Eu li alguns tópicos na net ensinando a gerar PDFs por meio de frameworks como o iText, e até ja testei um exemplo bem simples (e deu certo), mas eu gostaria de saber o que esses frameworks fazem por detrás dos panos para gerar os PDFs. Àqueles que puderem me dar uma força, obrigado.
o iText oferece o source para download. É só baixar ele e dar uma olhada.
Eu ate tentei, mas nao entendi direito a organização da biblioteca. Nao compreendi que classe realmente vai fazer o trabalho de criação do PDF, e quais as classes de suporte, se alguém puder me indicar a classe chave do iText eu agradeceria. Vlws.
Eu encontrei um material federal sobre o assunto. Para quem tem a curiosidade de conhecer os detalhes de um arquivo PDF basta baixar esse arquivo (e ler - e claro) :):
http://www.adobe.com/devnet/acrobat/pdfs/pdf_reference_1-7.pdf
Trata-se de um documento feito pela propria adobe (ingles).
Conclusão: a biblioteca iText na verdade cria um script (postscript) que vai ser responsavel pela apresentacao do pdf. Depois e so enviar o script em um documento com extensao .pdf pra alguma pasta do computador e o pdf esta feito. Eu fiz o seguinte teste no gedit: eu inseri o seguinte script…
%PDF1.5
1 0 obj % Document catalog
<< /Type /Catalog
/Pages 2 0 R
/Metadata 6 0 R
>>
endobj
2 0 obj % Page tree
<< /Type /Pages
/Kids [3 0 R]
/Count 1
>>
endobj
3 0 obj % 1s t page
<< /Type /Page
/Parent 2 0 R
/MediaBox [0 0 612 792]
/Contents 4 0 R
>>
endobj
4 0 obj % Page contents
<< /Length 35 >>
stream
*** Encrypted Page-marking operators ***
endstream
endobj
xref
....
trailer
<< /Size 8
/Root 1 0 R
/Info 5 0 R
/Encrypt 8 0 R
>>
startxref
495
%%EOF
salvei como teste.pdf e deu certo. Ele cria um pdf em branco. Se voce abrir um editor de texto e deixar totalmente em branco e salvar com extensao .pdf, voce vai ver que o programa que le pdf nao vai reconhecer o arquivo.
Espero que esse topico possa ajudar os curiosos de plantao :).