Ola!
Estou em busca de concelhos;
um tiozinho de 36 aninhos, estudando engenharia elétrica, tendo varias outras formações, porem nenhuma no incrível mundo dos programadores e desenvolvedores;
Se iniciar agora cursos como java; html; css; c++ e PHP; logico que não tudo de uma vez;
sera que este tiozinho tem ou terá chance no mercado mesmo que durante uns 5 anos de estudos investidos???
Qual foi sua última experiência profissional?
coordenador de manutenção,
não vale rir,
Se nesta empresa tiver desenvolvimento de software, pode ser um caminho mais fácil por conhecerem você.
eles tem umas ferramentas de automatizações mas de empresas de fora,
meu plano:
continuar engenharia elétrica, e investir nestes dois anos e meio que virão, em java; sql; php;
em seguida investir em ciência da computação 4 anos, tudo isso seguindo com a engenharia elétrica
sera que consigo colher algo disto? no ramo tecnológico?
Nao precisa fazer ciência da computação pra se formar na área e trabalhar com desenvolvimento nessas tecnologias. Faz ADS ou algo similar com menor tempo.
Se tiver capacitado consegue principalmente por freelance e indicações. Só fuja de empresas pós modernas infestadas de jovens, como startups.
ADS… o que seria???
Analise e desenvolvimento de sistemas
Meu conselho é estudar html 5 + css 3 + Javascript em um curso único, provavelmente com o uso das bibliotecas JQuery, Bootstrap. Escolher uma linguagem de backend: Java, C# ou PHP e um framework de frontend: React, Angular, VueJS ou seguir em uma das dobradinhas Ruby on Rails ou Python com DJango. Isso se o objetivo for web. Senão podemos pensar em desenvolvimento Desktop ou em dispositivos móveis.
Ai ja começo a ver um caminho
VALEU!!!
De forma nenhuma é tarde pra começar em programação.
Apenas você tem que ter uma estratégia diferente de um garoto de 18 anos que esta iniciando em programação.
Pelo que você relatou aqui já tens bastante oportunidades, veja bem: Tem experiência em mercado de trabalho, Tem experiência com empresa/empresas, Tem experiência em manutenção/engenharia etc…
Minha sugestão: Por que você não junta tudo isso ai? Engenharia e manutenção existem diversos problemas que podem ser resolvidos do ponto de vista computacional, que tal começar a listar todos eles e escolher um que você possa se dedicar e que seja uma solução interessantes para as empresas.
Perceba que até agora não falei de linguagem de programação, tem algumas coisas que é padrão você tem que saber: algoritmo, banco de dados, orientação objetos, padrão de projetos etc…
Dai sim escolha uma linguagem de programação onde você encontre: boa documentação, comunidade, talvez alguém próximo que possa lhe ajudar.
Minha mensagem é: Não foque em linguagem de programação! foque em resoluções de problemas e apresentações de resultados. Em qual linguagem você vai fazer? Não importa, dá pra fazer em Excel? Então faça! venda e entre no mercado.
Nunca é tarde.
A primeira coisa a fazer é pensar o que realmente queres conseguir com a programação. Ex: desenvolver apps, web, desktop, jogos?
Depois disso é escolher a linguagem desejada.
Por exemplo, eu sou da área de marketing e não precisei aprender a desenvolver software AINDA, mas pretendo fazer isso mais para frente, no entanto acabei por aprender um pouco de front-end para facilitar o meu dia a dia e não depender dos engenheiros para fazer mudanças no site, instalar scripts como Google Tag Manager, Analytics, Pixel do Facebook etc etc
Aprendi um bocado de SQL para fazer consultas sozinho e não ficar à espera de alguem que puxe os dados para mim, e agora estou meio virado para o python, quero aprender um bocado de data science.
O que eu quero dizer é, veja o que realmente te é útil no dia a dia e aprenda, porque senão vais acabar por perder motivação no meio do caminho, visto que muitas vezes aprender algo novo chega a ser um bocado frustrante, e é a nossa motivação que nos fará continuar mesmo quando desistir parece ser apelativo.
Boa sorte e espero que consigas, do fundo do meu coração.
Depende de você.
Por acaso você leu um dos 13124323543456 tópicos que tratam do mesmo assunto ou de temas parecidos?
Mais do que nunca, eu não vejo o mercado selecionando por idade, sexo, etnia, religião, vejo buscando profissionais que resolvam os problemas.