Evento ideal

Olá pessoal

Qual é o evento mais usado/ideal, para colocarmos uma validação num textfield

vlw!

Depende da validação, se o processo de validação for demorado recomendaria o focuslost

se não … usaria o keyReleased ( depois de a tecla for “solta”)

abraço

Se você estiver falando no JTextField (do Swing), a resposta é nenhum.

Você valida um JTextField através construindo um Document ou, se for na saída do componente, usando um InputVerifier.

Solução rapida, a minha acho que dah tambem…

=D

rsrsrs

Eu tô usando o focuslost
funciona bem, mas, por exemplo, quando tenho dois campos com focuslost
eu clico em 1 depois no outro, ele fica bem doidão, pq vc perdeu o foco dos dois ao
mesmo tempo :shock:

Será q naum tem alguma forma de arrumar?

E se estiver falando em web, validações em javascript são facilmente quebradas, o interessante é fazer a verificação no controller, ou até na camada de serviço.

Que tipo exatamente de validação que você faz no seu componente JTextField??

Caso seja de caracteres, é melhor seguir a dica do Vini…

se for de CPF “documentos”… (no caso vc soh executa a validacao depois de ter preenchido todo o documento)… acho que dah pra fazer com focusLost…

qual é a função que é executada neste JTextField??

abraço

data em 1 e horario no outro

Se for no Swing não dá:

1. O evento de KeyPress não trata o CTRL+V, ou ações com mouse;
  2. O evento de focusLost pode ser disparado mais de uma vez, ou não ser disparado;
  3. O comportamento exato do mecanismo de eventos pode variar um pouco de SO para SO;

Esse tipo de tratamento se faz com eventos. Não é à toa que existem classes específicas para isso.
Muitos programadores tem problemas com Swing justamente por não seguir as recomendações do fabricante.

Leia atentamente as documentações disponíveis.

Nenhuma das duas formas de arrumar que eu sugeri funcionaram?
Por que não deu certo com o InputVerifier? Ele é praticamente igual ao seu focusLost, com a diferença de ser um pouco mais fácil de implementar, multiplataforma e 100% seguro.

Aew Vini, deu certo! :wink: entendi como faz o InputVerifier :shock: vlw!