Galerinha estou tentando aprender PHP e fiz uma lógica assim, quero saber se estou errado ou certo, tenho dúvidas sobre os resultados Se for possível corrijam e me avisem ;D
Faça um programa que receba 3 números.
a) Informe qual é o maior e o menor dos três.
b) Se o resultado da soma dos três (maior e menor) for maior que 100 o programa deverá apresentar seu resultado multiplicando o maior com o menor.
c) IF/ELSE
Recomendo você a separar a parte lógica (PHP) da parte de “visualização” (HTML), pois caso algum erro venha a ocorrer, fica mais simples de procurar a causa exata do problema. Outra dica, se atente a indentação, facilita a leitura do seu código.
Aqui vai, criei um arquivo template.php para separar a parte da apresentação:
Você vai notar que fiz algumas pequenas modificações, mas no geral, a parte do seu código HTML está ok.
Aqui vai o arquivo principal que implementará a lógica do programa, esta é a página que você irá escrever na URL, por exemplo, localhost/diretorio/x/este_arquivo.php:
Por fim, aconselho você a testar a execução do seu programa pra saber se está certo ou errado, pois assim você pode comparar entre a saída atual e a desejada; com entradas: 56 34 10, após a execução do seu código a saída é 19040, com as informações que você disponibilizou na pergunta, suponho que a saída desejada seria 56*10 = 560.
Sim, ali com as entradas aleatórias que eu dei como exemplo (56, 34, 10), na verdade nem entraria na condição pra ser feita a multiplicação, já q a condição é que 56 + 10 seja maior que 100.
O exercício, caso a condição da multiplicação retorne falso, só pede pela exibição do maior e do menor valor; caso não tenha ficado claro execute o meu código e o seu, coloque entradas iguais e compare as saídas.
Estou com algumas dúvidas é possível fazer um único if e else? Porque você utiliza array ? É possível declarar dentro do array os valores [ $_GET[‘N1’], $_GET[‘N2’], $_GET['N3];]?
1.Estou com algumas dúvidas é possível fazer um único if e else ? Porque você utiliza array ? R: Bem, testei usando o while e a resposta é sim. Sobre eu utilizar array, aqui usei por escolha minha mesmo, porém uma array é uma única variável e declarar uma única variável é melhor que declarar muitas, deve influenciar na performance talvez, mas isso é só uma suposição minha.
$i = 0;
# seleciona um valor aleatório da array de valores
$maior = $numbers[array_rand($numbers)];
$menor = $numbers[array_rand($numbers)];
# seleciona o maior e o menor valor
while($i < count($numbers)) {
if($numbers[$i] > $maior) {
$maior = $numbers[$i];
} elseif($numbers[$i] < $menor) {
$menor = $numbers[$i];
}
$i ++;
}
2.É possível declarar dentro do array os valores [ $_GET[‘N1’], $_GET[‘N2’], $_GET['N3];] ? R: Sim.
# diz para o php que a variável $numbers é do tipo array
$numbers = [];
# armazena os valores $_GET['N1'], $_GET['N2'] e $_GET['N3'] dentro da array $numbers
$numbers[] = $_GET['N1'];
$numbers[] = $_GET['N2'];
$numbers[] = $_GET['N3'];
Outro modo de armazenar esses valores dentro de uma array seria esse: