Exemplos de uso real de Estrutura de dados em Java?

Bom dia !!

Estou atualmente estudando Collection eu sei como é útil e para que serve,
mais não consigo enxergar o uso real das estruturas de dados(ordenação, busca bínaria, maior menor, fila, encadeada e pilha etc) em cenários reais em projetos,

Pois sempre acabo estudando com algum exercício com algum método avulso de ordenação por exemplo mas eu gostaria de saber sobre a experiência de vocês em projetos quais desafios encontram e como solucionam seus problema com o uso de Estrutura de dados e principalmente com a parte que envolve Collection…para que eu possa visualizar melhor o seu uso no dia dia de um Programador, já que eu não trabalho na área de programação.

Grato,

As API java Map, Set, List etc, são uma mão na roda, qse sempre a API já implementa a funcionalidade como sort etc.
Já utilizei Comparator em uma list, mas foi um caso especifico, pois era para listar arquivos, e a regra de ordenção era por nome e data.

A caleum tem um curso sober, e disponibiliza a apostila para download:
http://www.caelum.com.br/curso/cs-14-algoritmos-estruturas-dados-java/

[quote=yoshikichi]A caleum tem um curso sober, e disponibiliza a apostila para download:
http://www.caelum.com.br/curso/cs-14-algoritmos-estruturas-dados-java/[/quote]

HEHE Não perdi tempo - Já fiz esta apostila muito boa por sinal, porém dela que surgiu as dúvidas, usar cada situação individualmente ficou bem claro, porém o uso em projetos usando banco de dados por exemplo e etc é que ficou “escuro” o uso para mim …entendeu?

Resumindo cenários de onde eu faço o uso disso.

Veleu…

Sim entendo, mas a idéia é simples e a pratica ajuda.
Imagine que vc qra só objetos não repetidos.
Se isso fosse em banco de dados com SQL nativos, tu utilizaria group by.
Mas mundo OO é outro o SQL só foi um exemplo, voltando a ele, cv não qr objetos repetidos, mas, também não quer muita loógica como equals, == etc.
Então vc utiliza o HashMap, assim é garantido que para cada put terá só um objeto e não repetido.
Isso em hibernate tabém se aplica, por exemplo Set é uma interface que não permite elementos duplicados, ArrayList é uma implementação da interface List.
Qndo vc mapea em hibernate isso tem uma diferença significativa.
Mas sei lá, mas só o tempo mesmo para sanar suas dúvidas. rsrs, assunto muito amplo.
Na revista mundo java, não me lembro quais edições tem uma serie de artigo tratando sobre o assunto.
Falow abs

Obrigado,

Em relação as classe e o uso delas não tenho dúvidas… sort…List até entendo para o que serve cada uma e qual cenário utilzar

mais você comentou uma coisa interessante por exemplo… por que faria certa coisa via programação e não no banco de dados com um group by por exemplo rsrs

valeu pela ajuda…

Porque nem sempre os dados que você manipula vêm do banco de dados. Nem sempre você tem controle sobre eles.

Não se preocupe. Apenas estude e aprenda. Você vai usar muito em seus projetos. eu não me recordo de um projeto meu em que não tenha usado ao menos uma Collection, Map ou qualquer classe do tipo.

Durante a graduação muitos de nós temos dúvidas sobre se vamos usar isso ou aquilo. E alguns optam pelo caminho mais arriscado de não estudar ou não dar a devida atenção. Cara, como me arrependi, em meu primeiro projeto aqui em uberlândia, se não ter aprendido a fazer um parser na faculdade… rsrsrs Achei que nunca iria usar… E como me arrependi de não ter estudado mais geometria analitica e trigonometria quando resolvi brincar com o Robocode… rsrrs

Conhecimento é que nem dinheiro. Se você morrer e não usar, não tem problema. Merda mesmo é se o dinheiro morrer e você ficar. rs