Então, gostaria de entrar na programação de jogos com C++ e gostaria que me recomendasse qual engine usar, opengl, directx, sdl, entre outras… eu era programador java, sei o basico do basico C++.
Podeira me falar por onde começo a programação de jogos?
PS: Me interessei no SDL… ele ter uma performance alta?
[quote=otaviojava]Vini.
Apesar do título esse livro também trata do C++[/quote]
Eu tenho o livro.
Ele é muito superficial, no caso do C++. Fala mais das diferenças, que servem para você implementar um programa estruturado com mais facilidade em C++.
O C++ de verdade não se trata só da linguagem, mas das práticas. Esse livro não aborda nada delas.
A SDL é uma lib, escrita em C para games. É boa se você quiser entender a fundo como games funcionam, pois ela tem pouca coisa pronta: não tem game loop, não tem classe para animações ou atores, nem física integrada. Você terá que fazer tudo no braço.
Ela é também a base de diversas outras engines, como a Chien2D, Seed, entre outras.
Se quiser usar uma engine mais poderosa, use a Cocos-X.
Agora, seria bom você pelo menos conhecer a sintaxe básica do C++. Saber como se faz classes, heranças, saber a diferença entre passagem de parâmetro por valor, ponteiros e referências, entender o básico de gerência de recursos. Caso contrário, programar em C++ vai ser uma experiência frustrante e penosa. Você não precisa chegar no nível das templates.
O roadmap de livros de c++ do ponto v é maravilhoso, só livro bom mesmo.
Estou lendo o c++ eficaz e digo que o livro vale o investimento.
Em paralelo também estou lendo um livro que não tem no roadmap do ponto v e que
estou achando muito bom, que é o c++ primer plus 6th.
Explica nos detalhes cada ponto do c++…
Aprendi a programar em c++ na faculdade com ponteiros, igual anos 80, e por causa de ter preocupação
de gerenciar memória, aritmética de ponteiros, acabei preferindo ir para o java. Faz pouco tempo
que vi que é possível programar em c++ sem ponteiros, ou evitando eles ao maximo…