EU posso criar um classe FILHA da FILHA! Como seria?

EU tenhu uma
classe Mãe-Funcionario
Classe Filha - Gerente
agora eu gostaria de vincular a CLASSE DIRETOR…a classe GERENTE…mais num seria um implementação!!

como eu faria???

Um diretor não é um gerente. Diretor é diretor, gerente é gerente.
Tipos específicos de gerente poderiam ser gerente financeiro, gerente contábil, etc…

olha amigo, vc pode sim fazer heranças de filhos, mas vc não pode fazer heranças múltiplas como no C++ que permite o friends, ou na scala que permite herança multipla.

Um excelente exemplo de herança de filhos para outros filhos é o do ViniGodoy, vc somente não poderia fazer herança de classes quando é atribuída a propriedade final, que diz que a classe não pode ser herdada.

O friend no C++ não tem absolutamente nada a ver com herança múltipla.

Friend é um modificador de acesso. Uma classe A quando declara que a classe B é friend dela, permite que B veja todo o conteúdo privado e protected de A. É muito útil para classes DAO, por exemplo.

class Animal{}

class Mamifero extends Animal{}

class Carnivoro extends Mamifero{}

Creio que vc deve ter pensado assim
mas nao seria mais interessante trabalhar com interfaces ?

obs herança multipla seria

class A extends b,c{}  //  isto nao funciona para classe em java somente para interfaces

[quote=arthur_roots]EU tenhu uma
classe Mãe-Funcionario
Classe Filha - Gerente
agora eu gostaria de vincular a CLASSE DIRETOR…a classe GERENTE…mais num seria um implementação!!

como eu faria??? [/quote]

Por favor, explique melhor o que você quer. Não deu para entender.

[quote=ViniGodoy]O friend no C++ não tem absolutamente nada a ver com herança múltipla.

Friend é um modificador de acesso. Uma classe A quando declara que a classe B é friend dela, permite que B veja todo o conteúdo privado e protected de A. É muito útil para classes DAO, por exemplo.[/quote]

Herança múltipla em c++ é feita da seguinte forma:

Class Arquivo : public Hora, public Data
{
//?..
};

realmente friend não é um tipo de herança múltipla, e sim uma forma de acessar a classe amiga, fui equivocado, é muito tempo sem mexer com C++…
:lol: :lol: :lol:

mas valeu a dica Vini :oops:

Quanto à pergunta do título do tópico a resposta é sim (vide o exemplo do edmarr).

Agora, analise muito a orientação a objetos antes de implementar qualquer coisa, pois possivelmente existe um problema conceitual aí (veja o que o ViniGodoy escreveu).