[quote=pcalcado]Ter opções não é o problema, o problema é fragmentar o mercado com zilhões de opções redundantes. Quando algo novo surge ele deveria olhar em volta e pensar em evoluir o que já existe, não apenas criar uma base de código toda nova, com uma maneira de configurar e utilizar toda nova, só porque seu projeto permite utilizar alpiste no lugar de arquivos de configuração.
Bons frameworks (e o struts Action não é um bom framework, só para deixar claro :P) são criados exatamente para serem extensíveis. Ao inventar uma funcionalidade X qualquer você não deveria eescrever todo um framework e sim extender os disponíveis.
Então, respondendo, sim, existe muita redundância e o mercado está muito fragmentado com diversas opções que fazem a mesma coisa do mesmo modo. Claro que existem exceções, mas na maioria das vezes o que as pessoas querem é ficar ricos e famosos com um framework novo que faz o mesmo que o anterior faz, só que diferente.[/quote]
Sinceramente sinto a mesma coisa. Estava olhando o SEAM, projeto bem interessante que na nova versão tem muitas características novas, principalmente na área de segurança.
Faz uso extensivo de JSF e eu me pergunto, AJAX por mais que seja um componente estável, ainda é web retrógrada, sem possibilidades de mídia, usabilidade pobre para o usuário.
Para comprovar, basta darem uma olhada no que o Flex vem fazendo.
Se o Flex virar padrão de mercado para interfaces por exemplo, pode jogar fora praticamente todo o SEAM, pois o mesmo não é extensível.
Poderiam dizer que isso é uma questão de renderkit, então pergunto, pq ao invés de inventar a roda novamente - tapestry vs jsf, myfaces, adf, entre outros, o pessoal não investe na extensibilidade, como renderkits poderosos que cospem flash por exemplo, pq HTML na minha opinião cada dia vai se tornando mais obsoleto. :twisted: