Bem, vamos lá. Acho que esta seção é a mais adequada.
Estamos passando por um momento estranho no mundo java ee principalmente. Existem N ou N+1 frameworks, a maioria deles faz a mesma coisa que o outro porém este se julga melhor que os anteriores por estou ou aquele motivo.
Poucas ferramentas neste mar de frameworks de nomes bonitos e que prometem fazer muito e deixar o nosso trabalho mais fácil, pouquissimas realmente cumprem o que prometem. É o caso do Hibernate, Struts (porque não?), Spring e mais uma meia dúzia. O resto é coisa de gente que estava sem o que fazer ou resolveu tentar a sorte, fazer um framework conhecido e quem sabe, quem sabe mesmo ganhar alguma coisa com isto.
É o caso dos brasileiros que andam fazendo framework mvc que promete fazer muito… no fim das contas, eles não estão trazendo nada de novo, simplesmente tentando reinventar a roda.
A curva de aprendizado está aumentando, a quantidade siglas também, no fim das contas, o nosso trabalho está mesmo ficando mais fácil? Iniciativas como o Ruby on Rails poderão quem sabe tomar o lugar desta sopa de letrinhas que se transformou o mundo Java EE?
E a compatibilidade entre essas ferramentas como anda? Até agora estou apostando uma grana com quem conseguir integrar o ajax4jsf com o sitemesh, duas ferramentas por sinal muito boas. Integrar estes dois sem fazer uma gambiarra parece muito complicado, a não ser que surja outra versão.
Já é hora de parar pra pensar, temos muitas ferramentas, mas a maioria não fala entre si e não são 100% integráveis. Nosso trabalho está ficando mais produtivo? Os frameworks estão cumprindo mesmo com esta promessa? Ou as ides que ficaram melhores? Isto tudo é muito discutível.