Estrutura de Loja Virtual

É o seguinte, espero ser claro.
Estou com dúvida de como criar uma estrutura que me permita fácil manutenção.
Estou criando um sistema de E-commerce e ele será multi-empresas.
Como tem que ser, terá a área administrativa, onde a(s) empresa(s) logará e fará seu gerenciamento.
A outra área é a loja em si acessível para todos. Bom, minha dúvida é aqui.

Como eu poderia fazer uma estrutura que me permitisse alterar somente num local e automaticamente
todas as minhas lojas recebem essas atualizações ( em classes de segurança por exemplo ).
Não gostaria de usar um Iframe para isso.
Porque eu poderia colocar jsp com uma variável com ID da loja e mais embaixo um Iframe onde carregaria
meu sistema de loja o que eu acho meio esquisito também. Percebi por ai que as empresas que E-commerce não trabalham desta forma.
O que mais vi foi endereços como www.loja.com.br/sistema/home.jsp?lojaID=1000
Então fiquei sem entender como eles trabalham desta maneira. Porque até onde eu entendi seria tipo, quando surgisse uma atualização eles teria que ir
pasta por pasta ( dominio por dominio ) colocando as classes com atualizações dentro da pasta sistema ?? Isso em mais de 1000, 5000, sei lá, daria uma dor de cabeça !!!

Tentei usar o

ServletContext sc = getServletContext(); sc.getRequestDispatcher("http://www.sistema.com/sistema_pai/").forward(request,response);

O que eu achava que poderia , ja q redireciona com todas as variaveis e não muda o endereço, mas não dah certo para endereços externos né.

Claro que meu conhecimento é limitado, por isso peço a opinião de vocês para esta solução.

Obrigado .

Alguem entendeu a minha dúvida ?

utiliza padroes de projeto