olá … do geito que o código está a declaração “throws EOFException” está redundante (desconsiderando a falta das chaves), exceções só são capturadas se forem instâncias da classe ou das heranças da Exceção que você declarou no “catch”, e a exceção EOFException não é herança de FileNotFoundException:
olá … do geito que o código está a declaração “throws EOFException” está redundante (desconsiderando a falta das chaves), exceções só são capturadas se forem instâncias da classe ou das heranças da Exceção que você declarou no “catch”, e a exceção EOFException não é herança de FileNotFoundException:
Opa cara valeu!! tenho que decorar essas arvores de heranca mesmo pelo menos ate ate a 7 geracao diacho!!!
So mais uma duvida,corregi o problema fazendo como vc disse a excessao lancada agora faz parte da relacao de heranca mas pq o compilador me obrigaga acrescentar IOException na interface publica?
public class File2 {
te obriga porque FileNotFoundException nunca conseguiria capturar IOException… no exemplo anterior, Exception tem condições de capturar EOFException, por isso que não te obrigava o “throws EOFException”… agora como neste caso FileNotFoundException nunca teria condições de capturar uma IOException, já que IOException é superclasse de FileNotFoundException, o throws torna-se obrigatório para poder jogar a exceção para o método anterior da pilha.
smkk
cara .. para ficar mais facil.. pense nas excecoes como Animais(exemplo bem idiota eu sei)
publicclassPrincipal{publicstaticvoidmain(String[]args){// FUNCIONAtry{thrownewAnimal();}catch(Animalex){}// FUNCIONAtry{thrownewCachorro();}catch(Mamiferoex){}// NÂO FUNCIONA >> sapos não mamam!!!try{thrownewAnfibio();}catch(Mamiferoex){}// NÃO FUNCIONA >>> você não pode mandar um Animal mamar,// pois você não tem certeza se ele pode... pode ser um sapo!!try{thrownewAnimal();}catch(Mamiferoex){}}}classAnimalextendsException{voidcome(){}}classMamiferoextendsAnimal{voidmama(){}}classAnfibioextendsAnimal{voidcomportamentoEstranho(){}// hehe}classCachorroextendsMamifero{voidlate(){}}classGatoextendsMamifero{voidmia(){}}
espero que agora tenha ficado mais claro.
J
janara
? Faça um método que some os 10 primeiros
elementos de um array de inteiros.
? Caso o array tenha menos de 10 elementos
lance uma exceção
ArrayIndexOutOfBoundsException.
? Teste o método com vários arrays.
Alguem poderia me ajudar… a responder este exercicio…por favor?