Evitar o uso de Ifs[RESOLVIDO]

Então eu estou cursando a faculdade e como ainda estou aprendendo, conversando com os desenvolvedores aqui do serviço, ele me disseram, que é bom evitar o uso de Ifs e de Cases, tentar usar ao maximo polimorfismo :?

Não sei se realmente é verdade, fora que deve ser bem mais complexo, apesar de ser mais legivel, mas se é isso mesmo, como que se consegue fazer este tipo de alteração para todo o código, evitar usar os Ifs, como estou aprendendo para mim ainda parece um tanto quanto inviavel, apesar de eu realmente não gostar não consigo imaginar um trabalho desta forma

Sim, ifs pesam demais no processamento do algoritmo, e fora polimorfismo trazer a vantagem de dispensar o uso dos ifs, ele deixa o código mais elegante.

Ao longo de seus estudos você vai perceber que polimorfismo pode “fazer decisoes” dinamicamente em tempo de execução, algo que seria similar ao controle de fluxo if, porém bem mais elegante. (Não quis dizer que polimorfismo pode funcionar como if)

Então até entendi, mas se alguem puder me mostrar um exemplo ou link onde eu possa encontrar algo como este exemplo, que eu estou planejando meu TCC, é sempre bom aprender coisas novas para poder usar

mas vlw mesmo pela explicação, e é interessante, já que nunca gostei mutio de Ifs mesmo, acho que fica feio pakas…rsrs
mas nunca tinha pensando que podia ser tão “desusado” assim

tbm não sabia que pesava, pensei que fosse bem simples e leve…rsrs

Muita calma nessa hora, e bom senso pelo amor de Deus!!!

Esse pensamento é correto, mas não pode ser tomado ao pé da letra. Por exemplo, há alguns dias eu fiz um trabalho que era um editor de imagens vetoriais. A área de edição nada mais é do que um JPanel com o método de pintura sobrescrito. Em um determinado momento, as figuras armazenada em uma lista tem que ser desenhadas:

for (int i = 0; i < shapeList.getSize(); i++) {
     Shape shape = (Shape) shapeList.get(i);
     shape.drawMe(g2d);
}