Existe mercado no Brasil para J2SE?

Olá Pessoal,
To no 4° semestre na faculdade e já faz algum tempo que venho procurando estágio na área de Java, mais precisamente J2SE para desenvolver para desktop, pois não sou muito fã de desenvolvimento para web. Porem a um tempo as únicas vagas que vejo sair são para J2EE. Para desktop me parece que as empresas ainda preferem o Delphi e o Visual Basic, sei de 3 empresas aqui que estão agora migrando seus sistemas de Delphi para C#, assim como vejo várias vagas para desenvolvimento Desktop com C#.NET, Mas nunca usando Java :/!
Pq isso? Ausência de uma ferramenta RAD para java, não sei? Nas cidades onde vocês residem existem vagas para J2SE?

Valeu um forte abraço.

Creio que esteja sim aparecendo, pelo menos na empresa onde trabalho, tem uma frequencia em fazer alguns programa desktop em java. De uma olhada, as vezes na empresa que desenvolve para web, possa pegar um projeto para desenvolver desktop.

Falow

A ja ia me esquecendo é em BH, MG.

Em 2005 trabalhei em um projeto que era um misto de J2SE (UI em Swing) e J2EE com EJB.

Era interessante o projeto, pois tinha sido a primeira vez que vi uma aplicação grande toda feita em Swing e usando EJB, porém o projeto teve demanda para web, e escolhemos JSF.

Eu ja trabalhei na Petrobras (terceirizado) em um projeto Swing com um background parte em EJB parte em RMI…

Mas pessoalmente acho que o mercado JSE é pequeno ainda

Não são a maioria, mas estão por ae, recomendo aprender a parte Web também, pois existe muita integração entre Web e Desktop, normalmente um sistema Desktop se comunica com outro Web, ou até mesmo sistemas Desktop com a cara Web rodando servidores embutidos.

RJ.

[]'s

Existem muitos casos de aplicações realmente grandes que possuem vários tipos de interface. Por exemplo, em um banco, você pode ter a interface dos caixas eletrônicos desenvolvida em Swing (se não me engano o HSBC tem isso), mais uma interface gerencial em web para determinados departamentos, mais outra interface em Swing para o pessoal dos caixas, mais uma interface em JME para gerentes que visitam clientes, etc…

Já vi vários casos e existe sim mercado para Swing. Só que geralmente em sistemas de grande porte (em empresas onde você precisa ter experiência para entrar) ou então aplicações muito simples (em empresas minúsculas que não valem muito a pena).

Para cada aplicação grande J2SE em Swing (como o sistema dos Correios, que você pode ver em cada agência) existem 200 (modo de dizer) aplicações grandes em J2EE.
É que sem o uso de frameworks (como o tal do Genesis) é difícil fazer uma aplicação Swing ou SWT bem-feita e no prazo.

acho que não existe mercado

swing é quase nulo aqui no Brasil, só ver em netcarreiras e apinfo da vida o numero de vagas pra java desktop. É quase nulo :frowning:

Olá Tiago, tudo bem?

De fato, “sobram” vagas para JEE.

Vou arriscar uma explicação para este fato: feliz ou infelizmente, a maioria dos desktops das empresas brasileiras é composto de hardware antigo, alguns muito antigos.

Sei que a performance das aplicações Java para melhorou ao longo dos anos, porém ainda existe um misto de preconceito e micro velho difícil de vencer!

Isso sem falar que alguns empresários se sentem “bem” vendo sua empresa usando Pentium II (ou anterior), Windows 98 pirata e um sisteminha porco feito em Delphi 5… fazer o quê?

Não vejo por este lado, pois as últimas versões do Eclipse e do Netbeans melhoraram e muito! Acho que quando o assunto é ferramenta, o maior obstáculo para sua plena utilização somos nós, programadores :roll:

Aqui no RJ não vejo vagas para JSE. Arrisco dizer que o restante do Brasil também não recruta muitos programadores para JSE.

Então, o que fazer?

A meu ver, se você realmente gosta de programação Java para desktop, você deve montar uma empresa e vender bons produtos criados com esta plataforma.

Aliás esta pode ser sua chance de ficar multi-bilionário :lol:

Forte abraço,

Aqui na empresa, contrário às muitas opiniões, apostamos no sistema Java Desktop, usando Swing.

Eu realmente prefiro (tb não gosto muito de programar web, mas aceito qdo precisa…rs…).

Temos um sistema grande (de automação comercial) em Clipper e eu faço parte da equipe que está convertendo ele todo pra Java. Está ficando legal, todos estão gostando. Ele é composto de vários “sub-sistemas”, vários já estão prontos e começando a rodar nos clientes. Os demais estamos fazendo ainda.

Por hora aqui usamos em Windows e Linux.

E eu tb, contrário ao que todos dizem (ou a maioria), eu aposto que isso ainda vai virar, que J2SE ainda vai ser muito usado e que a web não vai tomar conta do mercado como alguns acreditam. Eu aposto nos smart clients, não nos thin ou fat clients. A tendência a essa integração da web com o desktop eu concordo que existirá sempre e deve existir. Mas continuo achando que a web não vai dominar! rs…

Bom, vamos ver no que vai dar! :smiley:

Eu pensei que eu fosse tomar até um susto, com todos dizendo que existem vagas para trabalhar com Desktop, mas me admirei com o fato dessa visão ser compartilhada em igual com vcs… Lamento até por isso, preferia o susto *rs. Adoro programar em Java, não tenho a mesma afinidade c/ as outras linguagens… Mas pelo visto vou ter que procurar expandir meus estudos mais para J2EE.
Tava conversando esses dias com um amigo que já trabalha com Delphi faz uns 8 anos e ta tentando migrar para Java, mas ele me confessou que seria impossível agradar aos clientes dele trabalhando em Java. Não por questão da linguagem mas por questão de prazo…

Tava dando uma olhada na facilidade de se criar um aplicativo ou até mesmo um site pelo Visual Studio e aproveitei para dar uma conferida no MS Expression Design e Blend e fiquei admirado com os incrementos gráficos que se pode dar na aplicação e o modo ágil de fazer tanto aplicações web quanto desktop… Mas não me convenceu a mudar.

Resta esperar que a Sun acompanhe essa evolução para ganharmos mais em agilidade. Posso ta falando besteira, mas acho que talvez seja só isso que falte para que Java ganhe o mercado de Desktops!!

nao se iluda… existe vaga pra J2SE sim…
mas o numero e extremamente inferior do que as vagas pra J2EE…

mas seja J2EE, J2SE, Delphi, VB, C#, Cobol…
o que importa é a qualidade do seu produto

Eu passei metade da minha vida profissional com Java escrevendo aplicações desktop e a outra metade web. Nesse período, recebi várias propostas pra desenvolvimento desktop, por ser especialista. Eu acho plenamente possível trabalhar com Java apenas com desktop.

Bem, eu discordo. Tudo depende de você ter a ferramenta certa, o framework certo e ainda a especialização correta (framework interno, arquitetura, plugins de IDE) para o seu ambiente.

Ultimamente tem aparecido muita coisa pra JSE, especificamente com SWT.
Vale a pena sim, mas ainda acho que o forte é JEE.

[]´s

Percebeu o “problema” do J2SE?
Precisa alguém com um currículo desse calibre pra dizer que é fácil. :mrgreen:

Sem puxa saquismo, mas quando eu crescer eu quero ser que nem o Mister m :wink: !!!

Olá,

trabalho em uma empresa e nossos clientes usam nosso software ERP todo desenvolvido em Java SE. Hoje nosso software está em um nível muito bom, nossos clientes gostam e estamos nos tornando líder em nosso segmento de mercado.

O grande problema a meu ver é que as empresas ainda custam a migrar seus sistemas atuais e muitas vezes tb isto é desenecessário é claro, por existirem bons softwares desenvolvidos em Delphi, C/C++ ou outras linguagens.

Outro fator é que, “em minha opinião”, as IDEs Java ainda perdem para ferramentas como Delphi, por exemplo, em relação a facilidades para se construir as interfaces gráficas. No Delphi é muito fácil construir suas interfaces e interligar com a base de dados.

Nas IDEs Java algumas coisas ainda precisam ser feitas na “unha”. Mas acho que isso está mudando.

Agora, de uma coisa tenho certeza, o futuro é a internet e portanto saber programar JSE e JEE será uma vantagem para todos nós, independente de gostar mais ou menos de Web.

[]s