Esse é um bom exemplo p/ iniciantes

11 respostas
E
:arrow:
public class Esfera {
	private double raio;

public Esfera(double raio) {
		this.setRaio(raio);
	}

public double getVolume() {
		return 4.0 * Math.PI * this.raio * this.raio * this.raio / 3.0;
	}

public double getRaio() {
		return raio;
	}

public void setRaio(double d) {

if (d <= 0) {
			raio = 1;
		} else {
			raio = 0;
		}
	}
}

dedicado ao meu amigo camilolops

11 Respostas

LPJava

ei [b] elias[b] eh um prazer encontrar aki meu amigo e ex-colega de trabalho… vejo q está estudando ai no Espirito Santo hehe! bom isso nao eh um bom exemplo para iniciante… saia de usa eclipse, netbeans esses editores…va para o notepad…faça tudo na mao grande para entender cada linha do java… a diferente em usa o println e print… iai vai… se usar esses editores e ele concertar para vc…ai como sabe pq em uma linha aceitou o println e na outra nao… esqueça eclipse, netbeans… aprenda tudo na mao grande qdo dominar a linguagem basica ai vc usa…pq n tem logica em um grande projeto…a desenvolver vc se preocupar com uma {} que esqueceu de fechar um println q digitou errado… minha dica eh essa!! veja algumas apostila, mas ainda recomendo comprar um livro…como sei q vc n vai ler o deitel por ter mas de mil pagina pega o core java que tem apenas 430 pg que dar pra ler tranquilo… vlw!!Sucesso ai cara vc… e participe do forum q vc aprende muito…so tem fera aki nunca vi!! ouvi dizer q a sUn vai abrir vagas para 200 em programação e 180 vai ser do forum guj rs uhau!!

E

ei vacilão java é muito facil… :lol: p/ que complicar se vc pode simplificar, o uso do eclipse ou netbeans é muito bom p/ iniciantes pois ele te ajuda na hr da criação dos codigos assim vc pode memorizar tbm…

:shock: hehehe

vc ta fzendo falta…

vou ta smpre aki flw cara um abraço…

dudaskank

poxa, notepad também não vai… editplus ainda vai, e vc pode colocar uns botões pra compilar e rodar os seus programas por ele hehehehe :slight_smile:

ou então é só não ficar apelando pros poderes da ide também, se vc conseguir se segurar claro hehehe

Mantu

Mas se bem que, no caso do Eclipse, os poderes da IDE que poderiam “estragar” o aprendizado seria o auto-complete, que nem é tão “cheat” assim… Eu mesmo acho que agiliza o processo de aprendizado, hehehehehe
PS para o Elias Faical.: Teria como vc englobar o código fonte com as tags “[ code]” e “[/ code]”, por gentileza? :thumbup:

E
public class Esfera { 
                   private double raio; 

public Esfera(double raio) { 
                   this.setRaio(raio); 
   } 

public double getVolume() { 
                   return 4.0 * Math.PI * this.raio * this.raio * this.raio / 3.0; 
   } 

public double getRaio() { 
                   return raio; 
   } 

if (d <= 0) { 
                   raio = 1; 

} else { 
                   raio = 0; 
                   } 
               } 
            }
não sei se bm isso q vc qs dzr... qualqr coisa da um return
Mantu

É isso mesmo!!! É que assim fica mais legível o código fonte! :thumbup:
Não querendo abusar, teria como vc editar o seu primeiro post nesse tópico pra colocar lá o código fonte entre as tags adequadas? É que aí quem entrar já não se embaralha de início :lol:
desculpe(m) o transtorno!!!

dudaskank

mas… vem cá, esse seu setRaio() tá esquisito… o raio é sempre 0 ou 1 ali olha só, tem certeza que é assim mesmo? hehehe

aliás, seja bem vindo ao forum :slight_smile:

E

[list] vlw pelas boas vindas,

bom pelo menos aki ta funcionando
se vc testou ele ai e alterou o codigo
posta ai e me diz o que vc fz

mas tbm foi so um exemplozinho
sem muito recursos,estou iniciando
agora em java

vlw , abraço[/list]

dudaskank

Aqui este método para testar:

public static void main(String[] args) { Esfera esfera = new Esfera(10); System.out.println("Raio: " + esfera.getRaio()); System.out.println("Volume: " + esfera.getVolume()); }

Retornou:

Raio: 0.0 Volume: 0.0

Você deve mudar o seu setRaio para:

public void setRaio(double d) { if (d <= 0) { raio = 1; } else { raio = d; } }

olha o que está diferente no else ali :wink:

E

:roll: boa dica …

Luca

Olá

elias faical:

if (d <= 0) {