Pessoal uma das documentações mais utilizadas em projetos de software é a especificação funcional, contendo requisitos funcionais, não funcionais, casos de uso, etc…
Tirando os diagramas usuais desse tipo de documento, por exemplo, diagrama de caso de uso, aqui na minha empresa o pessoal tem mania de colocar diagrama de classes e diagrama de sequência na porra da funcional. Eu sempre fui veementemente contra a utilização desses diagramas (os últimos 2 citados) na espec. funcional, na minha opinião esses diagramas devem aparecer na especificação técnica.
A especificação funcional, deve servir para mostrar o que o software tem que fazer, e não como.
Ou seja, a funcional deveria ser, na minha opinião, um documento simples e de fácil entendimento e aprovação do usuário/cliente. E não um frankstein de 80 páginas.
Depois de muito brigar, convenci o pessoal a retirar outros diagramas que não servem para nada em funcional (Jacobson por exemplo, nem é uml compliance) , mas a porra dos diagramas de classe e de sequência eles querem que faça uma versão simplificada, ou seja, um modelo macro de como é a comunicação nas camadas. Porra, ai eu pergunto, para que fazer isso? Se não vai representar a sequência verdadeira dos passos? Só para encher linguiça?
Como é a funcional na empresa que vocês trabalham, quais documentações vocês utilizam?
Grato