Estou iniciando com os estudos em java e meu professor passou um exercício. Fiz todos os códigos mas tem uma parte do final que não sei como fazer ainda, que seria exibir o número com 3 casas decimais. alguém poderia ajudar?
“Mostre o valor com três casas decimais após o ponto.”`
Meu método usado:
{
Scanner ler = new Scanner(System.in);
double tempoGasto, vm, distanciaPercorrida, automovel, litros;
automovel = 12;
System.out.print("Informe o tempo gasto na viagem (em horas): ");
tempoGasto = ler.nextDouble();
System.out.print("Informe a velocidade média durante a viagem em km/h: ");
vm = ler.nextDouble();
distanciaPercorrida = vm / tempoGasto;
litros = automovel / distanciaPercorrida;
System.out.println("A distância percorrida foi de: " + distanciaPercorrida + " Km");
System.out.println("Quantidade de litros necessária: " + litros + "l.");
}
Como eu falei, sou iniciante. Meu professor não falou desta função de colocar casas decimais. Você poderia me indicar algum artigo ou livro com essas teorias? Pois estou querendo aprender como e o porque se usa e não apenas copiar o código e usar.
Vi que você usou a vírgula em vez do “+” para imprimir a informação, e também juntou o “km” e “l” ao usar o %.3f
Ahh, e existe alguma diferença entre “printf” e “String.format”?
observando aqui as suas duvidas não são exatamente de teoria, mas de sintaxe. se vc não entende a diferença entre + e , vc precisa prestar atenção entre o que é uma concatenação de strings ( via operador + ) e o que é chamar uma função com diferentes argumentos ( que é a função da virgula ).
existe sim uma teoria por traz, mas aqui podemos simplificar para: vc quer fazer matematica com os tipos padrão de java e usar o que o ponto flutuante pode fazer (e suas limitações). ao final vc quer adaptar o resultado para algo com x casas decimais apenas para impressão ( saida ). nesse caso um simples formatador resolve.