Estará a "tirana" Sun quebrando as regras do JCP?

Depois de tentar conseguir o TCK (Technology Compatibility Kit) desde agosto de 2006 e não conseguir, parece que a Apache Software Foundation resolveu apelar. Publicaram uma carta aberta destinada a Sun com duras críticas:

http://www.apache.org/jcp/sunopenletter.html

A Apache reclama de não conseguir o TCK para comprovar que o projeto livre/aberto Apache Harmony implementa a especificação Java SE 5.0. A acusação é que não conseguem o TCK, pois a Sun (que é a líder da especificação em questão) impõe uma licensa que fere a característica aberta da implementação da Apache.

Se tudo for exatamente como a carta da Apache descreve, a Sun está violando as regras do JCP que ela mesma criou (JSPA), já que estas regras dizem que qualquer um pode implementar as especificações e que as implementações podem ser abertas.

Com muita sutileza, a Apache ainda deu um ultimato: 30 dias a partir de hoje (10/04/2007) para a Sun disponibilizar o TCK com uma licensa adequada ou se pronunciar a respeito.

Pessoalmente, acredito que isso não vai muito longe. A Apache parece ter reclamado com razão. Difícil a Sun querer barrar um projeto como o Apache Harmony, logo depois de ter aberto a própria implementação (Sun JDK 6). Logo logo a Sun deve enviar o TCK pedindo desculpas e tudo resolvido!

Eu vejo um futuro de muita discussão ainda…
Acho que a Sun nao vai liberar assim na manha…

espero estar rendondamente errado.

isto seria uma boa kestao para o fisl8.0 ? :smiley:

[quote=chun]Eu vejo um futuro de muita discussão ainda…
Acho que a Sun nao vai liberar assim na manha…[/quote]
Mas lê o FAQ: http://www.apache.org/jcp/sunopenletterfaq.html

Parece que a Apache vai pegar pesado se precisar. Se a Sun continuar recusando a tirar a restrição de “field of use” pode ser que o próprio OpenJDK (JDK 6) esteja irregular.

Veremos…

Achei q não fosse vingar, pelo jeito virou questão de honra.

Libera pra gurizada sun.

Acabam de abrir o fonte do troço, e querem ainda mais fazer trabalho repetitivo?

Eu tambem queria saber mais do Harmony, se ele ta pronto e se foi escrito do zero, se é lentissimo, etc…

puisé, lá no tss os caras estão comentando que a Sun está com medo da IBM, citam inclusive que uma das coisas que aconteceram é que quando a IBM (que foi a primeira a questionar sobre a JVM ser aberta) liberou parte do código para o “Websphere comunnity edition” (vulgo Geronimo rs) e isso fez com que o Geronimo fosse muito mais popular e “deployable” que o Glassfish

Sun atirando no próprio pé… o mundo vai acabar?! omg! :open_mouth:

Achei um comentário sobre o episódio que o cara chama de “Open Letter” or Extortion?

Qual o motivo real para a ASF querer implementar a sua própria VM? Em outras palavras, porquê não utiliizar o que a própria Sun já disponibiliza, uma vez que a implementação foi aberta?

É que eu tenho um pouco de dificuldade de entender por que alguém escreveria toda uma VM from scratch ao invés de ajudarem a manter apenas uma, e evitar a previsível novela da torre de babel e problemas de incompatibilidade invevitáveis.

[quote=Leozin]puisé, lá no tss os caras estão comentando que a Sun está com medo da IBM, citam inclusive que uma das coisas que aconteceram é que quando a IBM (que foi a primeira a questionar sobre a JVM ser aberta) liberou parte do código para o “Websphere comunnity edition” (vulgo Geronimo rs) e isso fez com que o Geronimo fosse muito mais popular e “deployable” que o Glassfish

Sun atirando no próprio pé… o mundo vai acabar?! omg! :O[/quote]

Geronimo popular ? me aponte uma alma viva que use ele…
assim… que voce conheca… ou que seja PELO MENOS aqui do brasil…

[quote=dango]Qual o motivo real para a ASF querer implementar a sua própria VM? Em outras palavras, porquê não utiliizar o que a própria Sun já disponibiliza, uma vez que a implementação foi aberta?

É que eu tenho um pouco de dificuldade de entender por que alguém escreveria toda uma VM from scratch ao invés de ajudarem a manter apenas uma, e evitar a previsível novela da torre de babel e problemas de incompatibilidade invevitáveis.[/quote]

O problema é que o projeto Harmony começou a ser planejado em Maio/2005 e nessa época a implementação da SUN era fechada. Acho legal existir essa concorrência, pois as coisas andam mais rápido dessa forma. Hoje o projeto da SUN domina o mercado, mas amanhã quem sabe?!

[quote=chun][quote=Leozin]puisé, lá no tss os caras estão comentando que a Sun está com medo da IBM, citam inclusive que uma das coisas que aconteceram é que quando a IBM (que foi a primeira a questionar sobre a JVM ser aberta) liberou parte do código para o “Websphere comunnity edition” (vulgo Geronimo rs) e isso fez com que o Geronimo fosse muito mais popular e “deployable” que o Glassfish

Sun atirando no próprio pé… o mundo vai acabar?! omg! :O[/quote]

Geronimo popular ? me aponte uma alma viva que use ele…
assim… que voce conheca… ou que seja PELO MENOS aqui do brasil…[/quote]

Concordo plenamente com o Chun!

ASOBrasil

engraçado isso…
agora apouco no trampo tava lendo uma java magazine antiga… de 2005 se não me engano… da festa do JavaOne2005… e falava que a Sun convidou a Apache a apresentar o projeto Harmony naqueles dias…

quem te viu quem te ve Sun

[quote=andreiribas]engraçado isso…
agora apouco no trampo tava lendo uma java magazine antiga… de 2005 se não me engano… da festa do JavaOne2005… e falava que a Sun convidou a Apache a apresentar o projeto Harmony naqueles dias…

quem te viu quem te ve Sun[/quote]

é verdade, isso aconteceu mesmo, vai entender

[quote=Leozin][quote=andreiribas]engraçado isso…

quem te viu quem te ve Sun[/quote]

é verdade, isso aconteceu mesmo, vai entender[/quote]

Com a implementação da SUN fechada o Harmony era um brinquedo, agora pode virar uma arma.
Mas eu acho isso muito bom, pois ficar na mão de apenas um empresa é muito complicado. (que digam os lendários programadores eu usavam J#)

Apesar de eu também ser contra esse negócio de milhares de implementações pois como disse nosso amigo, isso pode virar uma imensa torre de babel…

abcs…

Pra que brigar se o interesse é comum? Como fazer concorrência com uma coisa gratuita?

Onde o Gnome e o KDE chegaram dessa forma? Nem um pouco perto do Windows…

Melhor ajudar a Sun como disseram do que fazer trabalho repetitivo só por “carinho”

Muitos dos frameworks grandes hoje em dia foram criados porque outras pessoas não gostavam de como o projeto X trabalhava (Hibernate, Spring). Tudo bem que nesses dois últimos casos, eles fizeram de uma forma diferente do que já existia (diferente dos JSEs em debate), mas “talvez se” eles tivessem ajudado em projetos já existentes ao invés de iniciarem outros projetos, com novas idéias, poderiamos não ter esses frameworks no mercado hoje em dia.

Discordo que o Gnome e o KDE não chegaram nem perto do Windows, mas gosto é gosto. O que as pessoas confundem é que o Windows é o sistema operacional em si, você consegue fazer pouca coisa ou quase nada fora do ambiente gráfico, ao contrário do Gnome e do KDE que são ambientes gráficos para facilitar tarefas executadas pelo sistema operacional!

Falando do Harmony que é o foco da discussão, em Maio/2005 o JSE da Sun não era open-source, então você e outras pessoas começam a desenvolver uma versão open-source do JSE, passado mais de um ano e meio a SUN abre o projeto dela. Pergunta: você abandona tudo que tinha feito e parte para ajudar os caras, ou pensa “quero mais que esses caras se f…, vou continuar fazendo o meu projeto aqui!”. Minha opinião: a não ser que eu tenha um motivo muito muito bom (não consigo pensar em nenhum no momento) para juntar tudo, eu não abandonaria tudo de uma hora para outra. Estou citando o exemplo desse projeto e da SUN, mas isso valeria para outras empresas também (até porque estou contribuindo com um projeto open-source da SUN).

ASOBrasil

Parece que já estou vendo:

“Hmmm, esse sistema foi escrito e testado em uma VM da Sun. Mas o deployment será feito em uma máquina onde está rodando a VM ASF-Harmony 5.x.yyy que dá suporte a essa (ou aquela) feature, mas não dá suporte ao mecanismo Kyz, que é implementando parcialmente pela VM desenvolvida pela Non-KISS Corp., que libera uma VM free limitada e outra, que dá suporte total pela bagatela de US$ 970.000,00/a.m.”

Continuo sem entender! :cry:

[quote=dango]Parece que já estou vendo:

“Hmmm, esse sistema foi escrito e testado em uma VM da Sun. Mas o deployment será feito em uma máquina onde está rodando a VM ASF-Harmony 5.x.yyy que dá suporte a essa (ou aquela) feature, mas não dá suporte ao mecanismo Kyz, que é implementando parcialmente pela VM desenvolvida pela Non-KISS Corp., que libera uma VM free limitada e outra, que dá suporte total pela bagatela de US$ 970.000,00/a.m.”

Continuo sem entender! :cry: [/quote]

E o mesmo já não acontece na plataforma JEE? Agora imagine se você tivesse somente uma opção ao invés de todas que temos hoje (SUN, JBoss, IBM, Oracle)? Umas boas/aceitáveis, outras ruins/péssimas; umas open-source, outras não!

Quem quiser uma coisa única e padronizada, vai para a M$! Fique na padronização e na limitação da plataforma! (dango, isso não é um ataque pessoal)

ASOBrasil