Olá, sou novato na programação e estou assumindo alguns projetos legados. Já vi algumas maneiras diferentes para nomeação e gostarias de saber existe mesmo um padrão para nomear pacotes em um projeto? Assim como nomes de classes dao e interfaces. Sei que geralmente se dá nome no pacote de BR.com.nomeprojeto…
Eu aprendi da seguinte forma, todos os pacotes devem conter o nome em letras minúsculas, seguindo o seguinte formato:
<país>.<área>.<projeto>.<recurso_específico>
onde, “br” representaria o Brasil, o “com” indica comercial assim como “edu” indica educacional, o restante é de acordo com o nome do projeto e padrão de organização adotado.
Cara, esse padrão aí até peguei. A questão mesmo é por exemplo, o pacote das classes principais, já vi .to ou .domain. Já para os DAOS vi separarem por interface e implements. Também vi o nome de resources e factory para conexão de banco. E a desculpa que sempre ouvi era que é questão de convenção, rs. Aí deixa a gente um pouco confuso.
Isso varia dependendo da equipe e projeto. Você pode definir o padrão que for mais prático pra organização do seu projeto. Importante é dar nomes significativos pro negócio.
No caso citado de Interface, voce realmente ta tendo mais de uma implementação diferente pro mesmo DAO pra precisar de interface? Defina as coisas conforme a necessidade, pra nao tornar o projeto burocrático.
Estes são alguns dos padrões adotados, o importante é dividir e organizar tudo de forma que simplifique o entendimento, não se apegue à estes nomes, desde que os nomes que utilizar realmente façam sentido e representem um pequeno “pedaço” do seu projeto.
Entendi, eu realmente achei que tinha algum tipo de convenção mais específica, mas pelo visto existe um padrão sim, porém menos rigoroso. A questão da interface, pior que não, ela tá sendo usada apenas para cada classeDAO do sistema. O projeto foi feito organizado por exemplo, um pacote para a classe, outro para interface, outro para dao implements, outro para as regras de negócio e um último para conexão do banco. Achei também um pouco desnecessário, além de estar usando jdbc, mas já está implantado, rs.