[quote=“danieldestro”][quote=“turbopluz”]eu acho q as empresas fazem isso como uma forma de “mão de obra barata”…
a ultima empresa q atuei, quando chegava mais ou menos 15 ou 10 pras 18:00 ele sempre arrumava alguma coisa pra mim fazer, e se logo acabava, vinha outra coisa mais difícil…
e o pior fazia chantagem q se eu fosse embora antes… não era pra voltar mais… só q eu tinha facu às 19:00 e cheguei a perder até prova por causa disso, já q dependia do estágio ou melhor (do “semi-emprego”)[/quote]
A empresa tem culpa, claro. Mas a grande culpa é sua, por aceitar essas condições desfavoráveis. Se você tivesse pulso, não aceitaria isso.
Eu nunca aceitei e tô aqui. Nunca precisei lamber as bolas de ninguém.[/quote]
Poxa hein, que dureza… eu acho que não é lamber as bolas de ninguém, tem pessoas que moram em cidades que naum tem muitos empregos e que precisam muito de dinheiro… eu tenho irmãos e eu na faculdade, eu e elesw tivemos sorte de acharmos bons empregos, mas sei o que é passar por dureza
Vamos lá… ao meu ver não adianta fazer uma lista das empresas que explorar os estagiários e depois os descartam… eu ja fui estagiaria em duas empresas diferentes… sei como é complicado trabalhar como empregado e receber como estagiario, mas quando decidi não mais ser explorada passei a adotar a seguinte estratégia, antes de aceitar a proposta de emprego procuro falar com alguem que já estagiou ou que esteja estagiando por lá… procuro saber qual a “real” postura da empresa… se existe uma grande rotatividade de funcionários estas coisas… dai sim vejo se vale a pena ir trabalhar lá ou não.
Uma lista mais indicada seria “Empresas que são bacanas de se estagiar” ;o) e as razões pelas quais elas são indicadas.
Estágio é para ganhar experiência.
Quando o estagiário atinge um nível que acredita ser suficiente para o mercado é hora de colocar as cartas na mesa.
Ou é efetivado ou coloca o cv no mercado (cv = curriculum-vitae,tá ).
Mas isto é algo que deve partir do estagiário. E diga-se de passagem, é muito apreciado por empresas sérias, pois demonstra iniciativa.
turbopluz,
aqui não eh local para pôr uma lista dessas(…);mas uma lista de empresas boas de se estagiar seria bacana.
[quote]Estágio é para ganhar experiência.
[/quote]
É essa a idéia teórica.Mas não a prática.A empresa satura tanto o estagiário de atribuições q ele deixa de ser produtivo.Aliás,o ideal é q ele seja produtivo para a empresa,não para as demais.As empresas que vampirizam os estagiários não estão querendo q ele cresça como analista ou programador,e sim q ele seja rentável para ela.E depois?Depois f…
A realidade é dura… :roll:
Meu irmão pegou um “estágio” numa grande multinacional de telefonia. Desses que patrocinam grandes times do mundo.
Ele faz publicidade. A empresa o contratou para trabalhar em Telemarketing. Ou seja, a empresa simplesmente chama os desesperados por trabalho para fazer o que outras pessoais quaisquer poderiam fazer, a um custo bem menor.
Conclusão, a PUC-SP, onde ele estuda, simplesmente negou o estágio.
Tem dois lados esta questão. A pior, é que ele deixou de trabalhar e ganhar um grana. Mas a mais palusível é que a PUC é muito séria e realmente está atrás dos interesses dos seus alunos.
turbopluz, concordo com a sua indignação, mas se prestares atenção nos tópicos já adicionados, você vai perceber várias dicas de como fugir deste tipo de empresa, a Armitage deu um ótimo exemplo, tenta pesquisar sobre a índole da empresa antes de se atirar de vez.
Nem toda região é bem provida de ofertas de emprego, agora se você mora numa cidade como São Paulo, acho que seria mais válido correr atrás de ofertas melhores.
Existem sim as exploradoras e caso você venha a cair numa dessas, tenha pulso firma e peito para largar fora e tentar algo novo, com certeza existe várias vagas para serem preenchidas no mercado.
Outro detalhes que temos que nos dar conta é a prostituição da profissão causada por empresas como estas e por desenvolvedores que não tem pulso para bater de frente e fazer por merecer.
Com certeza se existisse um órgão regulamentador da profissão a história iria ser diferente.
Acho que estamos esquecendo de uma coisa muito simples. Quem dita a nossa carreira somos nós.
Provavelmente vou ser fuzilado depois do que vou escrever, mas acreditem, é uma das N formas que vc pode utilizar para a sua vida profissional. Vamos a ela:
Se vc está descontente com a empresa que atualmente está trabalhando, é muito simples, procure outra. Mas como assim simples?
Funcionário/Estagiário descontente com o trabalho rende muito menos, os projetos começam a seguir trilhas que podem acarretar diversos problemas futuros e outros blás, blás e blás. O que isso pode determinar : sua demissão.
Tentem agir da seguinte forma: Puxa, não estou sentindo-me satisfeito com a atual empresa. De que maneira agir?
Na última empresa na qual trabalhei, passei por muitos altos e baixos, e quando as coisas começavam a ir para o limbo, pensávamos da seguinte maneira: www.novosdesafios.com.br .
Eram sites de currículos, visitas a “dentistas” :D, N outras alternativas.
Mas se infelizmente não há possibilidade, tanto financeira quanto evitar problemas com chefes, a saída é: aproveitar e “sugar” o máximo de conhecimento possível no local onde vc atualemente está, estudar muito a tecnologia que quer adotar e como determinar o rumo da sua carreira.
Eu sei muito bem que ser estagiário é um “pé”, mas é um caminho que muitos teremos que seguir para alcançar “as estrelas” de nossa profissão.
É isso ae galera, é ter fé em nossas capacidades que alçamos vôo.