Exemplos de uso real de Estrutura de dados em Java?

Bom dia !!

Estou atualmente estudando Collection eu sei como é útil e para que serve,
mais não consigo enxergar o uso real das estruturas de dados(ordenação, busca bínaria, maior menor, fila, encadeada e pilha etc) em cenários reais em projetos,

Pois sempre acabo estudando com algum exercício com algum método avulso de ordenação por exemplo mas eu gostaria de saber sobre a experiência de vocês em projetos quais desafios encontram e como solucionam seus problema com o uso de Estrutura de dados e principalmente com a parte que envolve Collection…para que eu possa visualizar melhor o seu uso no dia dia de um Programador, já que eu não trabalho na área de programação.

Grato,

As API java Map, Set, List etc, são uma mão na roda, qse sempre a API já implementa a funcionalidade como sort etc.
Já utilizei Comparator em uma list, mas foi um caso especifico, pois era para listar arquivos, e a regra de ordenção era por nome e data.

A caleum tem um curso sober, e disponibiliza a apostila para download:
http://www.caelum.com.br/curso/cs-14-algoritmos-estruturas-dados-java/

[quote=yoshikichi]A caleum tem um curso sober, e disponibiliza a apostila para download:
http://www.caelum.com.br/curso/cs-14-algoritmos-estruturas-dados-java/[/quote]

HEHE Não perdi tempo - Já fiz esta apostila muito boa por sinal, porém dela que surgiu as dúvidas, usar cada situação individualmente ficou bem claro, porém o uso em projetos usando banco de dados por exemplo e etc é que ficou “escuro” o uso para mim …entendeu?

Resumindo cenários de onde eu faço o uso disso.

Veleu…

Sim entendo, mas a idéia é simples e a pratica ajuda.
Imagine que vc qra só objetos não repetidos.
Se isso fosse em banco de dados com SQL nativos, tu utilizaria group by.
Mas mundo OO é outro o SQL só foi um exemplo, voltando a ele, cv não qr objetos repetidos, mas, também não quer muita loógica como equals, == etc.