Excesso de frameworks = excesso de complexidade

http://www.guj.com.br/posts/list/52386.java

Fiquei em dúvida, o q vc não conhece? O Mentawai, O Struts, ou programação java em geral?!

Sei lá, estuda um poquinho ao inves de dar um copy and paste de uma página pra pode emitir uma opinião ao menos decente.

Conhecidos, bem o pessoal do menta já o é! Respeitados, nossa, tbm…
Emitindo opiniões como essas talvez você pegue carona no framework e fique conhecido… já respeitado… sei não…

VELO

Amigo você com certeza não deve saber nada sobre servidores e em si tratando de workStation menos ainda…

Mas a questão aqui são os frameworks…

Aos que não pensaram muito ao falar mal dos frameworks em especial do framework mentawai, seria interessante estudar mais.
Eu vi na prática Prazo x Curva de aprendizado para 8(Oito) projetos em produção no Tribunal de Contas do Estado do Ceará em 1 ano e meio.(http://www.tce.ce.gov.br)

Implementei o site e o gerenciador de conteúdo 1 mês o site 1 mês o gerenciador de conteúdo utilizando o mentawai.

Amigo , voltando ao assunto de linux… o site está rodando num desktop com Slackware 10.2 com 512mb de RAM , P4 2.26ghz, HD IDE !!
O antigo site foi removido de um Itautec com windows2000 professional com 1GB de memória, HD com controladora SCSI etc… E TODOSS os funcionários do Tribunal e os Usuários externos elogiaram a performance que por sinal não necessitou ser medida por ferramentas pois era notável a olho nú… Então amigo estuda mais linux pra falar depois também ok…

Ao spark:

Você acha realmente que você é melhor do que muita gente por ai que acredita no Mentawai ?

Você não acha realmente que deveria fazer um bem a si mesmo e começar a estudar ?

Você parece que está revoltado pelo fato de não conseguir aprender nada meu chapa !

Antes de mais nada, bem-vindo ao GUJ amigo!

depois de mais nada, tente ser educado nas repostas pq vc não está na rua da sua casa!

Quando me referi ao Linux, citei o mesmo no ambito de desktop, procure usar a busca do GUJ ou entre no meu perfil e veja minhas repostas já postadas, pra ver se eu (ou vc) preciso estudar mais de linux ou não, assim vc evita ficar falando porcaria e eu tendo de dar essas respostas mal-educadas tbm.

minhas desculpas aos demais mebros que leram isso.

Obrigado amigo !

Eu não sou muito fã de fórums, prefiro livros…

Dá uma olhada no fórum do mentawai procura por perguntas minhas lá deve ter uma , duas ou 3… gosto de resolver problemas e não de perguntar muito entende…

Eu prefiro implementar soluções linux do que ficar falando em fórum …

Mas, a propósito … Eu falei algo de errado ? algum palavrão ? Não vou pedir desculpa a ninguém, nem quero ser elogiado, apenas mostrei a verdade. E porque você está sendo mal educado ? 0_o

Eu também sei escrever bonito, mas só quando eu quero :smiley:

Atenciosamente,
Hélio Frota

[quote=pcalcado]Ter opções não é o problema, o problema é fragmentar o mercado com zilhões de opções redundantes. Quando algo novo surge ele deveria olhar em volta e pensar em evoluir o que já existe, não apenas criar uma base de código toda nova, com uma maneira de configurar e utilizar toda nova, só porque seu projeto permite utilizar alpiste no lugar de arquivos de configuração.

Bons frameworks (e o struts Action não é um bom framework, só para deixar claro :P) são criados exatamente para serem extensíveis. Ao inventar uma funcionalidade X qualquer você não deveria eescrever todo um framework e sim extender os disponíveis.

Então, respondendo, sim, existe muita redundância e o mercado está muito fragmentado com diversas opções que fazem a mesma coisa do mesmo modo. Claro que existem exceções, mas na maioria das vezes o que as pessoas querem é ficar ricos e famosos com um framework novo que faz o mesmo que o anterior faz, só que diferente.[/quote]

Sinceramente sinto a mesma coisa. Estava olhando o SEAM, projeto bem interessante que na nova versão tem muitas características novas, principalmente na área de segurança.

Faz uso extensivo de JSF e eu me pergunto, AJAX por mais que seja um componente estável, ainda é web retrógrada, sem possibilidades de mídia, usabilidade pobre para o usuário.

Para comprovar, basta darem uma olhada no que o Flex vem fazendo.

Se o Flex virar padrão de mercado para interfaces por exemplo, pode jogar fora praticamente todo o SEAM, pois o mesmo não é extensível.

Poderiam dizer que isso é uma questão de renderkit, então pergunto, pq ao invés de inventar a roda novamente - tapestry vs jsf, myfaces, adf, entre outros, o pessoal não investe na extensibilidade, como renderkits poderosos que cospem flash por exemplo, pq HTML na minha opinião cada dia vai se tornando mais obsoleto. :twisted:

Bom, voltando ao titulo do tópico, obviamente excesso de framworks vai causar um excesso de complexidade mesmo… mas mais obviamente ainda voce nao vai querer colocar um excesso de complexidade na sua aplicação, nao é mesmo.
Realmente quando a gente bate o olho no mundaréu de siglas ou no monte de nomes de bixos, dinossauros (nao que dinossauros nao seja bixos :slight_smile: ), ou naqueles nomes menos divertidos das especificações (que acabam virando letrinhas também) a gente dá uma assustada e não sabe muito bem por onde começar.

Tem gente complicando muito mesmo as aplicações por querer colocar todos os frameworks de uma vez. Sendo que o melhor é voce gastar um tempo pesquisando (pode nao ser pouco tempo…) e entao escolher a melhor opção para cada caso. Eu gosto do estilo JSF, entao uso ele com Facelets e JPA/Hibernate e para mim já basta. Nao preciso ficar me matando com xml porque uso anotações, e onde uso xml é por opção mesmo. Eu vejo muita coisa interessante em frameworks como Menta e VRaptor, e também em outros frameworks como Shale que são feitos mesmo para integrar com outros (no caso JSF). A questão é ter bom-senso (essa é a palavra mágica para tudo) e ver se vale a pena adicionar um outro framework pra fazer só uma coisinha de nada…

É legal fazer essas coisas complexas, cheia de integrações cabulosas para você aprender, e então numa aplicação real você saber o que vale e o que nao vale a pena. Eu pessoalmente prefiro fazer minhas customizacoes em cima do framework que uso, como já foi dito aqui pelo pessoal.
Tem muito framework? Tem mesmo… mas apesar de ter muita coisa igual, se nao houvesse toda essa iniciativa de ter um monte de frameworks nao apareceria coisas novas também… ou seria mais difícil.

Falando do linux, eu nao manjo nada… :oops: mas nao precisa ser o cara para falar sobre o que, acredito eu, foi o sentido que o Luiz quis dizer. A questão não é se é bom ou nao, se é mais usado em server ou nao, a questao é que em numero de usuários ele perde feio pro windows… e nao tem nada a ver com qualidade.

Com frameworks é igual. O caboclo vê um monte de coisa e fica no .Net :shock: .
Deveria ter mais opções de frameworks para integrar e estender, em vez de criar um do zero. Não quero entrar no mérito se é bom ou ruim, mas uma iniciativa legal, que inclusive eu já citei, é o Shale, que é feito para estender o JSF e integrar com outras coisas da ASF.

Em termos de desktop sim, é esmagado pelo Windows.
Em termos de server, com certeza não. Hoje é difícil ver uma empresa de porte médio que não tenha Linux; e muitas empresas pequenas usam a solução LAMP para prestar os seus serviços.

Isso é verdade, o projeto FreeDesktop que pretende acabar com essa bagunça demorou pra sair, e a conseqüência disso foi essa diversidade toda. :wink:
Esse problema não é privilégio só do Linux, o mundo dos UNIX hoje é tão diversificado pq não foi forçado a seguir nenhum padrão, aí hoje temos Solaris, HP-UX, AIX e por aí vai…
Felizmente com outras coisas temos padrões… imagine se não existisse o ANSI SQL que bagunça seria entre diferentes bancos de dados? Se hoje já é meio complicado migrar de um banco pra outro, imagine sem padrão nenhum ? :slight_smile:

Acho que no caso do JEE isso aconteceu pq simplesmente o framework mais usado eu precisava fazer:

A + B + C + D + E + F + G :arrow: para conseguir X

E surgiram novas opções:

A + B + C :arrow: para conseguir X
A + D + E + F :arrow: para conseguir X

Que são caminhos alternativos mais fáceis para chegar ao mesmo resultado. Os autores do framework enxergam como uma alternativa viável e melhor que as existentes, mas talvez a maioria não veja dessa maneira. Acho que pela quantidade de usuários e cases de um framework dá pra saber se a alternativa encontrada é uma boa escolha.

Ideal seria mesmo, mas para fugir da burocracia do JCP o pessoal aposta pra uma solução open source…

Realmente a escolha de um framework é uma decisão que precisa ser ponderada bastante…

Bom, como eu já disse antes, vale a pena dar uma olhada nos cases do framework e no que as pessoas que usam acham dele…

E até entendo que diante dessa complexidade toda algumas pessoas optem para .Net mesmo…

Sobre o Flex, e mais especificamente Lazslo, uma ve li um cara metendo o pau no JSF falando que ele nao servia pra nada, e que o Laszlo, com suas interfaces “nervosas” ia fazer com que o JSF, e consequentemente o Seam e quem mais trabalhe com html já nascessem mortos…
Eu concordo com o Kenobi, acho que poderia ter projetos mais voltados a essa integragração com flash etc (onde foi parar o jsf4laszlo?). Mas o que eu vi na prática, é que para aplicações corporativas, pelo menos na minha realidade, o flash ainda é utópico :frowning:
As aplicações que eu desenvolvo são usadas pelo interior do estado de MS e em alguns lugares o negócio é caótico… uma paginazinha html já demora horrores… e a minha esperança é que o uso de ajax ajude na maioria dos casos melhorar o tempo de resposta para esse usuários.
Mas como eu falei, essa é a minha realidade, para quem tem menos restrição de banda e hardware, acho que pode até se incomodar mais com essa defasagem do html. Mas no meu caso (e acho que deve ter mais gente na mesma situação), mesmo que saia A solução em renderizadores flash para JSF nao iria poder usar :cry:

eu acredito que qualquer tecnologia blackbox (que voce não tem acesso a especificação/implementação - perceba que eu não mencionei proprietária) que se torne um “padrão de mercado” não deva ser vista com bons olhos e por esse motivo eu não ache que aplicações em flash/flex devam deslanchar.

A partir do momento que a adobe liberar o flash/flex eu perco o meu poder de argumentação nessa discussão (que já é off-topic aliás)

Sobre a discussão: a diversidade de frameworks é um problema quando você não conhece o problema que pretende resolver, IMHO a partir do momento que você tem o seu problema definido isso automaticamente reduz o seu leque de escolhas de um framework (pressupondo que você os conheça minimamente para saber qual o propósito/escopo de cada um - o que não parece ser o caso aqui)

Sim, você realmente acaba tendo que sempre procurar se informar sobre “a nova onda”, sim, você acaba tendo que ler sobre mais um framework-que-não-usa-xml ou um framework-que-usa-xml (sem desmerecer nenhum nem outro, que fique claro) mas afinal isso acaba tornando você um programador melhor (ou pelo menos menos pior) o que no final é o objetivo de todo mundo aqui certo?

As iniciativas que vêem surgindo são muito boas se comparadas às que tínhamos há pouquíssimo tempo atrás. Os Brazucas têm se mostrado como excelentes alternativas, particularmente posso falar do vRaptor que se comparado ao “poderoso” Struts é muito, mas muito mais produtivo, falo isto com a certeza de quem olha para o Livro “Struts in Action” e pensa: que dinheiro perdido! Estou longe de querer levantar bandeiras mas não posso me calar quando alguém fala que os frameworks nacionais são frutos de quem não tinha o que fazer, muito pelo contrário. O pessoal é muito competente, a ponto de não abrir um tópico como este para reclamar das opções e sim criar uma nova alternativa de qualidade, uma alternativa bem pensada, estruturada, extensível, produtiva e mais alguns adjetivos que caracterizam um framework quanto ao uso e extensão. Peca-se por falhas? Sim, peca-se, em documentação por exemplo, mas acima de tudo existe boa vontade, acima de tudo existe a qualidade e o sentimento de continuidade da ferramenta. Atualmente tenho uma aplicação estável e em produção em um Hospital de grande porte em MG utilizando a arquitetura MVC, tendo vRaptor como meu controller, Hibernate /Annotations em minha camada de Modelo e JSP+JS+CSS na minha camada de apresentação.

Sabem porque está estável porque assumi junto a minha diretoria migrar o desenvolvimento que era baseado em PHP para J2EE e sabem o que mais me agradou? Foi a possibilidade de escolhas entre frameworks e de onde tinha-se um framework MVC chamado CAKE PHP e era a única opção por melhor que ele fosse alguém acredita que ter somente uma opção facilita o desenvolvimento? A resposta é obvia, não, não facilita.

Viva as opções para que meu poder de escolha continue vivo!

T+

Algumas opiniões que peguei em um blog conhecido de desenvolvimento Java. O problema é integrar Ajax4JSF e Facelets:

Enfim, exemplos como este demonstram meu ponto de vista.

[quote=gilliard_santos]Sobre o Flex, e mais especificamente Lazslo, uma ve li um cara metendo o pau no JSF falando que ele nao servia pra nada, e que o Laszlo, com suas interfaces “nervosas” ia fazer com que o JSF, e consequentemente o Seam e quem mais trabalhe com html já nascessem mortos…
Eu concordo com o Kenobi, acho que poderia ter projetos mais voltados a essa integragração com flash etc (onde foi parar o jsf4laszlo?). Mas o que eu vi na prática, é que para aplicações corporativas, pelo menos na minha realidade, o flash ainda é utópico :frowning:
As aplicações que eu desenvolvo são usadas pelo interior do estado de MS e em alguns lugares o negócio é caótico… uma paginazinha html já demora horrores… e a minha esperança é que o uso de ajax ajude na maioria dos casos melhorar o tempo de resposta para esse usuários.
Mas como eu falei, essa é a minha realidade, para quem tem menos restrição de banda e hardware, acho que pode até se incomodar mais com essa defasagem do html. Mas no meu caso (e acho que deve ter mais gente na mesma situação), mesmo que saia A solução em renderizadores flash para JSF nao iria poder usar :cry: [/quote]

Concordo !

Por enquanto o FLEX é muito lento. Principalmente nas conexões discadas. Mas é muito legal !!! Fiz um exemplo em casa e me surpreendi.
Eu que sou pessimo para layout (designer) fiz um negocinho que ficou da hora… hehehe :slight_smile:

Recentemente escrevi um post “Simplicidade, é disso que o Java precisa!” no meu blog que tem tudo a ver com o assunto que está rolando aqui.

Acho que de fato estamos chegando em um nível de complexidade sem sentido. A complexidade está crescendo, o custo de desenvolver uma aplicação também cresceu e em muitos casos na minha opnião o produto final não tem tido qualidade superior aos da época do delphi/vb/asp/php.

Podemos estar usando o estado da arte mas acho que o mais importante que é deixar o cliente mais feliz em geral tem deixado muito a desejar. Vocês não acham que uma aplicação que levava 24 meses pra ser construída em 1997 hoje deveria ser desenvolvida em 12 meses? pelo que tenho visto hoje ela é feita em 36. E mesmo quando se fala em manutenção não vejo grandes ganhos.