Exceções opcionais e obrigatórias

Não sei se deve ser postado aqui esse tópico. Como sou novo no fórum, me considero iniciante. Preciso fazer um trabalho mas não consigo achar em lugar nenhum sobre tipos ded exceções.

Qual a diferença entre exceções opcionais e obrigatórias? Qual a sintaxe utilizada para lançar cada um desses tipos de exceções?

Valeu!

nao entendi muito bem esse lance de “obrigatorias”… bom , em java alguns metodos podem lancar exceptions …
se um metodo que levanta uma excecao é usado por vc , vc OBRIGATORIAMENTE deve tratar essa exceção, ou entao levanta-la novamente , para que um outro metodo a trate …

por exemplo, se vc faz um metodo que faz uma pesquisa no banco … e tras um usuario ativo … caso o usuario nao exista no banco o seu metodo levanta uma execeção do tipo UserNotFoundException (por exemplo)… toda vez que vc for usar esse metodo ele devera estar dentro de um try/catch … (ou vc levanta ela novamente)…

sacou ou eu compliquei mais ainda ? hehe
caso nao tenha ficado claro posta de novo que eu coloco uns codigos pra vc entender melhor

Pois eh, na verdade nem eu sei bem o que está sendo pedindo. Tah meio confuso. eu entendi o que vc disse. Só preciso ver se é isso msm que foi perguntato. Não vi em nenhum lugar esse negócio de opcional ou obrigatória. Vou tentar reformular a pergunta e daqui a pouco e posto aqui. Obrigado!

Acho que essa excecao opcional deve ser RunTimeException…
esses tipos de excecao nao precisa tratar com try-catch, pois sao excecoes que ocorre durante a axecucao, como o NullPointException, StackOverflowException ou OutOfMemoryException…
Caso no metodo que voce for utilizar tenha no cabeçalho “throws” alguma coisa que nao seja herdado de RunTimeException, voce deve tratar usando um try-catch, ou subir o erro para ser lancado em outo local como ja foi dito

espero ter ajudado()

Acho que basicamente ja foi tudo respondido aqui…Entao só posso reforçar o que ja foi dito…
Existem 2 tipos de exceçoes, as que descendem de Exception, e as que descendem de RuntimeException…
As Runtime exceptions nao sao verificadas em tempo de compilação, e nao sao obrigadas a serem tratadas (com try-catch) pois normalmente indicam algum erro de programaçao (exemplo: divisao por 0…o programador pode muito bem fazer uma verificaçao pra nao cometer esse tipo de erro…)
Ja as Exceptions sao excecoes que podem ser lançadas mesmo que o seu codigo nao contenha erros (por exemplo, conexao a banco de dados…vc pode ter feito tudo certo, e na hora o banco ta fora do ar)
Essas vc é obrigado a trata-las com try-catch, ou relança-las para quem chamou o metodo que causou a excecao, e nesse metodo trata-la de alguma forma…
Ainda tem a classe error, mas tambem nao é obrigatorio tratar isso, pois implica que algum erro absurdamente grave ocorreu, entao nem da pra fazer nada…hehe
Te +

e se vc for um programador “safo”, nem mesmo as exceções em tempo de execução passarão despercebidas!

desculpe a ignorancia, mas o que é safo? :oops: :oops:

É isso mesmo que vcs falaram (Petrucci e PARQUE_MACABRO). Valeu pelas infos!

Soh naum esqueça q na verdade todas exceções são subclasses de Exception…

[]'s