Experiência com ASP.NET MVC em um projeto real

Aqui na empresa, temos um sistema web rodando em web forms.
O sistema tem cerca de 300 tabelas, roda em banco MSSQL e ORACLE, e em média o banco de dados de cada cliente tem de 1 a 20Gb, e em média 500 usuários, sendo que no máximo 10% acessam simultaneamente.

Hoje o sistema apresenta alguns problemas, dentre eles: arquitetura antiga, não é cross browser, escalabilidade não satisfatória, difícil manutenção, não suporta um número maior de usuários simultâneos, problemas de memória no servidor, gerando as vezes problema de vários giga bytes no POOL do IIS…

Após muito negociar, a gerencia concordou em liberar um projeto para reformular todo o sistema.

Temos a opção de refatorar em web forms mesmo, ou já migrar tudo para MVC.

Gostaria de saber, se alguém já adotou o ASP.NET MVC em algum projeto grande, e se tudo o que se diz de vantagem em relação ao WEB Forms é verdade.

Gostaria de saber também se alguém inclusive já teve que desenvolver em ASP.NET MVC, telas com recursos como paginação, ordenação de colunas, filtro, formulários com AJAX, etc…

Muito obrigado.

Mauro.

Bom,
não vou poder te ajudar muito…
Mas quero tentar.

Eu tive apenas um contato com ASP NET MVC 3, e foi um projetinho pequeno com três tabelas (ou quatro)…
Era um freela para um amigo que tinha esse trabalho pra fazer…

Caraa, sinceramente eu gostei, e a documentação deles é rica.
Consegui fazer tudo seguindo o passo-a-passo deles…
Além do mais, achei um monte de tutorialzinho no google…

Sobre o resto das questões, nao posso ajudar. Mas gostaria de acompanhar
este tópico e ver o que o pessoal acha.

Desculpe se não pude ajudar muito.
Abraços

[quote=MauroOliveira]Aqui na empresa, temos um sistema web rodando em web forms.
O sistema tem cerca de 300 tabelas, roda em banco MSSQL e ORACLE, e em média o banco de dados de cada cliente tem de 1 a 20Gb, e em média 500 usuários, sendo que no máximo 10% acessam simultaneamente.

Hoje o sistema apresenta alguns problemas, dentre eles: arquitetura antiga, não é cross browser, escalabilidade não satisfatória, difícil manutenção, não suporta um número maior de usuários simultâneos, problemas de memória no servidor, gerando as vezes problema de vários giga bytes no POOL do IIS…

Após muito negociar, a gerencia concordou em liberar um projeto para reformular todo o sistema.

Temos a opção de refatorar em web forms mesmo, ou já migrar tudo para MVC.

Gostaria de saber, se alguém já adotou o ASP.NET MVC em algum projeto grande, e se tudo o que se diz de vantagem em relação ao WEB Forms é verdade.

Gostaria de saber também se alguém inclusive já teve que desenvolver em ASP.NET MVC, telas com recursos como paginação, ordenação de colunas, filtro, formulários com AJAX, etc…

Muito obrigado.

Mauro.

[/quote]
Oi, MauroOliveira, beleza?
Cara, eu trabalho com .NET. Temos aqui também um projeto grande rodando em WebForms, há um bom tempo. Eu começei meus estudos do ASP.NET MVC, e os resultados que ele tem me trazido são bastante satisfatórios. Eu sou a favor de vocês realizarem a refatoração usando o ASP.NET MVC (coisa que pretendo fazer com nosso sistema WebForms). Convenhamos que é uma bagunça a “orientação a eventos” do WebForms, né? É difícil também manter uma arquitetura correta, o código HTML gerado é de difícil manutenção… Enfim, eu vejo com bons olhos essa migração.

Imagina como vai ser mais fácil você desenvolver sua página com HTML/JS/CSS puro, ao invés daquele bando de propriedade encadeada dos componentes do WebForms? Eu tenho maior controle do projeto, dessa maneira. Usando AJAX com jQuery para requisições assíncronas, ao invés do uso do componente UpdatePanel do AJAX para o WebForms. Vale a pena. Alguns dos projetos menores já estão sendo migrados com resultados bastante satisfatórios. Além do mais, a arquitetura MVC é implementada corretamente, o que torna o projeto mais escalável e de fácil manutenção.

Se vocês usam sua camada de dados com ADO.NET, também sugiro fortemente a migração para o Hibernate (Fluent NHibernate) ou para o EF (Entity Framework). Você ganha uma produtividade sem tamanho com todo o acesso a dados automatizado, vale muito a pena.

Bom, é isso aí. Espero ter ajudado em alguma coisa!
Abraços, fique com Deus! :smiley: