Estudar duas linguagens ao mesmo tempo

OLÁ PESSOAL… ESTOU COM UMA DÚVIDA E PRECISO DE AJUDA… EU COMECEI A PROGRAMAR EM DELPHI… FIZ UM CURSO TÉCNICO E VI DELPHI, BANCO DE DADOS E TALS E AGORA RECEBI UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COMO PROGRAMADOR NUMA EMPRESA QUE DESENVOLVE EM DELPHI POREM EU COMECEI A ESTUDAR JAVA E ME INTERESSEI MUITO E AINDA ESTOU VENDO JAVA NA FACULDADE… POREM ESTOU COM DIFICULDADES POIS PRECISO ESTUDAR MUITO DELPHI PARA ME DAR BEM NA EMPRESA MAS QUERO ENTRAR NO MUNDO JAVA.

EU PODERIA APENAS ESTUDAR DELPHI POIS ISSO É QUE VAI PAGAR MEU SALÁRIO NÉ… MAS TENHO MEDO DE FICAR PARA TRÁS EM RELAÇÃO AO JAVA… NÃO QUERO ESTAR LIMITADO POIS DELPHI JÁ ESTA ULTRAPASSADO…

POR FAVOR ME DEEM UMAS DICAS AI EM O QUE FAZER… ESTUDAR SÓ DELPHI, OU OS DOIS DELPHI E JAVA (MAS ESTA MAIS DIFICIL OS DOIS)…

VLW!

Primeiro, não escreva USANDO O CAPS LOCK, pois dá uma impressão de que você está gritando (de uma procurada no google depois por netiquetas).

Bem, vamos lá, já li em algum lugar que é bom um programador a cada ano aprender uma liguagem nova (obviamente vc deve escolher uma ou algumas poucas pra ser expert nela). A vantegem de estudar linguagem novas é que em cada estudo vc verá uma maneira diferente de resolver o mesmo problema, aprimorando assim sua lógica. Por falar em lógica é isso que recomendo:
Estude bastante Padrões de Projeto, principios oo GRASP, lógica de programação.

Padrões são comuns as liguagem com mesmo paradigma (ou deveriam ser). Como Dephi e Java são OO, não vejo problema em estudar as duas.

Claro, inicialmente foque em delphi. Quando já se acostumar com seu trabalho foque mais em java ou alguma outra linguagem.

Acho que você começou errado fazendo um curso de Delphi em 2012 sabendo que a maior fatia do mercado é Java. Além de melhores salários se comparado com as demais linguagens. Aprender Java hoje, significa estar apto a programar para Web, Desktop, Mobile (android e Tv), além de poder migrar para linguagens dinâmicas como Groovy ou Scala que tem semelhança muito forte com Java.

Estudar duas linguagens é excelente, o próprio Martin Fowler escreveu um artigo sobre isso: http://martinfowler.com/bliki/OneLanguage.html

Continue ganhando seu pão com Delphi e invista em seus estudos para crescer cada vez mais.

Opa, só retificando. Scala não é uma linguagem dinâmica.

NÃO ESCREVA ASSIM, PARECE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO! -_-’’

Foque em um e depois no outro.

São dois mundos totalmente diferente. Apesar do Delphi (que não é linguagem) utilizar OO, na prática eu só vi uma aplicação que fosse OO ( e era horrível ).

Opa, só retificando. Scala não é uma linguagem dinâmica.[/quote]+1

Opa, só retificando. Scala não é uma linguagem dinâmica.[/quote]

valeu…não conheço scala, fugiu do meu interesse…rss

valeu…não conheço scala, fugiu do meu interesse…rss[/quote]Só tome cuidado para não guiar pessoas para direções erradas.
Imagina uma pessoa que lê isso aqui e depois numa entrevista afirma isso…

Precisamos ter bastante cuidado com o que afirmamos saber.

É essencial saber mais de uma linguagem, tanto em termos profissionais como pessoal.
Profissional, é bom você saber bem também uma de script, que vai te ajudar e automatizar suas coisas no dia-a-dia. Ou saber usar bem as ferramentas do Linux, somo o sed e a linguagem AWK.
Pessoalmente porque abre sua mente, você pensa de maneira diferente, você nota como ficou mais competente mesmo…quando você aprende outra linguagem, seu raciocínio e abstração ficam melhor em todas nas outras.

Se você estudar até COBOL, e aprender bem, pode ter certeza que vai ganhar bem. Eu não iria nesse de ‘linguagem do momento’, estude Java se realmente gostar, achar útil.
Tem sim muito mercado pra Java e muitos ganham bem, mas também tem muuuita gente mendigando em Java, aceitando qualquer trabalho por qualquer valor, bem como cursos em todo o quarteirão ‘formando’ ‘programadores’ Java.

Continue no seu Delphi, tente se dedicar, melhorar…afinal, você ganha a vida aí.
Final de semana ou outro tempo livre estude Java.

Agradeço a dica do CAPSLOCK…Rsrsrs nao irei postar mais assim… Agradeço a todos pelas dicas e opniões… E realmente preciso estudar delphi para me dar bem na empresa, mas devagarzinho vou estudando JAVA. Esse forum é show de bola e concerteza irá me ajudar em meus estudos. Vlw pessoal!

Não posso falar muito porque atualmente estou dando uma olhada (bem levemente) em Assembly (por “diversão”), VB.NET e C# (para projetos comerciais) e C++ (pro mestrado).

Delphi ainda é utilizado, um amigo meu conseguiu um emprego em Delphi para dar continuidade a um sistema, óbvio que o mercado não foca mais nessa tecnologia, mas ainda é útil saber sim.

valeu…não conheço scala, fugiu do meu interesse…rss[/quote]Só tome cuidado para não guiar pessoas para direções erradas.

Precisamos ter bastante cuidado com o que afirmamos saber.[/quote]

cara…não seja noob…

Precisamos ter bastante cuidado com o que afirmamos saber.[/quote]

cara…não seja noob…[/quote]Eu noob…
hum… até onde eu sei tenho estudado bastante antes de falar alguma coisa. Justamente para não passar conhecimento errado por aí…
Agora, se você não aceita uma crítica construtiva e sem ofender, a coisa ta feia pro teu lado…

Você afirma o que não sabe ( e que segundo mesmo não se interessou ) e depois fica bravo? Vai entender…

Não seja noob?

Você afirma algo sobre uma linguagem que não conhece.
Essa afirmação não é verdade.

Você tem que tomar extremo cuidado com as coisas que afirma. E ter a humildade de aceitar uma crítica construtiva, após de ter cometido uma gafe dessas.

Se não fosse o pessoal do GUJ te corrigindo aqui, o que aconteceria? Ou você poderia cometer outra gafe e falar isso em uma entrevista, ou no pior caso, ainda mais pessoas iriam acreditar no que você disse.

Senhores…a tempos não frequento este fórum por causa desse tipo de discussão sem fundamento.

É verdade que eu errei, porém o Rodrigo Sasaki me corrigiu e eu concordei, ponto final. Agora vcs dois insistem em postar coisas que não agregam em nada a dúvida do nosso colega, eu por outro lado contribui expondo meu ponto de vista.

Se um cara afirma algo que não sabe numa entrevista, o mínimo que se deve esperar é que ele seja dispensado o quanto antes. Aqui estamos num fórum, livre para discussão e ambiente de aprendizado.

um forte abraço…

[quote=Giulliano]Senhores…a tempos não frequento este fórum por causa desse tipo de discussão sem fundamento.

É verdade que eu errei, porém o Rodrigo Sasaki me corrigiu e eu concordei, ponto final. Agora vcs dois insistem em postar coisas que não agregam em nada a dúvida do nosso colega, eu por outro lado contribui expondo meu ponto de vista.

Se um cara afirma algo que não sabe numa entrevista, o mínimo que se deve esperar é que ele seja dispensado o quanto antes. Aqui estamos num fórum, livre para discussão e ambiente de aprendizado.

um forte abraço…
[/quote]Tão livre que ninguém aceita uma opinião sobre algo que foi dito errado né…