Olá caros amigos, estou querendo aprender a programar,e atualmente estou cursando Ciências da computação .
No entanto na faculdade ainda vai um tempo até entrarmos em programação, por isso gostaria de aprender em parte ao menos um pouco sobre programação.
Seguindo algumas dicas comecei por entender Lógica da Programação.
Estou utilizando um livro PLT da faculdade para isso o nome dele é : Construção de Algoritmos; Autor ( André Luiz Villar Forbellone .)
No entanto apesar de estar até intendendo muita coisa ,chego na hora de fazer alguns exercícios que são propostos eu simplesmente travo.Não consigo criar o algoritmo ou o bloco de comandos em questão na realização de exercícios simples .
O que gostaria que me dissessem é o seguinte :
Primeiro,apesar de na pratica não estar conseguindo fazer os exercícios ainda sim estou entendo a matéria.Isso por enquanto é suficiente ?
Segundo : Devo acrescentar aos estudos de lógica da programação vídeo aulas ,arquivos da internet ou devo focar apenas em um livro especifico ou um site que seja ?
E por último gostaria de saber se esse é um livro bom ,ou se algum outro seria melhor no meu caso ou até mesmo vídeo aulas seria o mais recomendado ?
Bom desculpem o transtorno ,mais é que estou muito a fim de aprender a programar se puderem me ajudar ficarei grato !
Estou no aguarde até +
Cara, lógica de programação é o básico e fazer algoritmos usando aquele portugol pode te ajudar sim. Mas eu sempre estudei com alguma linguagem em mente. Na época que estudava estrutura de dados na faculdade eu fazia os exercícios usando pascal, depois que resolvi programar mesmo que fui estudar Java, mas sempre precisando (naturalmente) saber a lógica de programação lá de trás.
Minha dica, é que você tente estudar Lógica já com alguma linguagem em mente, assim você mata dois coelhos com uma cajadada só.
Mas é só uma dica, você estudando sério em qualquer mídia (considerando que você procure conhecimento de vários lugares diferentes) provavelmente vai aprender o que quer.
Caro amigo ,estou estudando lógica da Programação com intuito de aprender a linguagem Java.Que é a que desejo trabalhar mais pra frente.Sendo assim você acha que devo sim além do livro que estou lendo , utilizar os outros meios de informações como internet por exemplo, para me ajudar nos estudos ?Se sim poderia me dizer com faço para não misturar as coisas ,e aprender o mesmo conceito com explicações diferentes .Tipo caso eu continue utilizando o livro e resolva ver alguns videos também ,não corro o risco de me atrapalhar com as informações ?Como posso juntar ambas informações para um mesmo resultado o de aprender !
Pabullo, existe muita coisa na Web, se você pesquisar no Google (pesquise “video lectures computer science”, p.ex.). Eu encontrei um curso que é muito legal. Está em inglês, mas fora isso é 100%. É uma disciplina de introdução à programação, lecionada pelo Prof. John Guttag, em 2011, no MIT, nos EUA. Eu já vi esse curso, numa edição anterior. Agora eles fizeram uma atualização, e no site tem tudo relativo à disciplina: as video aulas, transparências, exercícios, bibliografia, tudo. O curso usa a linguagem Python, por ser relativamente simples de aprender. Mas isso não é problema, por que o conhecimento que você aprender será válido para qualquer outra linguagem. Boa sorte!
Primeiro,apesar de na pratica não estar conseguindo fazer os exercícios ainda sim estou entendo a matéria.Isso por enquanto é suficiente ?
No comeco e dificil assimilar muita coisa. normal nao conseguir realizar alguns passos
Segundo : Devo acrescentar aos estudos de lógica da programação vídeo aulas ,arquivos da internet ou devo focar apenas em um livro especifico ou um site que seja ?
Procure pelo maximo de conteudo possivel
www.tutorialspoint.com
www.caelum.com
E por último gostaria de saber se esse é um livro bom ,ou se algum outro seria melhor no meu caso ou até mesmo vídeo aulas seria o mais recomendado ?
defina uma linguagem para comecar alem do algoritmo
procure por uma linguem mais simples e estruturada em seguida comece com uma linguagem mais robusta.
no caelum online tem varias aulas sobre java mto interessantes vale a pena pagar a mensalidade
Olá Pabullo,
Dá uma olhada neste projeto: http://www.facebook.com/APFJogos - APrenda a Programar Fazendo Jogos
Quem sabe você não se identifica com ele? Inclusive está sendo sorteado o livro Faça Seu Game em Java - Volume Básico!
Obrigado pela ajuda de todos ae !Estou me dedicando desde o inicio em aprender a linguagem java ,meu desejo inicial e aprende-la para programar em android .Ela já seria uma linguagem robusta ericrf ?Alguma mais simples seria melhor para iniciar ou devo prosseguir com ela ?
No momento estou lendo o livro e agora acrescentei aos meus estudos videos aulas ,são muito boas as aulas infelizmente elas são dadas de acordo com as compartilhadas que o produtor dos videos estipula. Estou no aguarde das próximas .Sei que além de gênios como vocês ainda sim, existe muita gente como eu afim de aprender por isso queria deixar a dica de ir lá assistir as aulas do .VideoInformatica.com.br e compartilha-las para que ele possa continuar com esse ótimo trabalho.
São muito boas e gostaria que essas aulas continuassem desde Já um muito Obrigado até+ .
O que você entende por robusta? No sentido em que há centenas de milhões de linhas de código e milhões de programadores Java ganhando a vida pelo mundo afora (e que há centenas de milhares de programas existentes em várias empresas no mundo inteiro que irão precisar de manutenção e suporte?)
Olá entendi que é uma linguagem mais complicada para se iniciar .Seria isso que o amigo quis dizer ?Ou posso continuar a estudar ela mesmo ?
Amigo quando eu começei a estudar, peguei bem a logica, para depois passar para uma linguagem de programação, quando começei no java já dinha uma boa base de logica isso foi bom pq me ajudou muito no desenvolvimento. Com relação a qual tipo de midia vc deveria usar, gosto muito de livros e video aulas.
Não li todas as respostas dos colegas acima, porém se você deseja praticar lógica e uma linguagem de programação ao mesmo tempo, não utilize linguagens como Java, C# ou Ruby. São linguagens de programação fantásticas mas trazem consigo a necessidade de entender a orientação a objetos que não é (na minha opinião) o melhor momento para você encarar agora.
No seu lugar eu começaria a estudar linguagem C e depois de entender o conceitos e fundamentos do C tentar fazer alguns dos desafios de uma apostila chamada “300 Idéias para Programar Computadores” (dá uma procurada que você acha fácil na Internet).
Boa sorte!
[quote=Jhonny Oliveira]se você deseja praticar lógica e uma linguagem de programação ao mesmo tempo, não utilize linguagens como Java, C# ou Ruby. São linguagens de programação fantásticas mas trazem consigo a necessidade de entender a orientação a objetos que não é (na minha opinião) o melhor momento para você encarar agora.
No seu lugar eu começaria a estudar linguagem C (…)[/quote]
Também acho que linguagens orientadas a objeto não são a melhor escolha para começar a estudar lógica de programação, pois trazem algumas complicações a mais que acabam tirando o foco do principal que é a lógica de programação em si.
Só que C tampouco é o ideal porque ele também traz complicações extras como: necessidade de manipular memória, falta de strings nativas da linguagem, etc.
Recentemente descobri a coisa mais linda para começar estudos de lógica de programação: Python
É verdade, tenho ouvido falar muito sobre o uso de Python para iniciantes.
Site com diversos exercícios práticos para desenvolver em qualquer linguagem.
http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/programacao/nivel1/2007f1p1_colisoes
Link com teoria e técnica de programação.
http://pt.scribd.com/doc/27122675/Algoritmos-Topicos-avancados
Nossa galera ,estou confuso !!
Comecei a estudar Programação com o intuito de aprender a linguagem Java.
Já tive o primeiro obstáculo ao saber que primeiro deveria aprender lógica da programação.
Então comecei a me dedicar a lógica da programação.
E acrescentando algumas videos aulas de Java pra já ir interagindo com tal linguagem.
Coisas simples , janelinha; calculadora ,somente o conceito básico.
Mais ai vem os problemas que estou no momento.
Primeiro pra mim estava tudo em ordem mais vocês estão me dizendo que Java não é a melhor opção para um
iniciante como eu certo ?
Segundo:Lógica da Programação se estende até onde?Quero dizer até onde vou com isso ?Estou lendo um livro mais só na teoria está se tornando muito difícil de entender ,já que o tópico que estou lendo agora é estrutura de dados.
E por fim ,se a linguagem Python é a mais recomendada podem me sugerir algum livro apostila ,ou qualquer conteúdo que eu possa usar para aprende-lá e o contexto de lógica se aplica ela também correto?. È claro tem o Google ,mais o conteúdo é muito vasto,gostaria de algo especifico que realmente me ajude a intender e aprender corretamente.
Bom fica ai minha dor de cabeça pra vocês espero que possam ajudar até +
[quote=Pabullo]… pra mim estava tudo em ordem mais vocês estão me dizendo que Java não é a melhor opção para um
iniciante como eu certo ?[/quote]
Se você estiver sentindo que está caminhando tudo bem! Não há nada de errado em começar aprendendo com Java… cada um se adapta melhor a um jeito, eu particularmente acho melhor começar por uma linguagem estruturada que seja o mais simples possível.
Sugeri Python porque dá para ir direto ao ponto nos programas iniciais. Por exemplo:
Em Java só para mandar uma mensagem na tela precisa entender public, static, void, main, System.out, javac, …
No Python não tem “bla-bla-bla”:
# Meu primeiro exercicio - Hello World
print("Hello World")
# Segundo exercicio - variavel
a = 1
print(a)
# Terceiro exercicio - operacao matematica
b = 2
soma = a + b
print(soma)
# Quarto exercicio - IF
if 2 > 1:
print("Dois é maior que um!")
# etc.....
Pode colar só isso (isso mesmo, do jeitinho que está aí) em um arquivo meuprograma.py e executar com o comando python meuprograma.py.
Percebeu a diferença? Você só se concentra na lógica de programação que está estudando, as instruções que quer ver funcionar. A preocupação com detalhes da linguagem é ZERO!
Se quiser tentar ir por esse caminho, procure no Google por Lógica de Programação Python. Aparecem várias apostilas e tutoriais, inclusive em vídeo. Por exemplo essa aqui: http://www.python.org.br/wiki/AprendaProgramar
Depois fica mais fácil aprender Java e orientação a objeto, dá para encarar a apostila de Java da Caelum sem problemas.
http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06
Curso de Lógica de Programação gratuito e muito bom! Vale a pena ;)!
Entendi ,a diferença entre Java e Python ,agradeço a vocês por isso.
Agora sei o que quiseram me dizer .Bom vou ver aqui qual será o melhor pra mim no momento.
Comecei a assistir as videos aulas que o amigo sugeriu .Logo volto com novas noticias e dúvidas kk
Muito obrigado .