Bom, pra muitos, isso pode ser uma besteira e tal, mas eu nunca tinha pensado em usar um treco desse e, adivinhem, precisei. Espero que sirva de alguma coisa pra alguem.
Estive procurando sobre isso na Internet e descobri o seguinte:
Antes de mais nada, vc tem ke usar o Runtime.getRuntime().exe("");
Pra usar comandos do Windows, use o seguinte: “cmd /c comando”
Assim vc pode usar alguns comandos sem usar o caminho absoluto, tipo notepad, dir, iexplore, etc…
No Windows, se vc abrir o prompt do DOS e digitar “start url” ele já abre a url no browser padrão (que é a gente que define)
Logo, pra abrir URLs com o browser padrão no WINDOWS. é só usar:
Num sistema UNIX dificilmente você teria qualquer String ‘universal’ como esta.
É engraçado ver um sistema como o Windows onde uma coisa tão insignificante como um browser padrão é anexado ao Sistema Operacional. Em um sistema operacional do tipo que chama de ‘menos amigável’ não creio que existe este conceito. Entenda: eu tenho um browser padrão no meu KDE, mas nada impede que eu tenha outro num eventual Gnome instalado na mesma máquina, e meu SO nem imagina o que diabos é um browser padrão, ele está mais preocupado com suas funções, como evitar que um programa meu faça a besteira de comer toda a memória da máquina, ou tente invadir espaço que não lhe pertence.
Bem, como sou chato tenho que escrever isso, perdoe-me : você já sabe que este tipo de comando elimina completamente a portabildade, então: não seria melhor usar C++?
Na verdade, desde meus poucos anos com C/C++ experimentávamos a famigerada system(""), que faz exatamente isto. Ela era considerada muito perigosa e só devia ser usada como último recurso
Para não ser só um chato que critica tudo :D, uma dica: coloque este comando em um arquito-texto separado e crie um arquivo-texto deste para cada sistema. Pelo menos você ganha o máximo de portabilidade que puder
acho que a solução menos ruim para isto, é em um ambiente unix e até no windows, você deixar o cara escolher qual o browser ele quer utilizar, mas ja deixar um padrão, tipo no windows mandar apenas startar o html, e num unix da vida, utilizar o mozilla como padrão, que em muitos casos não vai funcionar, mas ja é alguma coisa, e quando não funcionar, o cara vai ter que te dizer qual o browser que ele gosta
Muitos programas em ambientes UNIX abrem uma textobox com alguma coisa padrao escrita e deixam você mudar. Se o que ele tem que fazer é uma simples string pra passar ao SO, e como geralmente browsers aceitam o primeiro parâmetro como uma página à carregar, sua idéia é boa:
Uma caixa de texto Escrito ‘mozilla’ ou algo assim e, se o cara quiser, ele altera. É claro que com um texto explicativo bem elaborado [já tomei esporro hoje por colocar duas frases como ajuda, né Daniel ?].
Se isso for muito improtante, de repente fazer um scan no disco do cara por coisinhas como 'opera, ‘iexplorer’, ‘mozilla’, podem ajudar… mas aê já cheira à gambiarra