Isto é bem “off-topic”, mas pode ser curioso fazer esta pergunta: Qual a experiência anterior com programação de vcs antes da conversão ao Java? Vale tb relatar o que vcs ainda estão usando, por força do ofício ou gosto pessoal (vai que tem algum maluco aqui que gosta de VB… :mrgreen: )
Bom, eu trabalho ainda com o famoso Delphi e a não-tão-famosa NATURAL, uma linguagam para mainframes, acessando banco de dados ADABAS :shock: … Mas já estou abandonando as duas…
Durante algum tempo fui obrigado a implementar serviços em VBScript/ASP, mas felizmente já passei desta fase…
adabas eh banco de dados hierarquico, neh?
bem
antes do java, o que eu conhecia BEM mesmo era C e PHP. Tinha bons conceitos de perl e outras linguages.
bem… eu ainda programo em c++ por diversão… delphi no trabalho e agora talvez php ou asp… e estou comecando em java…
espero abandonar tudo isso em breve prá seguir só com o java.
té.
Eu trabalho com Delphi ha pelo menos 6 anos… honestamente gosto da linguagem, acho robusta e poderosa… tenho sistemas desenvolvidos em Delphi, rodando via Internet que funcionam uma blz . Além de ser totalmente OOP. O Java estou começando agora… e só estou sentindo um pouco a questão da produtividade - acho Delphi mais produtivo que o Java. Apesar de que minha opinião é questionável, já que não tenho tanto know-how sobre a estrutura OOP do Java.
Mas estou gostanto bastante de Java e acredito que realmente seja uma linguagem promissora ( pena que a 4 anos eu “pensei” em aprender Java e deixei pra “depois” … ô tempo perdido!!! :shock: )
Ah… já trabalhei com ASP também.
Paulo, todo mundo diz que o ADABAS é hierárquico, mas o curioso é que a empresa que o produz, a alemã software AG, afirma categoricamente que ele não é coisa alguma, daí o seu nome - Adaptable DAta BAse System… Até onde vi, a maioria do pessoal implementa nele projetos de modelo relacional, apesar de ele não possuir integridade relacional, triggers, SQL nativa (até tem, mas não é boa…), etc… Aliás, não tem nada específico de modelo algum, e sim um monte de características próprias.
Apesar disso, ele é robusto e ágil. O serviço público brasileiro usa bastante (trabalho numa estatal), e a Software AG lançou uma API em Java para acesso nativo ao banco - a JAdabas, que ainda não avaliamos.
Sempre trabalhei com web, no início com asp e depois PHP fiz muitos projetos com as duas e definitivamente o PHP se tornou minha opção preferida até descobrir o Java. E que bom que aqui na empresa estamos mergulhando de cabeça em java, depois que conheci o Struts desenvolver para web com asp ou PHP ficou parecendo brincadeira. Atualmente estou envolvido com EJB e JBOSS e aqui na empresa tb ja temos projetos rodando em J2ME. No momento ainda continuo trabalhando em um projeto que envolve php e perl mais definitivamente espero que seja o último.
Eu trabalhei com Siebel nos útlimos 2 anos, mas em uns clientes meio louquinhos que ao invés de utilizar a ferramenta apropriadamente transformavam os projetos em 90% Siebel VB e só 10% de configuração Siebel propriamente dita.
E há 4 meses entrei no mundo Java.
Olá a todos,
Pessoalmente, antes do java eu realizava trabalhos com C (não C++), tinha feito alguma coisa ou outra com outras linguagens (pascal, object pascal, PHP e etc.).
Concordo…
Ainda mas sobre a falta de um conhecimento maior sobre o Java (mas isso vem com o tempo), espero poder sempre conciliar meus pequenos projetos entre o Delphi e o Java…
Mas, confesso que fico meio atrapalhado nas duas linguagens… Sou movido a paixão e atualmente estou apaixonado na linguagem Java, meus softwares em Delphi estão atrasando e isso significa preju… Tô lendo tudo que posso sobre Java, já passei por vários editores e ferramentas tipo ECLIPSE, etc… O dilema maior é tentar ou não a certificação Java (em junho, talvez)…
DEUS SEJA LOUVADO!
Eu trabalhava com ASP e PHP. Tenho algum conhecimento de Perl e estou com a Java a 1 ano e alguns meses.
Sempre fuçei em diversas linguagens mas não posso dizer que sou o expert em nenhuma delas… apenas fuçador! As que trabalhei e trabalho ainda são as citadas acima. o ASP eu praticamente abandonei, mas quando preciso de um dinheiro extra, corro pra ele, pois é fácil arranjar trampo.
Ja passei desta de diferenciar linguagem programo em qualquer linguagem. Como qualquer programador C/JAVA aprender uma linguagem é questão de poucas horas o resto é se familiarizar…
Concordo em parte apenas colega…
O quero dizer é… até que ponto um programador consegue chegar em cada linguagem que conhece?? Ele pode conseguir criar sockets em Java, mas e em C? Pascal? (por exemplo).
Aí entra também a questão da produtividade… quando você domina as ferramentes, APIs e bibliotecas de uma linguagem, sua produtividade com ela é maior… você pode levar sim pouco tempo para aprender uma nova sintaxe, mas leva muito mais tempo para se familiarizar com toda uma nova biblioteca de recursos
Pelo menos é o que eu acho
Abaços!!
:agrue:
Entendo seu ponto de vista mas para mim API você pega rapidinho
:multi:
Ainda mais sockets que na maioria das linguagens são simples.
A linguagem realmente é uma questão de horas. A bronca é a tecnoligia envolvida. Java é mais do que uma mera linguagem, é toda uma tecnologia. Assim como no Delphi. A linguagem é fácil, mas ele envolve muitos recursos que necessitam de estudo.
O elvis pegou o que eu quis dizer ;))
Conhecer o verbo “to Be” é uma coisa que se pega rapidinho, mas daí a pegar fluência… é um caminho muito mais longo! :))
DEUS SEJA LOUVADO
Eu acho que vale muito mais você saber muito de UMA linguagem apenas, do que ser meia boca em dez…
Eu tive a graça de sempre trabalhar com java, estou aqui na empresa há 6 meses desenvolvendo projetos em j2ee.
Pior é quem acha que sabe uma pelomenos e nao sabe :twisted: