colar-seu-cigo-fonte-leia-aqui-antes-por-favor

Quanto ao seu problema é o seguinte:

  1. A JLabel não está aparecendo porque ela está sendo substituída pelo JTextArea. Isto acontece porque o content pane do JFrame usa por padrão o BorderLayout, portanto está acontecendo o seguinte:

private void montaJanela() { this.getContentPane().add(texto); // Adiciona texto na posição central do content pane. this.getContentPane().add(dentroCaixa); // Adiciona dentroCaixa na posição central do content pane, substituindo o componente que estava nesta posição. } Para poder adicionar os dois, você pode especificar a posição da JLabel, fazendo ela ficar no norte, por exemplo:

private void montaJanela() { this.getContentPane().add(texto, BorderLayout.NORTH); // Adiciona texto na posição norte do content pane. this.getContentPane().add(dentroCaixa); // Adiciona dentroCaixa na posição central do content pane. }
2) Assim como os componentes são adicionados ao content pane, é o background do content pane que deve ser setado:

janela.getContentPane().setBackground(Color.MAGENTA);Apesar que o JTextArea vai ocupar a maior parte do espaço e a cor de fundo vai ficar visível apenas onde está o JLabel.

isso ae deu certo vlw!!
Obrigada