Existe um padrão de projeto pra isso?

Pessoal, preciso implementar uma funcionalidade de ‘Settings’ onde o usuário irá controlar alguns valores default do programa.

Para a interface, pensei em usar o padrão AbstractFactory, e teria um factory para cada tipo de categoria de valores que criaria um painel para que o usuário alterasse os valores (algo como o ‘Preferences’ de muitos programas, onde você escolhe uma categoria como ‘Editor’ ou ‘Properties’ e um painel é aberto para mudar esses valores).

O problema está no acesso feito pelo programa a esses valores default. Como eu posso guardar esses valores? Pensei em criar uma estrutura genérica baseada em herança, onde haveria uma classe para cada campo e cada categoria agruparia vários campos (o que geraria uma explosão de classes fenomenal :?).

Minha colega de trabalho (e namorada e futura esposa hehehe :wink:) sugeriu guardar todos os campos em uma classe só, mas eu achei essa solução pouco genérica, pois, a cada novo campo, teríamos que alterar a classe, e ela ficaria bizarramente gigante :shock:.

Alguém já fez algo parecido? Ou conhece algum padrão que forneça uma solução genérica inteligente para o problema?

Brigado galera!

[]'s

Dá uma olhada nesse link, vê se te ajuda:

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/util/prefs/Preferences.html

[]'s

To me sentindo muito idiota de saber que existe isso na API padrão e eu nem olhei lá… :oops:

Vou me policiar pra confiar mais nela agora…muito obrigado, Caio!

[quote=“escordeiro”]To me sentindo muito idiota de saber que existe isso na API padrão e eu nem olhei lá… :oops:

Vou me policiar pra confiar mais nela agora…muito obrigado, Caio![/quote]

Isso acontece… mas agora que vc confia mais na API, não vai acontecer mais… :wink:

[]'s