A um bom tempo tenho enviado currículos para todos sites possíveis em que oferecem estágios em programação e até agora não consegui nada, enviei mais de 300 currículos e nem sequer um contato foi feito por parte das empresas. Tenho curso técnico em Informática, e estou atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas mesmo assim não vi nenhuma esperança de alguma vaga.
O problema de tudo isto é de que as empresas pedem experiência para vagas de estagiário (mesmo sendo ilegal, http://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=4355602&disposition=inline) e por conta disto, não consigo encontrar nenhuma vaga que possa me oferecer conforto em conseguir aprender e demonstrar meus conhecimentos (já sei algumas linguagens, como : Java,C#,C,PHP,HTML( não é linguagem de programação, mas beleza) ,CSS,JavaScript), estou desanimando pois aquilo em que eu via como uma área promissora, está mais parecendo uma grande furada. Estou pensando se devo realmente continuar a tentar, mesmo sendo uma área que amo tanto, está me doendo estes pensamentos de que nunca vou conseguir emprego.
E qual seu portfólio? o que já fez com o seu conhecimento?
O primeiro emprego/estágio é o mais difícil mesmo, não desanime. E a menos que você precise muito do dinheiro, fuja de vagas de estágio que pedem experiência, pois em geral é busca de mão de obra barata disfarçada de estágio. Você deve pensar também que talvez você não esteja conseguindo o estágio por não conseguir comunicar o seu conhecimento, algumas dicas:
- capriche no currículo, deixe claro seu objetivo e evite sopa de letrinhas.
- crie alguns projetos simples e coloque na Web/App Store, como forma de mostrar portfólio
- participe de comunidades o QI (quem indica) também é importante, projetos open-source, maratonas de programação, organização de eventos além de contar pontos no currículo amplia o seu networking
- procure sites para networking como o LinkedIn e plataformas de talentos, específicos para TI, como o GeekHunter
Pra algumas vagas que exigem uma linguagem de programação específica, tente ser mais detalhado no seu currículo. Dizer que sabe Java, C#, C, PHP, etc é muito abrangente, nem eu que possuo 9 anos de experiencia na área consigo falar que sei tudo isso. Diga quais frameworks vc conhece, qq vc já fez usando essas linguagens, talvez possa chamar masi atenção do recrutador. Crie um potifólio no github, com alguns trabalhos que vc já fez, mesmo que seja de faculdade.
Esta complicado também para emprego.
Hoje acabei de receber um negativa da mobicare-RJ , sendo que levaram dois meses para me responder e ainda por cima me oferecem a mesma vaga com o mesmo projeto (um crud simples com ou sem framework) , fiz porem não fui aceito.
resposta padrão :
Boa tarde! Gostaríamos de agradecer o seu interesse e disponibilidade em aguardar o processo. Nesse momento optamos por não dar continuidade ao processo com você, mas nos colocamos a disposição para futuras oportunidades. Att.,
Infelizmente nem toda empresa vai olhar o github ou seu projeto no pen drive, falo isso por que desde 2011 faço isso e eles não se interessam em ver. Isso só aconteceu comigo 1 unica vez em em maio/2017 onde cheguei na entrevista e fiquei surpreso do líder técnico ter pesquisado sobre mim e meus projetos e a pouca contribuição em OS . Porem não deu certo, pois o líder não conseguiu o orçamento.
Estou no mesmo sentimento do amigo a anos.
Eu vou dá um conselho que talvez você não esperassem e talvez as pessoas não esperasse que dessem esse conselho.
As grandes empresas tem contratado programadores Juniores com pelo menos 1 ano de experiencia, e a maioria das vagas são para pleno e sênior.
Mas o que fazer então?
As empresas que estão contratando são as Startup, ou seja, as empresas que estão nascendo, elas costumam pagar muito pouco, mas é uma forma de entrar no mercado.
E adivinha a linguagem de programação que são mais usadas nessas empresas?
Ruby on Rails e Python.
escolha uma delas e seja feliz, serio mesmo!
Elas são muito boas porque cria formulários e Crud’s três ou quatro comandos, é tudo meio mágico.
Se for escolher Ruby on Rails desista de instalar no Windows, não vai dá certo, vai ser necessário fazer um investimento.
Compre um desktop bem barato e instala o Linux e comece a estudar.
No site da Udemy tem muitas opções.
https://www.youtube.com/channel/UCk8a_ETbXVLOlfmMBKgDlug/videos