Bom dia, tenho um aplicativo feito em java que é executado através do arquivo .jar, mas gostaria que este fosse chamado através de um aplicativo executável (.exe). Um exemplo disso é o aplicativo da declaração do IRPF, pois ele é um exe, mas que chama na verdade um .jar.
Alguém já fez isto, se fez poderia dar-me uma luz? Pensei em fazer em delphi um chamando mas não sei se não vou acabar reinventando a roda.
Eu já me fiz essa pergunta e exatamente no exemplo do programa do IRPF. Debatendo com um colega aqui a explicação mais razoável que ele deduziu foi que colocando um exe como intermediário você garantiria que o .jar seria executado pela jvm e não acidentalmente por outro aplicativo - como um descompactador de arquivos por exemplo.
Eu já me fiz essa pergunta e exatamente no exemplo do programa do IRPF. Debatendo com um colega aqui a explicação mais razoável que ele deduziu foi que colocando um exe como intermediário você garantiria que o .jar seria executado pela jvm e não acidentalmente por outro aplicativo - como um descompactador de arquivos por exemplo.[/quote]
Exatamente isto! Outra coisa, não consegui fazer o jar ter um ícone certinho e ser jogado (automaticamete) no desktop utilizando o InnoSetup.
[quote=libajunior]Não é o .jar ser um .exe… è um exe chamar um jar.
=)[/quote]
Oi,
Como eu falei, o correto é utilizar um shortcut para fazer isso. E geralmente em Windows utiliza-se um .bat e em Linux utiliza-se um .bsh e não um .exe
Você precisa saber como o Windows funciona. Quando você dá um duplo-clique em qualquer aplicativo (.exe, doc, pdf, wma, etc…) o Windows Explorer vai até seus Registros e acha uma associação da extensão do arquivo com o tipo do arquivo. No caso de um arquivo com extensão .jar, ele encontrará a associação jarfile.
Após isso, ele pegará o tipo do arquivo e rodará o comando associado a ele. Neste caso, seria um javaw.exe que está presente na sua pasta bin do seu JRE. Ou seja, se você estiver com o CLASS_PATH no Windows configurado corretamente, o seu .jar poderá ser executado via DUPLO CLICK.
Mesmo assim, eu recomendo sempre utilizar um shortcurt. Pq? Porque rodar aplicações por duplo click só funcionam para aplicação que usam pouca memória, que não precisam de parâmetros… Ou seja, aplicações que não necessitam de nenhuma configuração especial.
Rodando por um arquivo .BAT por exemplo, pode-se especificar todo e qualquer tipo de informação.
Um exemplo simples:
Dentro do meu .BAT (atalho), tenho as seguintes instruções: -Xms256m -Xmx1G. Neste caso, estou já pré-definindo a memória que deverá ser alocada pela aplicação Server.jar que deverá utilizar o banco de dados instalado na maquina de ip 192.168.2.25.