“Hmmm, esse sistema foi escrito e testado em uma VM da Sun. Mas o deployment será feito em uma máquina onde está rodando a VM ASF-Harmony 5.x.yyy que dá suporte a essa (ou aquela) feature, mas não dá suporte ao mecanismo Kyz, que é implementando parcialmente pela VM desenvolvida pela Non-KISS Corp., que libera uma VM free limitada e outra, que dá suporte total pela bagatela de US$ 970.000,00/a.m.”
Continuo sem entender! [/quote]
TCK garante que isso não vai acontecer… a Apache nunca vai poder usar a marca “Java” se não passar neste teste… é mais facil os fanaticos do do Harmonny fazerem algo “que soh funciona ali” do que o contrario…
Outra coisa , Se voce usar o que esta dentro da especificação… e nao usar coisas de com.sun.* sua app vai rodar perfeitamente em qualquer JVM… tenho app’s que rodam por igual na JVM da BEA , IBM e Sun… prefiro da Sun… prq alem de ser gratuita… tem se mostrando bastante “performatica” para o meu tipo de app…
O Harmony tem uma equipe enorme, quase todos Russos ou Chineses da Intel. A tecnologia da VM vem toda dos projetos de pesquisa da Intel, da antiga ORP e outras. A classlibrary tem um core (java.lang/util/io/ e uma ou outra coisa) da IBM J9, o resto foi tudo contribuição da Intel ou desenvolvida pelo pessoal da IBM.
A performance da VM é aceitável, espere algo como 50% da server VM, o garbage collector já é estado da arte (concurrent/generational/parallel), o compilador funciona razoavelmente bem mas ainda não é tão estável ou implementa muitas das otimizações das JVMs comerciais.
Quanto as vantagens, bom, só olhar para o lado e ver empresas explorando projetos OSS de várias maneiras, pesquisadores produzindo resultados mais úteis e amplos, usuários mais próximos do produto e finalmente todo o fomento a inovação que indiscutivelmente acontece.
Discordo que o Gnome e o KDE não chegaram nem perto do Windows, mas gosto é gosto. O que as pessoas confundem é que o Windows é o sistema operacional em si, você consegue fazer pouca coisa ou quase nada fora do ambiente gráfico, ao contrário do Gnome e do KDE que são ambientes gráficos para facilitar tarefas executadas pelo sistema operacional! [/quote]
Como ambiente visual (tanto em beleza quanto em funcionalidade, usabilidade, atratividade) o KDE é confuso e feinho, e o GNOME beira ao ridículo, se compararmos ao Windows XP, e quanto ao visual pelo menos, pior ainda ao Vista.
Por exemplo, é absolutamente arcaico que quando eu visualizo uma pasta como lista no Gnome, eu não tenha uma “área livre” onde eu possa por exemplo criar uma pasta ou arquivo através do menu de contexto. Se você clica com o botão direito do mouse, o menu sempre será relativo a um item, e não à pasta. (PS: aposto que vou receber uma resposta do tipo: “mas isso é fácil, é só você fazer XYZ e ABCDE e KWMXPTWTF que você consegue o que quer”)
[quote=ASOBrasil]
Falando do Harmony que é o foco da discussão, em Maio/2005 o JSE da Sun não era open-source, então você e outras pessoas começam a desenvolver uma versão open-source do JSE, passado mais de um ano e meio a SUN abre o projeto dela. Pergunta: você abandona tudo que tinha feito e parte para ajudar os caras, ou pensa “quero mais que esses caras se f…, vou continuar fazendo o meu projeto aqui!”. Minha opinião: a não ser que eu tenha um motivo muito muito bom (não consigo pensar em nenhum no momento) para juntar tudo, eu não abandonaria tudo de uma hora para outra. Estou citando o exemplo desse projeto e da SUN, mas isso valeria para outras empresas também (até porque estou contribuindo com um projeto open-source da SUN).[/quote]
Mas eu não entendo o que tem de tão errado com a VM da Sun, pra mim essa história é só remorço, ou “carinho”, não vejo argumentos fortes…
Essa parte da “área livre” concordo com você! Também não gosto disso! Agora, você já usou o GDesklets? Já percebeu o tanto de coisas (barras, transparência, tamanhos, etc) que você pode configurar no Gnome ou KDE e o que você pode configurar no Window? Desculpe, não tem comparação!
[quote=renato3110]
Mas eu não entendo o que tem de tão errado com a VM da Sun, pra mim essa história é só remorço, ou “carinho”, não vejo argumentos fortes…[/quote]
Não tem nada de tão errado com a VM da Sun! Pode até ser remorço ou carinho por parte do pessoal, mas se coloca na situação deles, você jogaria tudo fora porque a Sun decidiu abrir o JSE deles só agora? E se em alguns pontos o JSE deles for melhor que o da Sun? Tem que haver um acordo (se as idéias e opiniões baterem) de incorporação (veja Struts e WebWork!) dos trabalhos e não: “AH que legal! O JSE da Sun agora é open-source, vamos todos abandonar o Harmony e ajudar a desenvolver o JSE deles! O que for bom agente copia e cola de um para o outro!” :shock: É isso que você faria?
[editado]
Se formos por essa linha de pensamento, vamos unificar tudo então? IDEs, Frameworks, e por ai vai! Para que cada um sair escrevendo o seu, pega o melhor de cada um, junta tudo e vamos ter milhares de programadores direcionando suas idéias para as mesmas ferramentas! Não vejo isso como possível no mundo open-source!
[/editado]
Eclipse e Netbeans, Gnome e KDE, Struts e Webwork, não são duas implementações de uma mesma coisa rígida como a spec da VM, mas de uma idéia.
A única vantagem que vejo que se pode ter é técnica, como desempenho e aspectos internos de implementação, e não de features como APIs fantásticas e um novo modelo ultra-melhor de bytecode, já que há uma especificação a respeitar, e nesse caso, o que é que a baiana tem? Eles conseguem fazer uma VM com menos de 12MB, por exemplo?
Mas eu confesso que ficaria muito puto e iria querer passar no TCK sim, porém acho que ia preferir sim me unir à Sun com as idéais novas implementadas para contribuir com um objetivo único. Iria reconhecer o trabalho da Sun e o meu, e tentar uma união colaborativa, e não uma competição só pela sensação de trabalho perdido.