Existe alguma ferramenta para desenvolver um projeto concorrentemente com outro programador em Java?

Preciso fazer um trabalho de faculdade, e no caso foram divididas duplas, existe alguma forma de trabalharmos de forma organizada no projeto? como se utiliza interface gráfica vários funções e interações são dependentes, a ideia é não precisar se reunir e otimizar a criação do sistema.

https://git-scm.com/

1 curtida

não conheço, vou dar uma pesquisada. Obrigado!!!

GIT: CONTROLE E VERSIONAMENTO DE CÓDIGOS

Sim! A ferramenta que você precisa é uma ferramenta de controle e versionamento do seu código, e pra isso existe o maravilhoso Git!

Sim, se você associou com o GitHub, está em parte certo. O GitHub é o site para você armazenar seus repositórios, e o Git a ferramenta pra fazer tudo.

Você pode aprender Git nesse link.

DICA: Hoje em dia, nas empresas de desenvolvimento, saber GIT é quase um pré-requisito. Vale a pena aprender a usar essa incrível ferramenta

1 curtida

vamos la

empresas e projetos de software livre resolveram isso usando programas gerenciadores de versão.

existem varios como CVS, Subversion, Git, Rational ClearCase, etc.

hoje em dia o git é muito popular pois é o gerenciador escrito para o desenvolvimento do Kernel Linux.

o github.com é um dos maiores repositorio de codigo aberto do mundo e é gratis para utilizar.

entretanto a curva de aprendizado é dura. não é nada amigavel ao marinheiro de primeira viagem que tem medo de usar a linha de comando. entretanto basta um pouco de dedicação que vc vai longe.

uma forma interessante que vcs podem trabalhar é definir um branch remoto de desenvolvimento (devel) e cada um vai trabalhar nos seus branches individuais ( ou criar um branch por funcionalidade ). de tempos em tempos vcs sincronizam com o branch remoto. uma sugestão é que um submeta a sua porção de codigo ao outro por meio de um Pull Request para que o outro revise e então promova esse codigo ao branch de desenvolvimento. dessa forma os dois saberão o que esta sendo feito.

se os dois alterarem o mesmo arquivo, um trabalho de merge precisa ser feito para decidir que caminho seguir. conversem entre si.

o ideal seria se vcs tivessem também uma suite de testes automatizados e configurando uma ferramenta de Continuous Integration ( ci ) a cada push.

entretanto tudo isso pode ser extremamente novo e trabalhoso. Mesmo programadores experientes perdem algumas horas nesse setup. acho apenas interessante citar que existe sim uma forma de 2 ou mais pessoas trabalharem remotamente sem que uma delas quebre o codigo todo ( ou se quebrar, descobre-se o mais rapido possivel ).

se vc acha que git é complicado então troquem codigo por email. O tempo que vcs vão gastar pra fazer tudo funcionar vai ser o tempo aprender o basico - creio eu.

1 curtida

Isso mesmo, dei uma pesquisada sobre o GIT e não é nada fácil rs
Pelo que entendi é uma ferramenta poderosa e pretendo conhecer melhor, mas é um projeto simples que estou fazendo e acho que minha dupla não vai gostar da ideia de um pouco mais de complexidade para se preocupar.

Cara, a ferramenta é simples. Eu também achava um bicho de sete cabeças, até que resolvi upar alguns códigos de algumas disciplinas da faculdade como meio de aprender. Tem dado certo. A medida que necessito, vou aprendendo novos comandos. Qualquer coisa estamos aí.

Vou deixar um link que me ajuda bastante quando surgem dúvidas.

1 curtida

usando o google hangout existem umas ferramentas que vcs podem usar, tipo um bloco de notas onde os dois podem escrever.

dependendo do projeto vcs podem fazer juntos, cada um escreve um pouco de codigo por vez, e de-lhe copy/paste pra la e pra ca de codigo.

como hangout vcs podem enviar a tela do computador ao inves da imagem da webcam, ai enquanto um escreve o outro revisa.

se git é dificil, pensem fora da caixa ué

1 curtida

Legal galera, vou começar ao poucos com o GIT como o @lucas_aranha recomendou… Nesse projeto, por enquanto vai ser o copy/paste @peczenyj :rofl:

1 curtida