Experiência X Faculdade

Bom, vou tentar descrever minha história de maneira sucinta.

Trabalhei durante 1 ano como estágio em uma empresa X, onde desenvolvi utilizando alguns frameworks como Hibernate, Struts 2 e JSF, logo após obti minha certificação SCJP com um excelente score (93%), nesse meio tempo também estudei outros frameworks e comecei a me preparar pra SCWCD, e então consegui um emprego 8 horas por dia e continuei a faculdade a noite, o que consequentemente diminuiu meu desempenho na faculdade e eu comecei a ficar desmotivado na nova empresa porque estou trabalhando com uma tecnologia fechada mesclada com java, um sistema bastante legado e sem uma boa metodologia de desenvolvimento, mas em contrapartida tenho adquirido um bom conhecimento de negócios.

Minha dúvida é, o que vai ser mais valioso lá na frete: Mais experiência (mesmo estando trabalhando com tecnologia legada) ou me dedicar a faculdade e ao scwcd?

Se dedique à faculdade.

Sem ela, você não pode fazer especializações, prestar concursos ou tentar entrar na área acadêmica. Muitas empresas grandes também tem planos de cargos e salários atrelados a presença de um diploma universitário.

Eu passei por algo meio parecido com o seu.

Mas mantenha o foco na faculdade, aprenda bem as matérias.
Nesse meio tempo, estude para a OCWCD porque se aprende demais com
o estudo dessa certificação.

Mas seja agradecido viu, pois no trabalho a gente pega uns projetos
que PODEM PIORAR. Se no seu projeto você vê java, mesmo que da forma que você não esperava,
seja mesmo assim agradecido, pois pode acontecer de você ser alocado num projeto que nem tenha java,
nem nada.

Eu utilizo java desde 2006, mas esse ano a empresa que trabalho, me alocou no pior projeto que já peguei.
O projeto não tinha Java, C#, nada, nem tinha linguagem. Era meio que suporte se alguma aplicação
de um server remoto desse problema. Acho que uns 10 passaram nesse projeto e sairam porque nesse
projeto não se utiliza programação, e não se aprende nem as regras de negocio, não se poderia nem
ver banco, e era estritamente proibido ver o codigo fonte. Os bugs eram resolvidos meio que no chute,
pois não dava para testar porque o sistema não permitia testes e nem tinham documentos.

Pedi para sair do projeto no primeiro mês, mas demorou uns 6 meses para eu consegui sair.

Então, se você está num projeto que não é o ideal, fique feliz, porque a empresa pode teimar em te
alocar num projeto muito muito pior.

Hoje em dia eu dou muito muito valor quando eu vejo algum código ou algum documento
de especificação ou quando preciso fazer analise.

Acho que vc deveria tentar tocar os dois juntos: faculdade e trabalho. A certificação acho que fica em segundo plano, mesmo pq nada te impede de tirar ela depois. Não adianta ficarmos acreditando que vamos atuar em projetos perfeitos… Pela experiência que tenho vivido na área de TI a maioria dos projetos é cheia de problemas (POG) mesmo… até os projetos novos não dá para se fazer tudo perfeito, mesmo com equipes boas os prazos e as mudanças nos requisitos sempre quebram toda a perfeição que queremos colocar no projeto.

Experiência conta mais…

Você não deve largar a faculdade. Mas pior do que larga a faculdade é largar o emprego para se dedicar somente a faculdade.

Muitas pessoas fazem faculdade, conhecem mt bem a teoria e nada de prática.

Você trabalhando e fazendo a faculdade, tem o melhor dos dois mundos.

Obrigado pelos conselhos. O que acontece é que chegou num ponto que o trabalho atrapalha a faculdade e a faculdade atrapalha o trabalho, vale a pena o sacrifício para ter mais experiência no futuro? Não seria melhor ficar só num estágio mesmo?

Mais um voto pra faculdade.

Concordando ou não, a grande maioria das empresas colocam pré-requisito pra entrar nelas um curso superior. Outras ainda colocam requisito para os melhores salários. Sem falar que algumas consideram trancar a faculdade um sinal de irresponsabilidade.

Não ceda à pressão da empresa pra prejudicar seus estudos, você pode ganhar no curto prazo, mas vai perder lá na frente. Mais pra frente você faz a certificação, que também é importante.

Cara, eu também iria com a graduação. Pelas mesmas razões do ViniGodoy. E até mesmo porque você pode ver muita coisa interessante na faculdade que você não necessariamente vai ver no trabalho, como IA, Algoritmos, Pesquisa Operacional, Compiladores, Teoria da Computação e Otimização Combinatória. Isso definitivamente é o que diferencia os “trully skilled programmers” dos “novices” (já diria o livro do Cormen).

Oi NoUseForAName,

Sei que é dificil pra vc,como é dificil pra quem esta de fora opinar,pois ninguém vive seu dia a dia ,mas se fosse meu filho,eu tenho um de 17 anos…rs…Com certesa eu aconselharia a fazer um esforço e continuar a faculdade e o estagio,pois ampos são importantes,cada qual com seu peso.Quanto ao certificado,não entendi se vc está se preparando,mas acho que esse pode esperar mais um pouco. :wink:

Boa sorte!

Com certeza vale.
Mais pra frente vc irá colher os frutos.

[quote=wellington.nogueira]

O trabalho sempre atrapalha a faculdade e, por vezes, a faculdade atrapalha o trabalho. É o principal conflito de estar em ambos ao mesmo tempo.
Sugiro não desistir da faculdade e se for para trocar o trabalho efetivo por outro estágio, esteja certo de que este novo estágio será bom e terá o que deseja.

Mas tente conciliá-los, as vezes é necessário apenas um pouco de organização. Se teu trabalho não te motiva, busque entender bem o porque e, caso necessário, ou mude tua postura ou troque de emprego.[/quote]

++ :thumbup:

Queria ver se fosse na época em que estágio era 8 horas por dia se ia ficar na dúvida qto a estágio ou efetivado :slight_smile:

O trabalho sempre atrapalha a faculdade e, por vezes, a faculdade atrapalha o trabalho. É o principal conflito de estar em ambos ao mesmo tempo.
Sugiro não desistir da faculdade e se for para trocar o trabalho efetivo por outro estágio, esteja certo de que este novo estágio será bom e terá o que deseja.

Mas tente conciliá-los, as vezes é necessário apenas um pouco de organização. Se teu trabalho não te motiva, busque entender bem o porque e, caso necessário, ou mude tua postura ou troque de emprego.