[quote=guto20092012]Tem pessoas que digitam e construem todo o layout de tela no swing SEM IDE ???
…deve ser muito tedioso fazer isso hein…ainda mais tela com mais de 100 componentes…tem alguma tecnica para fazer o Layout desses 100 components distribuidos na tela sem auxilio de uma IDE ???
Imagina o cuidado para nao sobrepor os componentes na tela e o cuidado para distanciar de forma igual e homogênea as centenas de componentes…da tela SEM UMA IDE !!
Como seria se nao houvessem essas IDEs como Eclipse-Windows Builder e Netbeans ?
Quanto tempo se levaria para fazer uma tela bonita e apresentável sem um IDE de design ?
Tem alguma tecnica que podemos utilizar para a construcao LAY-OUTS das telas sem auxilio de uma IDE , somente vendo os componentes e codificando o layout ?
Acho que antes de existirem dessas IDEs para auxilio das construcoes dos LAY-OUTs de telas - os profissionais especialistas em LAYOUT tinham uma tarefa ardua ?!! nao acham ?
Como era quando nao existiam IDEs para facilitar a elaboracao dos Lay-Outs complexos !!! Quanto tempo se levava para fazer e ajustar os Lay-Outs para centenas de componetes que compunham as telas ?
Alguém pegou essa época ???
[/quote]
Essa época eu não peguei, rsrsrs, mas com base nisso podemos imaginar de onde surgiu o famoso protótipo de software, já que, construir as telas era mais difícil que codificar o “núcleo” do sistema, empurra-se as telas sem codificação na esperança de aprovação por parte do cliente, o problema é: e se o cliente mandar refazer o layout inteiro, kkkk, já pensou?
Agora nos dias de hoje, codificar layout no braço tendo como peso a produtividade hoje tão buscada pelos desenvolvedores e exigida pelos gestores inviabiliza totalmente esse tipo de construção “crua”, do zero e por outro lado temos que desenvolver pensando em manutenção futuramente, ou seja, não basta sermos produtivos, termos de ser ultra flexiveis, seguindo boas práticas e construindo software entendível, coisa que muitas vezes uma IDE/ferramenta pode atrapalhar.
É cara, que diria que seria fácil não é mesmo?