Ola !
Fale pra todos nos um pouco da sua experiencia com java ?
Presente java
Futuro java
Aplicações Web, Mobile e Desktop
Estamos em fase de decidir uma migração de um legado para uma linguagem …
Ola !
Fale pra todos nos um pouco da sua experiencia com java ?
Presente java
Futuro java
Aplicações Web, Mobile e Desktop
Estamos em fase de decidir uma migração de um legado para uma linguagem …
Eu tambem o Javão.
Vocês estão em fase de decidir uma migração de um legado que foi programado em qual linguagem?
Essa informação será muito interessante.
Java foi a primeira linguagem que de fato criei minhas primeiras aplicações.
A comunidade gigante, material de estudo abundante, alguns dizem que ela é “verborrágica”, pode ser, mas é inegável o poder da ferramenta, possibilidades e facilidade de encontrar material de estudo.
llinguagem legado? Pra isso não importa, o que importa é resolver o problema do cliente.
Você consegue resolver o problema com o Delphi, otimo! consegue com Clipper? Excelente! Lembre-se: tecnologia não é fim, tecnologia é apenas meio.
Parabéns ao Java e comunidade!!!
Delphi Xe2
Qual seria a necessidade de migrar o que já funciona?
A mudança deve ocorrer pra atender melhor o cliente. Sempre pra atender melhor o cliente.
Bem vago essa justificativa. Como voce mesmo tinha citado, tecnologia é só o meio. Tendo uma necessidade mais concreta, claro que valeria a migração, não só por desejo técnico.
Se for o caso de uma migração de Delphi desktop para Java desktop é um investimento que não vale a pena…
Agora se for de Delphi desktop para Java web/cloud já se torna algo interessante em se fazer.
Sei um pouco de Java, tendo feito alguns cursos, o primeiro deles em 1996, onde Java ainda era muito lento e a proposta era o uso de applets em concorrência com a linguagem de backend que surgiu na época, o Perl, usando o protocolo cgi.
Depois fui parar nas ferramentas escolhidas pela minha empresa. Primeiramente o ASP, seguido do ASP.Net, o verdadeiro concorrente do Java.
De qualquer forma, sempre admirei a história e a proposta do Java. Uma linguagem multiplataforma, com uma camada independente do sistema operacional executando em cima de uma máquina virtual.
Apesar de ser verbosa ao extremo e contrariar um dos preceitos modernos, como o propalado DRY(don’t repeat yourself), me inscrevi em mais um curso, por considerar que Java é mais do que uma linguagem, mas um verdadeiro ambiente e com regras e disciplinas que ajudam o desenvolvedor a não sair da trilha.
Se for o caso de uma migração de Delphi desktop para Java desktop é um investimento que não vale a pena…
Agora se for de Delphi desktop para Java web/cloud já se torna algo interessante em se fazer.
Exatamente, se a necessidade continuar sendo desktop só vão jogar tempo fora brincando de tecnologia. Não vale mudar pra Java nem .NET desktop (a exemplo de outro post dele, por isso levantei a questao).
Discordo, de Delphi para Java Desktop, sim vale a pena o investimento.
As alternativas de Delphi fora do windows que já é oco, em outras plataformas é um verdadeiro desastre principalmente em termos de estabilidade.
Uma linguagem multiplataforma, com uma camada independente do sistema operacional executando em cima de uma máquina virtual.
Como diria o Vini Gogdoy: há mais compiladores C para diferentes finalidades que máquinas virtuais java. Quem é o verdadeiro multiplataforma? rsrs
Apesar de ser verbosa ao extremo e contrariar um dos preceitos modernos, como o propalado DRY(don’t repeat yourself)
O pessoal da Pivotal, que mantém o Spring discorda. Eles entendem que não tem problema você repetir um ou outro trecho de código para evitar acoplamento e relacionamentos cíclicos, muito comuns quando se exagera na aplicação de conceitos OO.
Eu trabalho com java desde a versão 1.5, tendo iniciado nos idos de 2010.
Já cheguei numa época em que nem os servlets eram vistos com bons olhos e frameworks action based (struts e o próprio jstl + EL eram o padrão do mercado. JSF ainda engatinhava e já era odiado por quase todos.
Hoje eu tenho maturidade suficiente para entender que linguagem e plataforma são ferramentas. E que nunca devemos imaginar que tudo é prego e tentar resolver na base da martelada.
javaflex e demais colegas,
Concordo com você: “claro que valeria a migração, não só por desejo técnico.”
Toda vez que vamos falar de uma linguagem, geralmente enveredamos pelo caminho de cada um defender seu linguagem de “estimação”.
Creio que isso seja um erro. Veja: linguagem de programação é apenas uma ferramenta. Geralmente precisamos entender mais de uma pra podermos adequar de acordo com o cenário.
Alguém já disse: “Para quem só sabe usar martelo, todo o resto é apenas prego…”.
Tem as indicações tipo: “o NETFLIX utiliza tal tecnologia, portanto deve ser bom e vou implantar na minha empresa…” isso é bobagem, pois se um dia você tiver uma fração dos usuários do NETFLIX então pode ser que realmente faça sentido, caso contrario estude o seu cenário pra ver qual ferramenta implantar.
Entre Java ou Delphi ou outra, o que vai definir realmente é: A solução que melhor se adequá pra resolver o problema do cliente custo x beneficio.
Se vamos escolher uma ferramenta, mas não entendemos do nosso cliente e do negocio do nosso cliente, tipo: "o lado do negocio da sua empresa, eventualmente é o que faz gerar dinheiro. Ou ganhar dinheiro ou gastar menos dinheiro. Qual o produto da sua empresa responsável pela maior parte da receita? Qual o produto
ou serviço tem a melhor margem? Você sabe qual a margem liquida da sua empresa? Os 3 maiores custos? "
Se você não sabe disso como é que pensa de que modo vai fazer a real diferença nesses números?
Concluindo: Java é 10 e Delphi também! Mas sem fanatismo, por favor.
** Parte do que postei aqui foi retirado do vídeo do Felipe Deschamps:
Hoje, estou bem satisfeito com o java (Spring, Spring Boot, Spring Cloud). Mas além do java, com a JVM, pois consigo usar groovy e kotlin também (essa segunda ainda estou bem no início).
Como diria o Vini Gogdoy: há mais compiladores C para diferentes finalidades que máquinas virtuais java. Quem é o verdadeiro multiplataforma? rsrs
Quero ver o mesmo codigo rodar nessas diferentes maquinas. Fala serio !!!
Quero ver o mesmo codigo rodar nessas diferentes maquinas. Fala serio !!!
Será que eu realmente vou precisar colocar um aviso: “Este comentário contém ironia”?
De mais a mais, pode ser que o mesmo código, mesmo em C-ANSI, não rode. Porém, creio ser muito mais simples modificar trechos de um sistema do que construir ou adaptar uma máquina virtual inteira para interpretar o pseudocódigo.
Isso para não entrar em outros aspectos como processamento e memória, né?
Sem ironia. Programar em C / C++ multiplataforma é um verdadeiro inferno, sem falar na manutenção do codigo, Esse foi uns dos principais motivos do surgimento do Java e tambem do seu estrondoso sucesso.
Já a memoria, essa merece um capitulo a parte. Em C/C++, é possivel sobrescrever a memoria
do programa rodando, já em Java ísso é uma violação da segurança daVM.
Tendo surgido o C#(C++++ => C#).
C# tenta corrigir essa questão da segurança do C/C++ com uma VM.
Porem o problema do C# está no entorno do universo Windows, testei no linux, e sinceramente o lixo foi o lugar certo pra ele. Muitos erros, não por culpa da linguagem em sí, mas da plataforma que esta sendo implementada. Mono é terrível.