Existe isto no JAVA

Pessoal sou programador web e no JavaScript utilizo o prototype para extender os Objetos ex

String.prototype.alerta = function(){ alert(this); }

“Olá”.alerta();

Neste exemplo adicionei o metodo “alerta” ao Objeto String, tem como fazer isto no Java?

Não existe não … o unico modo de extender uma funcionalidade é dar “extends”(herança) na classe que deseja especificar.
NO caso o String nem isso é possivel pois ela é final

No C# isso é possível através de extension methods. Ficaria assim:

[code]public static class StringExtensions {
public void alert(this String valor) {
//faz qualquer coisa
}
}

String x = new String();
x.alerta(); //Chama o método alerta de StringExtensions[/code]

Deve ter um framework pra isso. :roll:

Não existe metaprogramação em java. Se vc quizer uma linguagem que possua isto te recomendo Ruby ou Python, que possuem classes abertas parecido com o javascript.

Para se ter uma idéia nem é possivel fazer uma função anonima igual vc esta fazendo em javascript. Em java metodos nem são cidadões de primeira classe :frowning:

Pessoal fiquei com uma duvida … utilizando RHINO isso é possivel ?

Segue conclusão. Funciona sim !!!

[code]package br.com.sample;

import javax.script.ScriptEngine;
import javax.script.ScriptEngineManager;
import javax.script.ScriptException;

public class Teste {
public static void main(String[] args) throws ScriptException {
ScriptEngineManager manager = new ScriptEngineManager();
ScriptEngine engine = manager.getEngineByName(“JavaScript”);
engine.eval(“var a = function (){return ‘marcelo’};”);
System.out.println(engine.eval(“a()”));
}
} [/code]

O que vc fez é diferente do que o colega fez. Você criou uma variável que o tipo é uma função.

O que ele quer saber é sobre pegar uma classe já pronta, e adicionar uma função extra.

Neste caso funciona também

[code]package br.com.sample;

import javax.script.ScriptEngine;
import javax.script.ScriptEngineManager;
import javax.script.ScriptException;