Estrutura de dados

Fala pessoal, tudo bom?

Estou começando a dominar o básico agora e gostaria de exclarecer algumas dúvidas a respeito de banco de dados.
Tenho uma classe onde tem um main que será a “janela” principal do meu java, o problema é o seguinte:

Eu criei um método para buscar dados para mim no DB. Minha dúvida é: Como devo proceder para o caminho até os dados? E a volta?

Por exemplo, eu devo chamar uma conn nesse método, criar um statement e ali gravar uma collection e retornar ela?

Ou eu devo enviar esses parametros para outra classe me executar a busca e arrumar os dados? Podem me dar exemplos teóricos? Tipo, uma classe para conexões, uma para busca e outra para fazer a collection, pois estou tendo dificuldade de imaginar o caminho até o DB.

Outra coisa, tem como eu passar dados para um método e o mesmo me retornar alguma resposta? Tipo, verificaLogin(username,senha) e ele me dar um return true ou false?

Se puderem me ajudar, teoricamente só, sem exemplos de códigos.

Valeu

Hum, um conselho de quem tabém está começando: não tente pensar em tud o de uma vez.

Comecemos pelo princípio da divisão de N camadas.

1. Camada de visualização (View): contém a interface com a qual o usuário interage.
  2. Camada de controle (Controler): recebe requisições da view (ex.: verificaLogin()), passa essa chamada para a camada de dados e retorna a resposta para a view. Cuida das regras do negócio.
  3. Camada de dados (Model): realiza as operações relacionadas aos dados, como bancos de dados :smiley: não contém regras de negócio.

Esse trio é conhecido como o modelo MVC.

Um exemplo simples:

1. view: usuário preenche usuário e senha e clica no botão 'logar'.
2. controler:
          - recebe o valor do usuário e da senha.
          - verifica se um deles não está em branco.
                    * se não estiver, não precisa checar mais nada, já retorna uma mensagem de erro para a view, avisando o erro.