Executável

Olá pessoal!!!

Alguém sabe como criar um arquivo executável das classes do java? tipo os .exe.

obrigado,

vc deve criar um jar , que é o que equivale (mais ou menos) ao exe em um ambiente com JVM instalada, mas se vc quizer mesmo criar o exe, pense bem na portabilidade da sua aplicação…

Pesquisando no google vc encontra:

[quote=“copernico.vespucio”]O GJC é um compilador estático, ou seja, ele transforma o código java em código nativo. Não é o mesmo que rodar seu aplicativo sob uma JVM.

Eu fiz o comentário acima baseado na seguinte documentação acessível pelo site do GNU-Classpath e pelo Kaffe:

http://www.kaffe.org/~stuart/japi/htmlout/h-jdk14-classpath.html

Eu ainda não fiz uma pesquisa extensa sobre o suporte das APIs livres ao Swing (falta de tempo…), mas creio que vc. deva tentar o SableVM. Há algumas demonstrações com Swing em:

http://sablevm.org/screenshot.html

O assunto swing parece ser bem “quente” em suas listas de discussão, o que deve garantir bom suporte. Para quem usa aplicativos em Java e faz verdadeira questão do uso de JVMs alternativas, vale a pena experimentar.

Claro, dá um pouco de trabalho. Quem não quiser esquentar a cabeça testando, resolvendo bugs e aprimorando, não trabalha com implementações livres: instala a JVM da Sun e vive feliz.

Se vc. obtiver alguma mensagem de erro java e tiver algum problema, talvez eu possa ajudar, no que estiver ao meu alcance: copernico.vespucio.publico@gmail.com.[/quote]

Não sei se é a melhor solução para o seu problema, mas como ja foi alertado, vc pode ter problemas de portabilidade e, talvez, de performance.

Olá

Esquece. Mas esquece mesmo porque não há a menor necessidade.

O Java foi feito para rodar como uma JVM. Esta JVM possui diversos algorítmos de otimização que às vezes até se modificam quando o mesmo trecho de código é executado muitas vezes.

Criar um executável seria engessar tudo e isto seria péssimo tanto em termos de performance como em flexibilidade.

Se seu chefe não quer usar Java porque o código fica a aberto e qualquer um pode descompilar, responda para ele que com Java se consegue fazer com MUITO mais facilidade sistemas com centenas de milhares de linhas de código. Destrinchar isto é coisa que normalmente demora quase tanto quanto reescrever tudo de novo.

Só para dar um exemplo, sugiro que baixe o código fonte do JBoss ou do Glassfish e veja quantos anos levará para entender (sem ter outros documentos além dos fontes). Se quiser lhe mando um arquivo jar de poucos mega bytes para você experimentar entender a partir das classes descompiladas (que nem sempre aparecem de forma legível).

[]s
Luca