Pessoal…quero muuuuito e preciso aprender a trabalhar em mvc…mais ou menos tenho uma ideia do que seja:
Ok…mvc(model, view, controller)…
Bom vamos dizer assim:
Se eu criar uma aplicacao onde o usuario cadastra ordens de servico para os clientes…
tenho 3 objetos: usuario, os, cliente ok?
entaum vejamos:
eu vou precisar de uma classe para conectar ao banco de dados: Conexao.
e vou precisar de varios forms para cadastrar cliente, cadastrar user, abrir os, listar os…enfim.
eu devo criar uma classe dao para cada objeto: por exemplo clientedao, osdao, usuariodao?
e a interface? frmcliente, frmusuario, frmos, frmconsulta???
Voces podem me dar uma luz???
E onde fica o servidor de aplicacao nisso tudo…segundo uma conversa que eu tive com um colega…‘basta criar o appserv e os objetos o banco naum importa, a interface naum importa’…naum sei se eu estou sonhando, mas isso eh possivel ?
Obrigada galera []'s
Oi
Diana, os seguinte, os forms sao teus views… Tu vai colocar nele o que será preciso pra passar pro DAO… No DAo tu deixa as logicas do teu programa, coisas do tipo de validação, etc, etc… E pra conectar tu pode usar uma classe de conexão normal ou entao um pool de conexões, eu ahco melhor o pool…
Sobre os servidores, se tu quiser ficar com a RI da Sun, sem problemas, mas eu aconselho que uses o Tomcat e se tiver EJB o JBoss…
T+
Muito bem, onde entra o servidor de aplicacao nisso…se jah estah tudo dividido em camadas, pq eu preciso de um servidor de aplicacao???
Não sei se entendi o que vc quis dizer… Se a questão do servidor de aplicação for referente a separar o processamento em Servidor de Aplicação e Servidor de Banco de Dados (tornando assim sua aplicação distruibuída) por exemplo, você poderia fazer da seguinte maneira:
JSP (telas) -> Controller (recebe a informação do JSP dizendo que ação executar) -> Bean (Onde estarão as regras de negócio) -> Dao (comunicação com o banco de dados, específico para cada Bean)
O servidor de aplicação entraria justamente na parte de processamento e do Controller e do Bean… ou seja… esses arquivos seriam executados no servidor de aplicação…
O Dao seria executado em um servidor de banco de dados…
E os views (telas JSP) podem ficar no cliente ou mesmo no servidor.
Se o que vc chama de servidor de aplicação é simplesmente o servidor que irá executar TODA a aplicação, então pesquise sobre TomCat, que é um container responsável por executar seus JSPs.