Estudar por conta: SAD ou APOO

O povo de ADS aprende, se não me engano, um corpo de conhecimento conhecido como Análise e Projeto de Sistemas (Systems Analysis and Design - SAD). O termo se refere a um destes itens, não sei exatamente qual, se alguém puder esclarecer agradeço: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Systems_analysis_and_design

Porém já ouvi falar que esse material é defasado no mercado, essa informação estaria correta?

Mais moderno seria o OOAD aka APOO, essa informação também procede? (independente de mais moderno ou não, no mercado se vê usando pouco também).

Queria saber se vale a pena estudar o SAD ou ficar só no APOO.

Obrigado!

1 curtida

Obs.: Aceito sugestões para melhorar a pergunta.

“APOO” seria um assunto limitado. Nem todo projeto segue análise orientada a objetos. Eu nunca trabalhei em empresa que usasse de fato modelagem OO. Muito difícil grandes empresas usarem, a variedade de sistemas com abordagens e paradigmas diferentes é muito grande. O importante é o processo do Negocio. Minha profissão por exemplo é analista de sistemas, independente do tipo de abordagem técnica.

Bom, eu já comentei minha motivação aqui no fórum, que era a de adquirir conhecimento sobre pelo menos uma metodologia de desenvolvimento de software, preferencialmente orientada a objeto. Mesmo um processo de negócio eu acredito que precisa ser convertido em um design de software com base em uma metodologia. Agora, se na prática não é usada, então não há o que se aprender. Mas de toda forma, como não fiz ADS permanece a curiosidade, se o SAD se trata de uma metodologia defasada ou não, ou ainda se é pouco adotada no mercado.

Não se prenda a metodologia x ou y. Tudo depende da oportunidade, não sei o que você tem em vista de real pra ter um melhor direcionamento.

O que posso te falar é da minha experiência, análise OO nunca teve muita importancia pra empresas que trabalhei, no máximo só coisa de programador para programador, sem valor pros envolvidos como um todo/para a empresa.

O que posso te falar (na minha experiencia) do que é usado muito na prática: prototipação, modelagem de processos seguindo BPMN e modelagem de dados. Independente de metodologia ou abordagens, o mais importante é ter feedback constante do cliente.