Olá boa noite
gostaria de uma ajuda
to tentando saber como colocar uma textura do geito mais simples sem muita função
e que to iniciando agora em c++ open gl.
esse e oq tentei mais naum deu certo não carrega a imagem
e ja coloquei todas as bibliotecas necessarias
#include <gl/gl.h>
#include <gl/glu.h>
#include <gl/glut.h>
#include <gl/glaux.h>
#include <math.h>
static void Desenha(void) {
//Criação das texturas
unsigned int Texturas[10] ;
_AUX_RGBImageRec *Imagem;
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
glGenTextures(2, Texturas);
//Criação da textura da esfera
Imagem = auxDIBImageLoadA((const char*)"terra.bmp");
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, Texturas[10]);
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, GL_RGB, Imagem->sizeX,Imagem->sizeY, 0,GL_RGB,GL_UNSIGNED_BYTE,Imagem->data);
glTexParameteri(GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MAG_FILTER, GL_LINEAR);
glTexParameteri (GL_TEXTURE_2D, GL_TEXTURE_MIN_FILTER, GL_LINEAR);
delete Imagem;
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, Texturas[0]);
//frente
glColor3b(127, 0, 0);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(0, 0, 0);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(1, 0, 0);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(1, 1, 0);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(0, 1, 0);
//direita
glColor3b(0, 127, 0);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(1, 0, 0);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(1, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(1, 1, -1);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(1, 1, 0);
//trás
glColor3b(0, 0, 127);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(1, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(0, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(0, 1, -1);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(1, 1, -1);
//direita
glColor3b(127, 127, 0);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(0, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(0, 0, 0);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(0, 1, 0);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(0, 1, -1);
//superior
glColor3b(0, 127, 127);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(0, 1, 0);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(1, 1, 0);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(1, 1, -1);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(0, 1, -1);
//inferior
glColor3b(127, 0, 127);
glTexCoord2f(0, 0); glVertex3f(0, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 0); glVertex3f(1, 0, -1);
glTexCoord2f(1, 1); glVertex3f(1, 0, 0);
glTexCoord2f(0, 1); glVertex3f(0, 0, 0);
glEnd();
glFlush();
glutSwapBuffers();
glutPostRedisplay();
}
int main() {
glutInitDisplayMode(GLUT_RGB | GLUT_DOUBLE);
glutInitWindowSize(600,600);
glutCreateWindow("teste de textura ");
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
gluPerspective(75.0,1,1,30);
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
glutDisplayFunc(Desenha);
glEnable(GL_CULL_FACE);
glCullFace(GL_BACK);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);
glDepthFunc(GL_LESS);
glEnable(GL_LIGHT0);
glEnable(GL_NORMALIZE);
glEnable(GL_COLOR_MATERIAL);
glEnable(GL_LIGHTING);
glutMainLoop();
}
des de ja grato,
ahh to compilando no DEV C/C++ 4.9.9.2