Esse é um bom exemplo p/ iniciantes

:arrow:
public class Esfera {
	private double raio;

public Esfera(double raio) {
		this.setRaio(raio);
	}

public double getVolume() {
		return 4.0 * Math.PI * this.raio * this.raio * this.raio / 3.0;
	}

public double getRaio() {
		return raio;
	}

public void setRaio(double d) {

if (d <= 0) {
			raio = 1;
		} else {
			raio = 0;
		}
	}
}

dedicado ao meu amigo camilolops

ei [b] elias[b] eh um prazer encontrar aki meu amigo e ex-colega de trabalho… vejo q está estudando ai no Espirito Santo hehe! bom isso nao eh um bom exemplo para iniciante… saia de usa eclipse, netbeans esses editores…va para o notepad…faça tudo na mao grande para entender cada linha do java… a diferente em usa o println e print… iai vai… se usar esses editores e ele concertar para vc…ai como sabe pq em uma linha aceitou o println e na outra nao… esqueça eclipse, netbeans… aprenda tudo na mao grande qdo dominar a linguagem basica ai vc usa…pq n tem logica em um grande projeto…a desenvolver vc se preocupar com uma {} que esqueceu de fechar um println q digitou errado… minha dica eh essa!! veja algumas apostila, mas ainda recomendo comprar um livro…como sei q vc n vai ler o deitel por ter mas de mil pagina pega o core java que tem apenas 430 pg que dar pra ler tranquilo… vlw!!Sucesso ai cara vc… e participe do forum q vc aprende muito…so tem fera aki nunca vi!! ouvi dizer q a sUn vai abrir vagas para 200 em programação e 180 vai ser do forum guj rs uhau!!

ei vacilão java é muito facil… :lol: p/ que complicar se vc pode simplificar, o uso do eclipse ou netbeans é muito bom p/ iniciantes pois ele te ajuda na hr da criação dos codigos assim vc pode memorizar tbm…

:shock: hehehe

vc ta fzendo falta…

vou ta smpre aki flw cara um abraço…

poxa, notepad também não vai… editplus ainda vai, e vc pode colocar uns botões pra compilar e rodar os seus programas por ele hehehehe :slight_smile:

ou então é só não ficar apelando pros poderes da ide também, se vc conseguir se segurar claro hehehe

Mas se bem que, no caso do Eclipse, os poderes da IDE que poderiam “estragar” o aprendizado seria o auto-complete, que nem é tão “cheat” assim… Eu mesmo acho que agiliza o processo de aprendizado, hehehehehe
PS para o Elias Faical.: Teria como vc englobar o código fonte com as tags “[ code]” e “[/ code]”, por gentileza? :thumbup:

[code] public class Esfera {
private double raio;

public Esfera(double raio) { 
               this.setRaio(raio); 

}

public double getVolume() { 
               return 4.0 * Math.PI * this.raio * this.raio * this.raio / 3.0; 

}

public double getRaio() { 
               return raio; 

}

if (d <= 0) { 
               raio = 1; 

} else { 
               raio = 0; 
               } 
           } 
        } 

[/code]

não sei se bm isso q vc qs dzr… qualqr coisa da um return

É isso mesmo!!! É que assim fica mais legível o código fonte! :thumbup:
Não querendo abusar, teria como vc editar o seu primeiro post nesse tópico pra colocar lá o código fonte entre as tags adequadas? É que aí quem entrar já não se embaralha de início :lol:
desculpe(m) o transtorno!!!

mas… vem cá, esse seu setRaio() tá esquisito… o raio é sempre 0 ou 1 ali olha só, tem certeza que é assim mesmo? hehehe

aliás, seja bem vindo ao forum :slight_smile:

[list] vlw pelas boas vindas,

bom pelo menos aki ta funcionando
se vc testou ele ai e alterou o codigo
posta ai e me diz o que vc fz

mas tbm foi so um exemplozinho
sem muito recursos,estou iniciando
agora em java

vlw , abraço[/list]

Aqui este método para testar:

public static void main(String[] args) { Esfera esfera = new Esfera(10); System.out.println("Raio: " + esfera.getRaio()); System.out.println("Volume: " + esfera.getVolume()); }

Retornou:

Raio: 0.0 Volume: 0.0

Você deve mudar o seu setRaio para:

public void setRaio(double d) { if (d <= 0) { raio = 1; } else { raio = d; } }

olha o que está diferente no else ali :wink:

[quote] :roll: boa dica …

[/quote]

Olá

[quote=elias faical][code]

if (d <= 0) {
		raio = 1;