thimor:
ola, de fato varios produtos podem usar a mesma formula. deixa eu colocar o exemplo aqui de alguns atributos
PRODUTO
codigobarra
descricao
precocompra
precocusto
icmscompra
icmsvenda
ipi
pis
cofins
frete
despesas
margem
precovenda
formulacusto
formulavenda
o exemplo de uma formula de preco de custo que estaria cadastrada na tabela formula so para entenderem melhor
COMPRA+(COMPRA*((IPI+FRETE+DESPESAS-ICMSCOMPRA-PIS-COFINS)/100)
assim eu posso definir mais de uma formula de custo conforme eu queira e atribuir a diferentes produtos formulas diferentes ou definir a mesma formula a todos os produtos.
Analisando a situação vejo 2 saidas, uma que pode não ser a melhor para o teu caso, mas que é uma opção a pensar, é a seguinte.
[list]a formula de venda e a formula de custo se for a mesma para todos os produtos devias por na logica do lado da linguaguem de programação, e não na base de dados[/list]— mas descartando esta idea. ai vai a outra idea.
esta ai a estrutura das 3 tabelas
formula
id_formula
formula
id_tipo ( venda, custo)
formulaProduto
id_formula
id_produto
produto
id_produto
codigobarra
descricao
precocompra
precocusto
icmscompra
icmsvenda
ipi
pis
cofins
frete
despesas
margem
precovenda
[b]
o campo id_tipo, pode ser uma chave estrangeira para outra tabela tipo, ou pode ser um campo do tipo enum , se os dados possiveis de tipo forem apenas ( venda, e compra) então podera ser do tipo enum, agora se posteriormente haver mais tipos então deveras de inicio por uma tabela tipo e definir o campo como chave estrangeira
[/b]