pessoal, sou novo em java e OO, e queria saber como solucionar os exercicios da famosa apostila Caelum no capítulo de arrays (5.5 - Exercícios: Arrays):
Volte ao nosso sistema de Funcionario e crie uma classe Empresa dentro do mesmo arquivo .java. A
Empresa tem um nome, cnpj e uma referência a uma array de Funcionario, além de outros atributos que
você julgar necessário.
class Empresa {
// outros atributosFuncionario[]empregados;Stringcnpj;
}
ESSE PRIMEIRO EU JÁ FIZ, SÓ COLOQUEI AQUI PRA PODER COLOCAR O SEGUNDO QUE É O QUE NÃO TO SABENDO!
A Empresa deve ter um método adiciona, que recebe uma referência a Funcionario como argumento, e guarda esse funcionário. Algo como:
…voidadiciona(Funcionariof){// algo tipo:// this.empregados[ ??? ] = f;// mas que posição colocar?}…VocêdeveinseriroFuncionarioemumaposiçãodaarrayqueestejalivre.Existemváriasmaneirasparavocêfazerisso:guardarumcontadorparaindicarqualapróximaposiçãovaziaouprocurarporumaposiçãovaziatodavez.Oqueseriamaisinteressante?Éimportanterepararqueométodoadicionanãorecebenome,rg,salário,etc.Essaseriaumamaneiranemumpoucoestruturada,muitomenosorientadaaobjetosdesetrabalhar.VocêantescriaumFuncionarioejápassaareferênciadele,quedentrodoobjetopossuirg,salário,etc.
e tem o terceiro e seguintes, que se puder me mandar uma idéia também, fico grato!
obrigado!
Ola, tambem sou novo em java e estou lendo a msma apostila…mto boa ela neh…
intao vc pode criar um contador estatico na classe…
tpw
classEmpresa{// outros atributosFuncionario[]empregados=newFuncionario[10];//acho q precisa definir o tamanho..Stringcnpj;staticintcontador;voidadiciona(Funcionariof){if(contador<10)this.empregados[contador++]=f;}}
nao sei se ta certo mais espero ter ajudado
A
artursmp
Muito obrigado aos 2 !
ajudou legal!
Se alguem souber onde tem na net os exercicios da caelum resolvidos fico grato!
vlww!
maisongalvao144
Vou postar aqui a minha solução para análise.