Updating property file: C:\Users\raghy\Desktop\jv\javadeoutropendrive-podemteriguais\Memoria_Jogo\build\built-jar.properties
Compiling 1 source file to C:\Users\raghy\Desktop\jv\javadeoutropendrive-podemteriguais\Memoria_Jogo\build\classes
compile-single:
run-single:
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.<init>(ImageIcon.java:167)
at pacotememoria.Main_1_1.<init>(Main_1_1.java:182)
at pacotememoria.Main_1_1.main(Main_1_1.java:998)
Java Result: 1
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 2 segundos)[/code]
alguém sabe ajudar isto?
é nestas linhas aqui…
imagem1 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/estrela1.gif"));
imagem1_1 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/estrela2.gif"));
imagem2 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/rosto1.gif"));
imagem2_2 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/rosto2.gif"));
imagem3 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/seta1.gif"));
imagem3_3 = new ImageIcon(getClass().getResource("/pacotememoria/seta2.gif"));
Faz como o amigo acima disse, Entra na pasta do projeto, depois na pasta “pacotememoria” e procura as imagens que vc esta tentando usar, seu problema é simples de resolver.
sim eu consigo fazer o programa funcionar quando ponho estes arquivos no diretorio c
tipo assim:
ImageIcon imagem1 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/estrela1.gif”);
ImageIcon imagem1_1 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/estrela2.gif”);
ImageIcon imagem2 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/rosto1.gif”);
ImageIcon imagem2_2 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/rosto2.gif”);
ImageIcon imagem3 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/seta1.gif”);
ImageIcon imagem3_3 = new ImageIcon(“C://imagensmemoria/seta2.gif”);
mas gostaria que ficassem vinculado ao próprio programa, consegui fazer isto com meu jogo da forca…
sempre deu problema, mas pus no mesmo diretorio da classe main e funcionou. mas no caso deste jogo de memória o mesmo não aconteceu. e a estrutura parece a mesma. enfim. sim eles estão no diretório.
imagem1 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/estrela1.gif"));
imagem1_1 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/estrela2.gif"));
imagem2 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/rosto1.gif"));
imagem2_2 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/rosto2.gif"));
imagem3 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/seta1.gif"));
imagem3_3 = new ImageIcon(getClass().getResource("pacotememoria/seta2.gif"));
Eu estava dando uma lida aqui, e vi uns exemplos de estruturas válidas dos jars para se usar o getResource(), talvez te ajude.
testei sem a barra, mas sabia que não era. porque no outro programa funcionou com a mesma estrutura.
o jogo da forca. inclusive repeti o post com o mesmo nome, mas mando o link aqui…
pois já mandei os dois programas, que são até bem interessantes.
eles são bem parecidos, não sei o que faz um funcionar e outro não…
tentei declarar a imagem vazia primeira, mas também não funcionou.
olha de alguma forma eu resolvi, mas de fato não entendi o porque e nem como.
simplesmente passou a funcionar… tentei declarar as variaveis um pouco separadamente e acabou dando certo.
sei que não estava enxergando a imagem, mas tb não entendi muito bem, porque 'agora ’ passou a enxergar. enfim está funcionando…
segue o jar…
valeu.
antes só funcionava pondo a imagem na pasta c, o que é bem trabalhoso.
digam se consegue jogar e funciona?
enviei uma biblioteca swing porque as vezes não funciona sem ela…
talvez precise colocar em uma pasta chamada lib…
alguns dos inconvenientes que ainda surgem para usar o jar.
também não sei se em algum computador qualquer sem java, funcionaria… no caso sei que não, mas será que o browser acusa que está sem java?
hoje em dia tem um link muito bom que baixa o java, bem praticamente, sem precisar instalar classpath e mais nada, o que facilita o uso do jar…